Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Geraldo Luís deixa a Record TV após 16 anos de emissora


Geraldo Luís deixará a Record TV após 16 anos de trabalho. Um comunicado enviado pela emissora nesta quarta-feira (31/5) anunciou o desligamento do profissional. Ele estava à frente do Balanço Geral.

Na nota, a emissora diz: “A Record TV vem a público agradecer ao apresentador e jornalista Geraldo Luís pelos 16 anos que esteve na emissora onde comandou diversas atrações jornalísticas e de entretenimento. Em comum acordo entre as partes, decidiu-se a descontinuidade do contrato de prestação de serviços nesta data”.

Desabafo de Geraldo nas redes sociais

No último fim de semana, Geraldo Luís fez um forte desabafo nas redes sociais sobre sua vida profissional, o que levou muitos seguidores do apresentador a desconfiar que ele estaria de partida da Record TV. Ele chamou a atenção ao aparecer em reportagens nas madrugadas da Record, algo que foi visto por muita gente como um “rebaixamento” dele.

“Tem gente que se aproveita até da sua sombra pra se dar bem e no final fala que chegou lá sozinho. Abre o olho. Retire os ‘parasitas’ de sua vida. Mesmo sozinho, caminhe, na lá na frente você encontra o mesmo nível de pessoa que você. Gente que soma, não que tire de você”, completou ele.

Fonte: Coluna Léo Dias/Metrópoles

Associação pede a prisão do cantor Bruno, dupla de Marrone, por transfobia


A Associação LGBTQIA+ entrou com um pedido de tutela de urgência juntamente requerendo a suspensão das atividades musicais do cantor Bruno por 90 dias com uso de tornozeleira ou prisão preventiva, de acordo com informações da Revista Quem.

“Tomamos conhecimento que o Bruno já não é mais primário. Ele é reincidente por crime semelhante e indenizou a vítima em R$10 mil. A impunidade é muito grave porque dá possibilidade a ele e aos seus ‘parças’ de fazerem o mesmo", afirmou Ângelo Carboni, advogado da associação em entrevista,

"Será que ele está fazendo por maldade ou achando que pagando R$10 mil vai resolver e ficar impune?", questionou.

Entenda o caso

Lisa Gomes, repórter do TV Fama, da RedeTV!, sofreu transfobia enquanto fazia a cobertura do show dos sertanejos, no Vila Country, em São Paulo, a jornalista, que é uma mulher trans, foi surpreendida com uma pergunta do músico que a deixou bastante constrangida.

Na frente das câmeras e de todos os que estavam por perto, já que Lisa se preparava para iniciar uma entrevista, Bruno disparou: "Você tem pau?". Ele não se preocupou se a pergunta deixaria a jornalista ofendida.

'Fui totalmente infantil', diz Bruno, da dupla com Marrone, após ato transfóbico com repórter. "Na hora, mantive a classe, fiquei quieta, mas a minha vontade era ir para cima dele. E se eu fizesse isso, estaria hoje nas manchetes dos jornais como a vilã da história: 'Trans agride cantor sertanejo'. Isso não pode passar em branco. Ele tem que aprender, de alguma forma. Ele tem que aprender", afirmou Lisa.

Fonte: Portal Terra

Policial agride idosa com socos e é afastado da PM


O policial militar Kleber Freitas da Silva foi flagrado dando um soco no rosto de uma idosa e agredindo um homem rendido e algemado no interior de São Paulo, na tarde da última terça-feira (30). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o PM foi afastado das atividades operacionais após o episódio. As informações são do portal g1.

Uma testemunha gravou as agressões, e o vídeo viralizou nas redes sociais. Ainda de acordo com a SSP, foi instaurado um inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias do ocorrido.

ENTENDA O CASO

A confusão se instaurou após a polícia ser acionada para controlar uma discussão entre vizinhos devido a um desentendimento por demarcação de terra. A pasta informou também que os policiais algemaram e agrediram a família porque foram hostilizados e agredidos pelo grupo.

A idosa, que possui deficiência auditiva e tentava intervir na briga, foi levada a uma unidade de saúde da cidade e liberada em seguida. Os envolvidos no episódio, incluindo os policiais, passaram por exames de corpo de delito.

O caso foi registrado na delegacia de polícia de Igaratá, onde também foi aberto um inquérito para investigar o caso.

Fonte: Diário do Nordeste

Enfermeiros do Samu de Juazeiro do Norte denunciam atrasos no pagamento e más condições de trabalho, no Ceará


Os enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Juazeiro do Norte estão com pagamentos atrasados desde março, segundo denúncia anônima recebida pelo g1 Ceará.

A fonte, que prefere não ser identificada, disse que os profissionais prestam serviços por meio de uma cooperativa, a Coaph (Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar) e recebem por meio do regime de competência. "A cooperativa sempre alega que é a Sesa (Secretaria da Saúde do Estado do Ceará) que não faz o repasse (dos valores). Assim, seguimos com as contas acumulando juros".

Em nota, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Ceará (Samu 192) disse que os contratos estão em processo de ajuste, conforme nova titularidade, após extinção da Funsaúde.

