Páginas

sábado, 30 de abril de 2022

Casos de Covid crescem entre crianças e já são quase metade das novas infecções em abril


O dia a dia dos cearenses voltou praticamente ao “normal” após a liberação do uso de máscaras. Mas a pandemia segue por aqui, principalmente entre crianças. Em abril, até quinta-feira (28), os pequenos de 0 a 11 anos já representam 46% dos novos casos de Covid.

Neste mês, o Ceará já confirmou 897 casos de Covid, dos quais 409 foram em crianças. Se colocada uma lupa sobre eles, mais da metade (298) atingiram bebês de até 2 anos. Outros 52 infectaram pequenos de 3 e 4 anos; e os 59 restantes, de 5 a 11 anos.

Os dados são do Integra SUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizados até a manhã de sexta-feira (29).

Os casos de coronavírus no Ceará estão em queda desde fevereiro, mês em que quase 26 mil pessoas foram infectadas. Em março, foram 2.139 registros, caindo para 897 em abril. Já entre crianças, houve crescimento: no mês passado, 368 delas testaram positivo; neste mês, até dia 29, foram 409.

Vacinação e uso de máscara

O infectologista pediátrico Robério Leite alerta que as crianças são o grupo menos protegido pela vacinação, que está mais avançada em outras faixas etárias. Ele também cita a retirada das máscaras como agravante para expor os pequenos.

“Ficou muito claro na pandemia de Covid que várias outras doenças respiratórias reduziram devido ao uso de máscaras. O uso seria uma estratégia importante para proteger as crianças, que acabam contaminadas pelos adultos”, recomenda Robério.

A testagem também precisa voltar a ser intensificada, principalmente para as crianças de maior risco, abaixo de 1 ano de idade, que tendem a complicar mais.

A epidemiologista Lígia Kerr observa que “qualquer pessoa com sinais de gripe não acha mais que é Covid”, o que reduz a busca por testes. “Estamos num momento cego, com queda de até 90% nas notificações no mundo”, informa a especialista.

Em março, o Ceará realizou 46.857 testes de Covid. Já em abril, o número caiu para 19.820 exames feitos, uma redução de 57%. Lígia Kerr ressalta que “a Covid não acabou”, e que “está pegando as crianças, que são mais vulneráveis”. Outros vírus respiratórios, como influenza e o vírus sincicial, se somam ao cenário de risco para meninos e meninas.

Nós estamos brincando com fogo, porque essas crianças ainda não têm vacina aprovada pra elas. As crianças vão receber os vírus dos adultos e de crianças maiores, porque o Brasil está sem máscara.

O retorno às aulas presenciais também é um fator que expõe as populações infantil e juvenil aos vírus respiratórios. Luiz Otávio, de 2 anos, “começou a gripar constantemente” desde janeiro, quando começou a frequentar a escolinha.

Segundo a mãe, Dejislana Santos, só em 2022 o menino já ficou gripado 4 vezes. “Ele não tinha contato com outras crianças, porque nasceu na pandemia. Mas uma criança gripou e passou pra ele. Não fizemos teste pra Covid, nunca achei que fosse”, confessa.

Até a última quinta-feira (28), a cobertura vacinal da 1ª dose contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos havia atingido 72,5% – mas apenas 38,5% delas já foram imunizadas com a 2ª dose da vacina, segundo dados do Vacinômetro da Sesa.

Fonte: Diário do Nordeste 

Casal é preso por torturar e abusar sexualmente do filho adolescente


Um homem de 49 anos e a esposa foram indiciados, nesta quinta-feira (28), pela Polícia Civil de Mato Grosso acusados de tortura do filho adolescente com 15 anos. O casal de Colniza, cidade que fica no Noroeste do estado próximo de Cuiabá, foi preso em flagrante no dia 20 de abril por agredir e maltratar brutalmente o menor de idade, que estava com diversas lesões recentes no corpo constatadas após exame de corpo e delito.

Ainda de acordo com as investigações, além dos crimes apontados pelo adolescente, a polícia descobriu que os suspeitos praticaram crimes sexuais contra a outra filha mais velha, que agora é maior de idade. O Delegado Bruno França ouviu a jovem que afirmou ter sido estuprada pelo pai quando ainda era criança, que divulgava o material pornográfico com o consentimento da mãe.

No dia em que o casal foi preso, o filho deles contou à polícia que chegou a ser expulso de casa, mas foi socorrido por um morador local que o levou ao Conselho Tutelar e depois para Delegacia. Em depoimento, o adolescente revelou ser constantemente espancado pelos pais, que faziam uso de entorpecentes. As agressões mais graves teriam começado em setembro do ano passado, após a irmã mais velha ir embora de casa para fugir dos abusos.