“O Samu Ceará 192 ressalta que o recurso financeiro está garantido, cujo pagamento à cooperativa será realizado logo após a conclusão do processo de ajuste dos contratos, o que deve ocorrer na primeira semana de junho”.

O g1 tentou entrar em contato com a Coaph através do e-mail e telefones institucionais, mas não obteve retorno.

Não é a primeira vez

Ainda de acordo com a denúncia, os atrasos são comuns, mas, neste mês, a situação ficou ainda mais complicada. A fonte informou que os profissionais ainda não receberam os salários referentes ao período de 21/03 a 20/04 e ao período de 21/04 a 20/05.

“Tenho vários colegas que estão passando necessidade mesmo, sem condições de ir trabalhar, pois não tem como abastecer os veículos e pagar passagem. Tenho colegas que estão sob ameaça de serem despejados pois estão sem pagar aluguel, colegas que tiveram água cortada".

Segundo a fonte, o vínculo com a empresa é precário, já que a equipe não tem direito a férias, 13° salário e vivem em condições de "insalubridade". "Prestamos um serviço de qualidade e de suma importância à população, mas nem o valor pelo que trabalhamos estamos recebendo".

O problema não acontece apenas com os enfermeiros. Técnicos de enfermagem e médicos também estão com salários atrasados, disse a fonte ao g1.

"Não temos as mínimas condições de trabalho, rotinas exaustivas, vários colegas afastados do serviço por doenças adquiridas no trabalho. O sentimento de desvalorização é coletivo mas todos têm muito medo de se pronunciar".

Entenda

O regime de competência aponta que, independente da data do pagamento ou recebimento dos valores de uma receita ou despesa, ela será registrada na data e no mês exato da transação efetuada.

“Aqui a gente recebe do dia 21 de um mês até o dia 20 do outro. Exemplo: no mês de janeiro recebemos o valor referente ao período de 21/11 a 20/12”, exemplificou.

Outra fonte anônima também relatou sua situação: “Esse atraso vai acarretando contas que a gente deixa de pagar, juros de cartão de crédito e de cheque especial, pegar dinheiro emprestado com um parente, deixar o nome ser negativado. Nos causa um desespero”, disse ao g1.

Além da questão salarial, a rotina de trabalho também preocupa pela exaustão.

“Não tem muita ambulância e a gente fica matando de trabalhar para ajudar a população. Só queria ter reconhecimento e meu salário”.

Fonte: g1

terça-feira, 30 de maio de 2023

IGUATU: IDOSO MORRE ATROPELADO POR CAMINHÃO BAÚ

Na noite de segunda-feira, 29, um idoso de 81 anos morreu vítima de atropelamento na cidade de Iguatu. O acidente aconteceu por volta das 18h10 na CE-060, na Vila Cajazeiras. O idoso de nome não divulgado caminhava no acostamento quando foi atingido por um caminhão baú em alta velocidade. O motorista do caminhão fugiu do local sem prestar socorro.

Um motociclista que passava pelo local reconheceu o seu pai caído e acionou ajuda. Com a ajuda de um carro, o filho levou o pai para um hospital particular na cidade, mas ele não resistiu e evoluiu a óbito.

As autoridades locais e a Polícia Militar trabalham para localizar o condutor do caminhão responsável pelo atropelamento. Imagens de câmeras de segurança – não divulgadas – próximas ao local capturaram o momento do incidente.

A Polícia Civil está investigando o caso na Delegacia Regional de Iguatu.

Com informações da Mais FM

JOVEM ACOPIARENSE É ENCONTRADO MORTO EM RUSSAS

Na manhã desta última segunda-feira (29), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de achado de cadáver na cidade de Russas (CE). O corpo foi encontrado em uma casa abandonada na rua Miguel Reinaldo Maciel, no bairro Várzea Alegre.

O local foi indicado por um homem que alegou ter entrado na residência para verificar se havia alguém morto lá dentro. Segundo os moradores, a casa pertence a um homem chamado Damião e está fechada há vários anos.

A vítima foi identificada como Antônio Luan Pereira Barros, de 19 anos, natural de Acopiara.

O corpo apresentava sinais de violência e a casa estava arrombada. Após uma perícia realizada no local, confirmou-se que se tratava de homicídio.

Foi recolhido um pedaço de madeira (Pau) que teria sido utilizado na prática do crime.

A PM realizou diligências, mas nenhum suspeito foi preso. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Com informações do Site Vale 190

Mulher executada ao deixar filho na creche se ajoelhou pedindo para não morrer


Uma mulher identificada como Angela Cruz Braga, de 22 anos, foi morta a tiros no bairro Picuí, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, nessa segunda-feira, 29. A vítima se ajoelhou e pediu para não morrer, no entanto foi executada, conforme O POVO apurou. Familiares apontaram que a mulher foi morta ao ser confundida com a irmã gêmea. As duas, além da semelhança física, também tinham tatuagens parecidas.

Conforme O POVO apurou, todos os dias Angela saía de casa para deixar o filho na creche. Na segunda-feira, 29, ela deixou a criança e foi surpreendida por duas pessoas em uma motocicleta, que efetuaram os disparos de arma de fogo.

Familiares apontam que Angela não possuía envolvimento com crimes e estava estudando, recentemente, para um concurso da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A irmã dela seria o verdadeiro alvo da execução. A versão é apresentada por familiares que pediram anonimato.

O caso é investigado pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O POVO solicitou informações à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e aguarda resposta.

Fonte: O Povo
 

Acusado de assassinato no Ceará é preso em São Paulo pela PF após ficar foragido por mais de 20 anos


A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (29), em São Paulo, um homem acusado de cometer um assassinato no interior do Ceará, que ficou foragido por mais de 20 anos. A captura do suspeito ocorreu durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, por homicídio qualificado.

Segundo a PF, o crime ocorreu no município de Tauá, no interior do Estado, próximo a rodoviária. A ordem judicial que levou a prisão do acusado foi expedida pela 1ª Vara Criminal da cidade.

Já a captura do acusado foi realizada no município de São Roque (SP), por policiais federais integrantes do Grupo de Capturas da PF/SP, a partir das informações do Grupo de Capturas do Ceará.

O preso foi recolhido para a Unidade de Trânsito Provisório (UTP) da Polícia Federal em São Paulo.

Fonte: g1

Sidney Magal tem sangramento no cérebro após hipertensão arterial e não tem previsão de alta


O cantor Sidney Magal, 72, teve sangramento espontâneo agudo no cérebro nesta terça-feira (30). Ele está internado no Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, desde a última sexta-feira (26), e não possui previsão de alta.

QUADRO DE SAÚDE DE SIDNEY MAGAL

A informação foi compartilhada em último boletim médico, divulgado pela equipe do HCor. Ainda segundo o comunicado, Sidney apresenta boas condições clínicas. O sangramento é, muitas vezes, "relacionado à hipertensão arterial". O artista seguirá em avaliação médica, contudo, a equipe assegurou que o episódio não causou sequelas.

Sidney passou 72 horas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresentou boa evolução. O paciente, conforme informou o hospital, "seguirá em acompanhamento das equipes médicas na Unidade de Internação do Hcor, sem previsão de alta hospitalar".

INTERNADO APÓS SHOW

Sidney Magal interrompeu sua apresentação durante 50 minutos após sofrer uma indisposição que o fez cambalear no palco. Magal foi socorrido pela equipe médica de plantão do lugar.

Em seguida, o artista voltou ao palco para acalmar o público, fazendo até uma brincadeira em referência a um de seus grandes sucessos. "Tudo tá bem, inclusive o meu sangue. Eu vou mostrar que o meu sangue ferve por vocês", disse ele.

Fonte: Diário do Nordeste

Todos os 4 deputados estaduais do PL no Ceará são cassados pelo TRE-CE


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) decidiu nesta terça-feira, 30, cassar toda a chapa do PL no Ceará por fraude a cota de gênero. O julgamento começou há duas semanas, quando a Corte formou maioria, com quatro magistrados se manifestando a favor da pena. O prefeito de Eusébio e presidente do PL, Acilon Gonçalves segue elegível e foi absorvido de penalidades.

A decisão cassou o mandato de quatro deputados estaduais do PL: Carmelo Neto, Alcides Fernandes, Silvana Oliveira e Marta Gonçalves. Carmelo, inclusive, foi o deputado estadual mais votado do Estado em 2022.

A legenda pode recorrer da sentença no próprio TRE e apresentar embargos. A decisão terá ainda que ser referendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, com a apresentação de recurso, o partido seguirá ocupando as cadeiras até passar pelo crivo da Corte.

Um dos deputados confirmou que vai recorrer da sentença. "Vamos recorrer ao TSE e não descansaremos até que a justiça seja reestabelecida", disse Carmelo pelas redes sociais.

PL cassado no Ceará: mudanças na bancada da Assembleia Legislativa

Com a cassação, muda a distribuição de vagas nas bancadas da Assembleia Legislativa. Será preciso refazer o cálculo do coeficiente eleitoral e partidário.

Com a possível confirmação, duas mulheres serão cassadas e a previsão é que dois homens assumam as vagas. Se confirmada a decisão, quase metade da oposição ao Governo Elmano será cassada. Além dos deputados do PL, três parlamentares do União Brasil e outros três deputados do PDT tem atuado contra o governo.

PL cassado no Ceará: Julgamento

Único voto que faltava, o presidente Inacio de Alencar Cortez Neto do tribunal votou contra a punição. Na primeira parte do julgamento, em 15 de maio, quatro magistrados votaram para a aplicação da pena ao partido: Kamile Moreira Castro, Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior, Roberto Soares Bulcão Coutinho e Francisco Érico Carvalho Silveira.

Foram contra a cassação o relator do caso, Raimundo Nonato Silva Santos, e Glêdison Marques Fernandes. Com o retorno do julgamento, os juízes ainda poderiam reformular entendimento sobre o caso e mudar seu voto.