— Além de ser brutalmente espancado pelos pais como forma de castigo, causando sofrimento físico e psicológico, o menor foi abandonado em situação de vulnerabilidade. É importante ressaltar que não se trata de um caso isolado de tortura, mas de um quadro endêmico de destruição violenta de direitos fundamentais do menor, realizada justamente por aqueles que deveriam ser os seus primeiros guardiões. — disse o delegado.

O pai do jovem, que não teve a identidade revelada, negou em depoimento à polícia ter cometido crimes sexuais contra ele ou a filha, alegando estar sendo "acusado por vingança". O casal segue em prisão preventiva até a conclusão do inquérito na justiça.

Fonte: O Globo via Yahoo Notícias

Engenheira de 29 anos morre após cirurgias plásticas em clínica de luxo


Uma mulher de 29 anos morreu após ser submetida a cirurgias plásticas no início do mês em uma clínica de luxo de Belo Horizonte. O episódio está sendo investigado pela Polícia Civil.

Júlia Moraes Ferro colocou prótese de silicone nos seios e passou por lipoaspiração no abdômen no dia 8 de abril na clínica Sebastião Nelson, no bairro Serra.

Seis horas depois, a mulher deixou o bloco cirúrgico e foi encaminhada ao quarto sentindo-se mal, segundo explicou a mãe, Patrícia Carneiro de Morais, ao R7.

A familiar que estava com Júlia teria sido impedida de ficar no local, sob justificativa de que estava ocupando o espaço de outro paciente.

De acordo com o G1, o médico responsável pelas cirurgias, Renato Nelson, chegou a tranquilizar a família, afirmando que Júlia passava bem, mas havia precisado de um processo de reanimação após perder a consciência.

Momentos depois, no entanto, a paciente precisou ser transferida para um hospital da região, onde permaneceu até o dia 10, quando foi levada para outro centro médico já com “quadro irreversível”.

Na última sexta-feira, Júlia teve a morte encefálica diagnosticada.

Mãe desabafa

A família da vítima registrou ocorrência na Delegacia de Homicídios da Polícia Civil. Patrícia ainda não conseguiu aceitar a morte da filha e cobra explicações.

“Minha filha era saudável, fazia academia, cuidava da alimentação”, declarou a mulher ao R7.

No dia da cirurgia, Júlia estava acompanhada do namorado, uma prima e uma tia, que notaram que havia algo errado. “A cirurgia demorou mais do que o previsto e ninguém me dava notícia de nada”, disse Patrícia.

A jovem, que completaria 30 anos no mês que vem, foi enterrada na última segunda-feira (25). Antes do sepultamento, a mãe atendeu um pedido da filha ao não realizar velório e doar seus órgãos.

Fonte: Yahoo Notícias

Passaporte da vacinação continua obrigatório no Ceará, anuncia Izolda


Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 29, o Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 do Ceará decidiu manter a obrigatoriedade do passaporte de vacinação no Estado. Com isso, o comprovante continuará sendo exigido para ingresso em locais como bares, restaurantes, estádios de futebol, hotéis e clubes sociais. De acordo com a governadora Izolda Cela, a medida tem como base as orientações científicas dos especialistas em saúde que integram o Comitê.

Mesmo com a manutenção da regra, houve uma flexibilização em relação à exigência do número de doses da vacina. A partir de agora, será necessário comprovar apenas duas aplicações. Antes, o passaporte só era considerado válido se constasse as três doses do imunizante.

O POVO questionou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) sobre os critérios que embasaram essa mudança. Segundo a pasta, os dados mostram que "as coberturas vacinais avançaram muito nos grupos mais vulneráveis do Estado e que mais de 91% dos idosos a partir de 60 anos já estão com a dose de reforço aplicada".

Apesar do relaxamento em relação ao número de doses, a governadora voltou a pedir maior adesão à aplicação de reforço da vacina. "Nossos especialistas em saúde seguem reforçando a importância dos cearenses tomarem a dose de reforço, para maior proteção de toda a população. Juntos, estamos conseguindo superar essa pandemia", escreveu Izolda em publicação nas redes sociais, logo após a reunião do Comitê.

Conforme o Vacinômetro, da Sesa, cerca de 4,2 milhões de doses de reforço da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas no Ceará até a última atualização da plataforma, na quinta-feira, 28. O número corresponde a pouco mais de 45% da população total do Estado, que chega a 9,2 milhões de habitantes, conforme a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feita em 2021.

A baixa adesão à terceira dose preocupa as autoridades desde o começo do ano. O ex-governador Camilo Santana, por exemplo, havia afirmado em março deste, pouco antes de renunciar ao cargo, que a flexibilização para o uso de máscaras em locais fechados só ocorreria quando o Estado alcançasse 70% de cobertura da dose de reforço. O gesto foi uma tentativa de incentivar a população a procurar os postos de vacinação.