O presidente tinha pedido vistas por divergências nos votos quanto ao pedido de inelegibilidade do presidente da legenda, o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves. Dos quatro votos favoráveis à cassação, dois consideraram que o gestor tinha responsabilidade pelas supostas fraudes, enquanto dois argumentaram que o prefeito não estaria diretamente ligado à inscrição das candidaturas nos sistemas.

Na decisão quanto ao prefeito, a Corte decidiu por quatro a dois o entendimento de que Acilon não poderia ser responsabilizado pela fraude. Assim, o gestor segue com seus direitos políticos e está elegível.

PL cassado no Ceará: Fraude à cota de gênero

Uma das ações foi movida pela própria Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (MPF) alegando que o partido inscreveu, sem consentimento, mulheres para a eleição para burlar a cota. Um outro processo foi interposto pela secretária de Juventude do Estado, Aldelita Monteiro (Psol), que apontava que uma das candidatas a deputada estadual registradas pelo PL, Andréia Moura, apresentou declaração testemunhando que o registro foi feito sem a permissão dela.

Andréia não foi reconhecida como candidata, como solicitado por ela, mas o partido inscreveu outra candidata e teve a situação considerada regular. Na iniciativa da ação, foi considerado que a substituição de candidaturas não eliminaria a fraude.

A argumentação das ações também se baseiam em torno das candidaturas de Maria Meiriane De Oliveira, que teve 113 votos, e de Marlucia Barroso Bento, com 30 votos. A Corte considerou também que elas e outras candidatas não fizeram campanha nem presencialmente nem pela redes sociais.

O processo pedia também a inelegibilidade do presidente da legenda, o prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves, bem como a devolução do dinheiro recebido pela sigla pelos Fundos Partidário e Eleitoral durante as eleições. No julgamento, foi analisada a ação movida também pela Federação Brasil da Esperança formada pelo PT/PCdoB/PV.

PL cassado no Ceará: Veja como votaram os juízes

Improcedente

Raimundo Nonato Silva Santos
Glêdison Marques Fernandes
Inacio de Alencar Cortez Neto

Procedente

Kamile Moreira Castro
Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior
Roberto Soares Bulcão Coutinho
Francisco Érico Carvalho Silveira

PL cassado no Ceará: O que diz a defesa

Presidente da legenda, Acilon lamentou a cassação, mas afirmou que a legenda está convencida de agiu "dentro da ética e da legalidade". "Infelizmente, houve o entendimento da maioria dos membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) pela procedência dos argumentos daqueles que no denunciaram, mas tivemos votos com argumentos robustos em defesa da nossa tese", ressaltou por meio de nota.

Segundo ele, o partido vai entrar com recursos devidos nas instâncias adequadas para que "prevaleça o que nós entendemos que é correto e o ético com a preservação dos mandatos dos deputados, principalmente de mulheres". O titular pontua que a decisão retira 23% da participação feminina na Assembleia Legislativa. "Eu creio, que no final não será essa a decisão judicial", disse ainda.

"O TRE-CE acaba de cassar o meu mandato e o de mais 3 deputados do PL. Tanto o relator quanto o presidente do tribunal votaram contra a cassação, mas perdemos de 4x3, em votação apertada. Vamos recorrer ao TSE e não descansaremos até que a justiça seja reestabelecida", escreveu Carmelo pelas redes sociais.

O parlamentar frisou que os mandatos serão suspensos apenas após o julgamento no TSE. "Quanto ao mandato, vale ressaltar: só perderemos caso o tribunal superior confirme a decisão de hoje. Continuaremos trabalhando e fiscalizando os desmandos do governo do PT, com ainda mais intensidade, para honrar a confiança dos cearenses. Parar nunca foi opção. Peço o apoio de todos", ressaltou.

Já Dra. Silvana (PL) afirmou que "existem outras fases do processo" e que vai recorrer até as últimas instâncias. "Saio daqui (do julgamento) cheia de fé e esperança, uma vez que não só o desembargador-relator votou por nós, como também o Presidente do Tribunal. Não baixaremos a cabeça, ainda existem outras fases do processo e nós recorreremos até as últimas instâncias", disse pelas redes sociais.

O advogado Pedro Neto, representante jurídico do deputado Alcides Fernandes, disse “não haver nenhum indício, sequer mínimo, de que essas candidaturas foram feitas para favorecer outro candidato do PL”.

“A prova é tão frágil que uma delas ao depor deixa claro que em 2022 ela foi candidata, participou da convenção e participou da eleição”, pontua. Ele afirma, ainda, que as candidatas não tiveram votação nula ou votação zerada, critérios estabelecidos pelo TSE para configuração da ilicitude", afirmou.

Fonte: O Povo

Homem é preso após tentar matar a ex-mulher e o enteado de 10 anos a facadas no interior do Ceará

Um homem de 35 anos foi preso em flagrante após tentar matar a ex-companheira e o enteado de 10 anos a facadas no Bairro Vila Andrade, na cidade de Potengi, no interior do Ceará. O caso ocorreu na tarde deste domingo (28).