Apesar da projeção de Camilo, que deixou o cargo no dia 2 de abril, a sua sucessora, Izolda Cela, optou por desobrigar o item de proteção facial no último dia 14. A medida, conforme a governadora, foi orientada pelos especialistas em saúde membros do Comitê estadual. Com a nova flexibilização, que altera o número de doses do passaporte vacinal, o desafio de aumentar a cobertura da terceira dose no Estado pode ficar ainda maior.

Já em relação à primeira e segunda doses, o quadro é um pouco mais confortável. Segundo o Vacinômetro, são cerca de 7,9 milhões de cearenses vacinados com a D1, ou 85% da população, e 7,5 milhões imunizados com pelo menos duas doses, correspondente a 81% do total de habitantes do Estado.

Passaporte vacinal - onde é obrigatório?

Eventos de qualquer natureza e porte;
Restaurantes;
Bares;
Barracas de praia;
Academias;
Hotéis;
Órgãos e entidades do setor público estadual.

Fonte: O Povo

Família do interior do Ceará consegue sepultar corpo de parente após mais de 2 meses de espera


Após mais de 2 meses de espera, uma família de Quiterianópolis, no sertão cearense, conseguiu realizar o velório e o sepultamento de um parente cujo corpo estava na Perícia Forense do Estado (Pefoce).

Antônio Carlos Barroso Neto, de 48 anos, foi encontrado morto em 13 de fevereiro na zona rural do município. O corpo havia sido recolhido e levado para o núcleo da Perícia em Tauá, município vizinho. Como estava sem identificação, somente após autorização da Justiça mediante a realização de exames que comprovassem a identidade dele é que o corpo foi liberado para a família.

O velório e o sepultamento ocorreram nesta quinta-feira (28). Familiares não quiseram gravar entrevista, mas disseram que se sentiram aliviados por conseguir sepultar o corpo de Antônio Carlos.

Dias de aflição

Antônio Carlos era solteiro. A mãe dele tem 84 anos, é lúcida e, segundo a irmã, passou por dias de muita aflição por não conseguir realizar o sepultamento do filho.

“Já foi dada a entrada no registro [nascimento], a família está toda esperando por esse corpo e não estamos conseguindo liberar por falta de documento, que ele não tinha. A gente está precisando tirar o corpo do IML”, cobrou à época a agricultora Ana Lúcia Barroso de Sousa, irmã de Antônio Carlos.

Município diz que identidade foi confirmada

Advogados que prestam serviço para o município de Quiterianópolis prestaram apoio jurídico à família e informaram que não existia dúvida quanto à identidade civil do falecido, pois já havia sido realizado o exame de DNA junto à Perícia Forense de Tauá, confirmando o parentesco entre Antônio Carlos e a irmã Ana Lúcia.

Ainda de acordo com o município, os familiares esperaram o resultado do exame por cerca de 40 dias. Mesmo com o laudo, até então o corpo não tinha sido liberado.

Perícia só com autorização judicial

Em nota, a Pefoce informou que a liberação de corpos que dão entrada sem documento de identificação só é realizada quando é feito o exame de DNA, pois há a necessidade da declaração de óbito mediante decisão judicial. A Pefoce aguardava a autorização judicial para a liberação do corpo.

Procurado, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) disse que o pedido de alvará para liberação de corpo de Antônio Carlos foi ingressado na Justiça em 1° de abril e que, em despacho, os autos foram remetidos ao Ministério Público estadual para manifestação.

Fonte: G1

    brasileira morre com tiro de espingarda disparado pelo próprio filho de 18 anos nos Estados Unidos


    Uma brasileira foi atingida por um tiro de espingarda disparado pelo próprio filho, na Flórida, nos Estados Unidos. Adriana Ohlson tinha 49 anos e faleceu, o filho David Allan Ohlson, de 18 anos, está preso e sem direito a fiança.

    Segundo informações do jornal O Globo, o crime aconteceu no início do mês, 8 de abril, e o filho teria admitido em depoimento ter atirado na própria mãe. Nesta quinta-feira (28), ele se declarou inocente da acusação de assassinato em segundo grau com arma de fogo.

    Em depoimento à polícia americana, o pai de David, Aaron Ohlson, contou que o tiro foi de maneira acidental, ele é ex-marido da vítima de quem estava separado há três semanas.

    Aaron também contou que recebeu um telefonema de Adriana para dizer que seu filho estava com mal comportamento e portando uma arma. Quando chegou a casa da família ele se deparou com o filho sentado de pernas cruzadas no chão e apontando a arma em sua direção, em seguida para a vítima.