Segundo testemunhas, o homem foi a casa da vítima, de 35 anos, e a feriu com várias facadas. O filho da mulher ao presenciar a cena tentou tentou defender a mãe e também foi lesionado. As vítimas foram socorridas para uma unidade de saúde da região.

Conforme a Polícia Militar, o homem, que já possui passagem pelo crime de violência doméstica, foi preso. Na ação, a arma utilizada no crime foi apreendida.

O suspeito foi conduzido para a Delegacia Regional do Crato, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de feminicídio e lesão corporal dolosa. O caso foi transferido para a Delegacia Municipal de Araripe.

Fonte: g1

A Semana do MEI 2023 em Acopiara foi um SUCESSO!


O Governo Municipal de Acopiara, por meio da Sala do Empreendedor, realizou o encerramento desse evento tão especial, que aconteceu na última sexta-feira (26).

Durante toda a semana, convidados, palestrantes e consultores, atuaram de forma a elevar o espírito empreendedor que move nossa cidade!

A parceria com o SEBRAE tem sido essencial nessa jornada, fornecendo suporte e capacitação para nossos trabalhadores informais e MEI.

E a boa notícia é que estamos empenhados em expandir cada vez mais as oportunidades no mundo do empreendedorismo, garantindo que todos tenham acesso aos recursos necessários para alcançar o sucesso.

A Semana do MEI 2023 foi apenas o começo de uma trajetória de crescimento e competitividade para nossos empreendedores. Fique atento às próximas novidades e oportunidades que estamos preparando especialmente para você! Juntos, vamos construir um futuro ainda mais brilhante para a Terra do Lavrador!




segunda-feira, 29 de maio de 2023

Elmano anuncia pagamento da primeira parcela do 13º de servidores do Ceará; veja data


O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta segunda-feira (29) que a primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais será paga no dia 12 de junho. O anúncio foi feito pelas redes sociais do governador em transmissão ao lado do secretário da Fazenda , Fabrízio Gomes.

"Queria agradecer o trabalho que vocês (servidores públicos) realizam para atender bem, prestar um bom serviço ao povo cearense. E esse reconhecimento nós podemos fazer nesse gesto, antecipar, como sempre tem sido feito no estado do Ceará nos últimos anos, o pagamento do 13º salário", apontou Elmano.

De acordo com o anúncio, o governo estadual vai pagar cerca de R$ 500 milhões nesta primeira parcela do 13º salário. Além disso, o pagamento regular da folha será de aproximadamente R$ 1,3 bilhão. Juntas, as duas folhas de pagamento vão totalizar R$ 1,8 bilhão.

"Será pago no dia 12 de junho, Dia dos Namorados, das namoradas, para que vocês possam efetivamente ter esse recurso a mais, que é muito importante para o comércio, para o serviço, mas especialmente para as famílias dos servidores e servidoras públicas", destacou o governador.

Fonte: g1

Suspeita de matar mulher com bombons envenenados é agredida no presídio


A suspeita de matar envenenada, com bombons, Lindaci Viegas Batis de Carvalho, 54, foi agredida no presídio de Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A informação foi revelada pela defesa de Susane Martins da Silva, 49, durante audiência de custódia.

A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio (Seap) deverá ser oficiada e informada se a acusada foi de fato agredida por outras internas, conforme pedido do juiz Pedro Ivo Martins Caruso D'ippolito, responsável pela audiência.

As informações são do jornal O Globo. A Justiça converteu a prisão de Susana em preventiva. O magistrado também determinou que Susane seja avaliada e obtenha "tratamento médico, tendo em vista relato de diversos problemas de saúde”.

ENTENDA O CASO

A cuidadora de idosos Lindaci Carvalho passou mal e morreu após comer bombons que ganhou com um buquê de flores no dia do aniversário, em 20 de maio.
A irmã de Lindaci, Lenice Batista, afirmou que um perito do Instituto Médico-Legal indicou, informalmente, a presença de chumbinho no corpo da mulher. Os chocolates foram apreendidos para análise.

Lindaci vinha recebendo ameaças nas redes sociais, segundo a família. No sábado, ela atendeu uma ligação em que um motoboy avisava haver uma entrega para ela. Desconfiada, pediu para deixar o pacote na loja do atual namorado, em Vila Isabel.

A cuidadora retirou os bombons e seguiu para um salão de beleza. Lá, a mulher passou a ligar para parentes e amigos para descobrir quem havia enviado o presente, pois o embrulho não tinha remetente.

Ela chegou a comentar com as pessoas no local que estava com medo de comer os chocolates “porque eles poderiam estar envenenados”.

Ao sair do salão, no entanto, a mulher passou mal na rua. Segundo a irmã, ela entortava os braços e revirava os olhos. A cuidadora foi socorrida por policiais militares e levada para um hospital, mas já chegou morta.

Fonte: Diário do Nordeste

Influencer morre a tiros em João Pessoa, aos 24 anos


O influenciador digital Talyson Batista de Sousa, 24, foi morto a tiros na tarde de domingo (28), em João Pessoa, na Paraíba. Conforme a Polícia, duas pessoas em uma moto se aproximaram do jovem e dispararam contra ele.

As informações são do g1. O influenciador foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no bairro Cristo Redentor, mas morreu no local. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento da vítima.

O influenciador acumulava cerca de 23 mil seguidores, realizava vídeos de humor e era conhecido como "Eu da Quebrada". A Polícia seguirá as investigações para identificar a motivação do crime. Ninguém foi preso até o momento.

Fonte: Diário do Nordeste

Polícia investiga família por fingir que a filha tinha câncer para ganhar dinheiro


Uma família da cidade do Crato, a 502,3 km de Fortaleza, é investigada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) após fingir que a filha tinha um tipo raro de câncer no cérebro e arrecadar cerca de R$ 32 mil em campanhas de solidariedade. Os suspeitos diziam que o dinheiro arrecadado seria utilizado em uma cirurgia que seria feita em São Paulo por uma médica que viria do Japão apenas para fazer o procedimento.

A campanha solidária ganhou notoriedade na região e chegou a ser veiculada em alguns veículos de comunicação locais, com o objetivo de engajar a população na arrecadação do valor da operação.

Um desses portais foi o News Cariri, que foi o responsável por descobrir o golpe. Wesley Martin, diretor do portal, começou a desconfiar da história quando o pai da jovem entrou em contato pedindo para que ele retirasse a reportagem do ar. O homem disse que a sogra não teria gostado da repercussão.

Wesley, então, começou a fazer uma série de questionamentos sobre a cirurgia, por exemplo, os exames que comprovaram a doença e o nome da médica que faria o procedimento.

“Eu consegui o telefone da clínica para falar com a médica e com esse pessoal. Eles disseram que não estavam atendendo ninguém de Juazeiro e que a médica não fazia cirurgia, só tratamentos”, disse Wesley em entrevista ao repórter Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri.

No dia seguinte, ele foi até um posto de saúde e conversou com um médico que já tinha visitado a residência da jovem. O profissional disse que também tinha sentido um pouco de insegurança na conversa dos pais e que não tinha visto o exame.

“Eu sugeri que a gente fosse fazer o exame com a menina para tirar essa dúvida. Eles concordaram, e a gente foi”, continua o jornalista. “O médico até brincou [dizendo] que ela estava com muita saúde. Que ela nunca teve nada.”

Wesley, então, sugeriu que a família entregasse todo o dinheiro arrecadado com o golpe para o Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC) de Barbalha. O dinheiro foi transferido um dia depois da descoberta.

O caso passou a ser investigado pela Delegacia Regional da Polícia Civil do Crato após o registro de um Boletim de Ocorrência (B.O) realizado na quarta-feira, 24. De acordo com o código penal brasileiro, o crime de estelionato virtual tem uma pena que pode variar de quatro à oito anos de reclusão.

Fonte: O Povo

Cearense morre em São Paulo após sofrer mal súbito durante circuito de bicicleta


O cearense Ronaldo Chaves sofreu um mal súbito e morreu durante um circuito de bicicleta no último domingo (28), em Ubatuba, cidade do estado de São Paulo.

De acordo com uma colega de trabalho do rapaz, ele tinha 27 anos e era engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ronaldo ficou conhecido por ser aprovado na instituição com apenas 15 anos de idade.

"Era uma pessoa humilde, muito inteligente e carismática", disse a colega de Ronaldo ao g1.

Ainda não há informações detalhadas sobre o mal súbito que o engenheiro sofreu. O g1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo para obter mais informações e aguarda retorno.

Nas redes sociais, amigos, familiares e a namorada do jovem postam homenagens. O g1 também tentou contato com eles e aguarda respostas.

Fonte: g1

Cinco pessoas da mesma família morrem em acidente de trânsito


Cinco pessoas da mesma família morreram após o carro onde estavam ser atingido por uma carreta carregada de carne, na noite desse sábado, 28, no km 462 da rodovia Régis Bittencourt, no interior de São Paulo. O motorista da carreta teve ferimentos e foi socorrido.

De acordo com informações do portal R7, o caminhoneiro trafegava pelo sentido sul da rodovia quando um dos pneus da carreta estourou. Ele, então, perdeu o controle, atravessou o canteiro central, invadiu a pista contrária e bateu contra o carro da família, um Chery Arrizo.

As vítimas são Maurício Pupo, 48, e Ednéia Gorgonio, 46, pais de Letícia Gorgonio, 24, filha mais velha do casal, e Maria Eduarda, 12, a caçula que era uma pessoa com deficiência. Além deles, Rodrigo Alves, 25, também estava dentro do carro. Ele era casado com Letícia desde 2021.

A pista no sentido São Paulo ficou totalmente bloqueada para o tráfego de veículos por duas horas e meia devido ao acidente.

Fonte: O Povo

domingo, 28 de maio de 2023

Ameba 'comedora de cérebros' se espalha e vira preocupação


A região norte dos Estados Unidos enfrenta uma nova ameaça de saúde pública: a ameba "comedora de cérebros", nome comum dado à Naegleria fowleri, um parasita de água doce que provoca uma doença chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM, na sigla em inglês). Em agosto de 2022, uma criança morreu por causa da doença depois de nadar em um rio no estado de Nebraska.

A preocupação das autoridades com a ameba, normalmente achada no sul dos Estados Unidos e na América Central, consta de um estudo científico publicado no Jornal de Saúde Pública de Ohio (Ohio Journal of Public Health), em maio. A pesquisa é da Universidade de Mount Union, em Ohio, da Escola de Enfermagem da Universidade do Kansas, e da iniciativa Jonas Scholar.

A publicação adverte que a principal razão do aumento da incidência dessa doença, que é rara, mortal e muitas vezes mal diagnosticada, nos estados do norte é a mudança climática, provocada ao longo dos anos pela destruição do meio ambiente e dos recursos naturais.

"Historicamente, os casos de infecção pela Naegleria fowleri nos Estados Unidos são conhecidos nos estados do sul, mas dados recentes indicam maior incidência, desde 2010, em estados do norte, como Minnesota, Indiana e Missouri. A incidência da infeção é historicamente rara, já que, de 1962 a 2015, 138 casos foram reportados no país, com uma variação de zero a oito registros por ano. Os pacientes são predominantemente homens (76%) e com idade igual ou menor a 18 anos (83%)", avisam os pesquisadores.

Mudança climática e amebas

A região norte do país possui, normalmente, temperaturas mais baixas. Mas, com o aquecimento global e outras consequências da despreocupação com a alteração do clima do planeta, essas áreas ficaram mais quentes, o que torna o ambiente propício para o desenvolvimento do parasita. Até então, não havia registro da ameba nessa região dos EUA.

"Dados da mudança climática indicam aumento consistente da temperatura da superfície das águas, o que amplia a probabilidade de o parasita representar uma ameaça maior à saúde humana em regiões com histórico de ocorrência e em novas regiões, onde a PAM ainda não foi documentada", advertem os pesquisadores.

A pesquisa se atenta para o aumento da temperatura no estado de Ohio, localizado no norte. "No século passado, as temperaturas de Ohio aumentaram entre 1°F e 2,35°F na parte nordeste do estado. A popularidade dos parques estaduais de Ohio, dos quais 71% oferecem acesso à natação em água doce e 97% permitem a pesca, aumentou devido à pandemia de Covid-19", avisa.

Apesar de rara, o estudo frisa que "a gravidade da doença e a recuperação difícil dos pacientes tornam o aumento da incidência da PAM em climas do norte uma preocupação de saúde emergente".

"Combinado com o aumento da incidência em climas do norte, profissionais de saúde pública e prestadores de cuidados de saúde não treinados e que desconhecem a doença podem exacerbar períodos prolongados para o diagnóstico e atrasar o tratamento, sensível ao tempo, o que é, em última análise, um rápido declínio para pacientes com PAM", diz o estudo.

Prevenção à ameba 'comedora de cérebros'

Para os moradores, a indicação é não espirrar água em outras pessoas e também não submergir a cabeça quando nadar em lagos e represas. Se ocorrerem sintomas neurológicos, procurar atendimento médico rapidamente e relatar as exposições a ambiente a que foi submetido (como nadar em lagos ou represas).

Os pesquisadores advertem os profissionais de saúde pública do norte dos EUA para que monitorem locais de recreação de água doce e quente, onde a ameba costuma habitar. Os repetidos casos, ao longo dos anos, foram documentados no mesmo lago de água doce, então é importante orientar a população sobre os riscos de entrar em represas ou locais de água parada.

As autoridades locais também podem colaborar ao manter altas concentrações de cloro no sistema de distribuição de água, especialmente aqueles localizados em altas temperaturas.

Fonte: R7

Carreta carregada de carne invade pista contrária, bate em carro e mata família


Cinco pessoas morreram, entre elas uma criança, e uma ficou ferida em uma batida frontal entre uma carreta e um veículo de passeio, no quilômetro 462 da rodovia Régis Bittencourt, no município de Pariquera-Açu, a 220 km da cidade de São Paulo.

De acordo com a concessionária que administra a rodovia, o acidente aconteceu por volta das 23h45 deste sábado (27).

O motorista de uma carreta, carregada de carnes, trafegava pelo sentido sul da rodovia, quando um dos pneus do veículo estourou. O homem perdeu o controle da direção, atravessou o canteiro central, invadiu a pista contrária e bateu, violentamente, contra um Chery Arrizo, que seguia no sentido oposto.

Com o impacto da colisão, a carreta tombou e a carga caiu no canteiro central da pista.

As cinco pessoas, todas da mesma família, que estavam no Chery Arrizo, morreram na hora. O motorista da carreta ficou ferido, foi socorrido e encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital de Jacupiranga. Por conta do acidente, a pista, sentido São Paulo, ficou totalmente bloqueada para o tráfego de veículos por duas horas e meia.

Por volta das 2h20, uma faixa foi liberada para o tráfego. O motorista que seguia pela pista, no sentido São Paulo, enfrentou lentidão na região. O tráfego foi normalizado na manhã deste domingo (28), por volta das 7h.

A perícia da Polícia Civil foi acionada para o local. O caso foi registrado na Delegacia de Pariquera-Açu.

Fonte: R7

ACOPIARA: EX-PREFEITO ANTÔNIO GASPAR DO VALE ANIVERSARIA NESTE DOMINGO (28)


Neste domingo, 28 de maio, quem está completando mais um ano de vida é o ilustre cidadão acopiarense Antônio Gaspar do Vale, natural de Acopiara, casado com Suzana Gurgel e pai de seis filhos (Denise, Delany, Eduardo, Thiago, Denúsia e Hemengarda). Comerciante bem sucedido e um dos maiores nomes da política de nosso município, tendo sido vereador, prefeito e deputado estadual.

Gaspar do Vale chega aos 87 anos de vida com plena saúde e lucidez e continua muito ativo no que gosta de fazer, que é a política e o comércio.

"Seu Gaspar" como é carinhosamente chamado por todos, está na história de Acopiara como o maior administrador que já passou pela "Terra do Lavrador", revolucionando em sua gestão (1983/1988) a forma de governar com grandes obras que até hoje servem ao povo acopiarense, como por exemplo o hospital municipal, a rodoviária, estrada Acopiara-Catarina, reforma da barragem e muitas outras obras. Na área da comunicação foi pioneiro, tendo fundado no final do ano de 1987 a rádio Vale do Quincoê AM, hoje sendo FM (97,9 Mhz).

Professor morre uma semana após extrair dente siso em posto de saúde


O professor de dança, José Eliezio Oliveira Silva, 50 anos, morreu em Fortaleza vítima de infecção generalizada uma semana após extrair o dente siso em um posto de saúde. A família questiona o atendimento que o professor recebeu na unidade.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) argumentou que o paciente recebeu todos os cuidados de atenção necessários que o caso demandava. Ele era acompanhado pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do posto de saúde e apresentava quadro de condição crônica estável. A extração do dente ocorreu no dia 16, e o professor morreu no dia 23 de maio.

“A Secretaria lamenta o ocorrido e reforça que, conforme o perfil de saúde, o paciente contou com todo acompanhamento devido ao caso”, disse o órgão municipal.

Uma sobrinha da vítima informou que o professor começou a sentir dores muito intensas no dente no começo do ano, e começou a se automedicar com analgésicos. Contudo, a dor seguia e ele decidiu marcar uma consulta médica.

“Ele dizia para mim que sentia febre, dor de cabeça, que o corpo dele estava muito mole. Ele gemia de dor quando tomava água, se maldizia de dor na garganta”, explicou Isla Feitosa, sobrinha da vítima.

No primeiro dia marcado, 5 de maio, o professor estava com um quadro de pressão alta e não pôde realizar a cirurgia. Então, o procedimento foi remarcado para o dia 16. A sobrinha questiona que não foi feito nenhum exame ou raio-X antes da cirurgia, e também que, após a cirurgia, o tio saiu sem nenhuma receita médica para o pós-cirúrgico.

“O procedimento odontológico foi realizado sem intercorrências no dia 16 de maio. No dia 19, quando retornou à unidade, foi novamente acolhido e orientado sobre o uso dos medicamentos necessários”, disse a SMS.

Em casa, ele começou a sentir dores, febre alta e inchaço na região do pescoço. Então, ele decidiu retornar à unidade de saúde no dia 19. Na ocasião, a equipe médica passou uma receita médica com analgéscio, anti-inflamatório e antibiótico.

“A gente viu que tinha algo errado porque o rosto dele começou a inchar. Do jeito que ele ficou, estava irreconhecível”, disse a sobrinha.

Sintomas agravaram

Mesmo após o retorno, os sintomas persistiram — e até agravaram. Ele, inclusive, começou a ter dificuldade até de andar, falar e se alimentar. No dia 22, ele passou mal e foi levado à UPA do Jangurussu.

Na unidade, ele teve duas paradas cardíacas. O médico informou que ele teve uma infecção generalizada e uma bactéria na região do pescoço. Na segunda parada cardíaca, ele foi entubado, mas não resistiu.

“Ele nem passou pela triagem, foi direto para a UTI. Lá disseram que foi por causa da extração dentária, que ele tinha contraído uma infecção generalizada que estava tomando de conta dos rins dele”, disse Isla.

As causas da morte, identificadas pelo médico no atestado de óbito, estão choque, abscesso dental, insuficiência renal, entre outras.

“Isso pegou todos nós de surpresa. Meu tio sempre foi muito sorridente, uma pessoa que esbanjava saúde, ninguém nunca o via falando mal de nada, se maldizendo de nada. A gente se sente injustiçada”, lamentou a sobrinha.

Já a SMS disse que, no dia 23, o paciente foi acolhido na UPA do Jangurussu, onde foi prestado todo atendimento e assistência pelos profissionais da unidade.

Fonte: g1