    David disparou a arma após o pai tentar confrontá-lo e teria largado a espingarda no chão. Adriana foi atingida no abdômen e levada para o hospital onde veio a óbito durante um procedimento cirúrgico.

    A defesa da vítima solicitou que o suspeito tenha um julgamento com o júri. A advogada de David, entregou uma declaração de inocência, o pai também disse que ele tem problemas psicológicos, mas não informou quais eram.

    Fonte: Yahoo Notícias

    TRE cassa os mandatos do prefeito e vice do município de Baixio, no Ceará, por abuso de autoridade


    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará cassou nesta sexta-feira (29) os diplomas de José Humberto Ramalho e Donizete Cavalcante, respectivamente prefeito e vice-prefeito do município de Baixio, no interior do Ceará, por abuso de autoridade. A decisão ainda cabe recurso ao TRE e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    O relator, juiz George Marmelstein Lima, julgou procedente o recurso e acolheu os pedidos de cassação dos mandatos nas eleições de 2020 de Zé Humberto (PDT), como é conhecido o prefeito reeleito, e de Cavalcante, também do PDT, em razão da unicidade da chapa majoritária.

    Além disso, Zé Humberto também foi considerado inelegível por 8 anos a partir das eleições de 2020, por ser responsável pela divulgação da publicidade institucional irregular para as eleições.

    Segundo o magistrado, "esse amplo conjunto probatório evidencia que, durante o ano eleitoral, os canais de comunicação institucional da prefeitura de Baixio foram utilizados com o objetivo de promover o nome e a imagem pessoal do prefeito, candidato à reeleição", afirmou.

    O juiz disse ainda que o gestor usou meios de comunicação institucional para destacar os serviços públicos como "fruto do trabalho pessoal do administrador, então prefeito e candidato à reeleição, José Humberto", concluiu.

    Fonte: G1

      ACOPIARA: Atenção Agentes Jovens Ambientais do cadastro de reserva classificados do Programa AJA

       








      PREFEITO DE ACOPIARA ANTÔNIO ALMEIDA SE REÚNE COM DEPUTADO DANNIEL OLIVEIRA


      O Prefeito Antônio Almeida esteve nesta sexta-feira (29) na sede do MDB do Ceará, em Fortaleza, em reunião com o deputado estadual Danniel Oliveira.

      Momento de articulação e alinhamento estratégico, sempre buscando o desenvolvimento da Terra do Lavrador.

      Vale destacar que o deputado Danniel Oliveira é um grande parceiro de Acopiara e tem conseguido inúmeros e importantes benefícios para a "Terra do Lavrador"!

      Lula lidera corrida ao Planalto com 41%, Bolsonaro soma 36%, diz PoderData


      O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 41% das intenções de voto para a eleição presidencial de outubro, enquanto que o presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 36%, segundo simulação de primeiro turno de pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira.

      A diferença entre ambos, de cinco pontos percentuais, é a mesma da última rodada feita pelo instituto, há 15 dias.

      No mais recente levantamento, o candidato que aparece em terceiro lugar é o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%, seguidos pelo ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), com 4%, e o deputado federal André Janones (Avante), com 3%.

      Aparecem ainda com 1% das intenções de voto a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o deputado federal e presidente do União Brasil, Luciano Bivar --que foi colocado na primeira vez na cartela de pré-candidato a presidente pelo instituto.

      Em uma simulação de segundo turno, Lula registra 48% das intenções de voto, contra 39% de Bolsonaro.

      A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Foram entrevistadas 3 mil pessoas por telefones fixos e celulares entre os dias 24 e 26 de abril.

      Fonte: Reuters via Yahoo Notícias

      Vaticano decide data da beatificação da Menina Benigna, que vai se tornar primeira beata do Ceará


      O Vaticano vai anunciar, nesta segunda-feira (2), a data da oficialização do processo de beatificação de Benigna Cardoso da Silva, conhecida como 'Menina Benigna'. Em 2019, o Papa Francisco autorizou o processo, para que ela se torne a primeira beata cearense e a quarta mártir do Brasil. A beatificação faz parte do processo para tornar Benigna uma santa para a Igreja Católica, faltando a canonização.

      Benigna nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, em Santana do Cariri, no interior cearense. No dia 24 de outubro de 1941, foi assassinada aos 13 anos por Raul Alves com golpes de facão, ao recusar ter relações sexuais com ele, que morava no mesmo município.

      Após a morte, a menina passou a ser venerada como mártir na região do Cariri. Benigna virou símbolo da resistência contra feminicídio e violência sexual contra crianças e adolescentes após ser assassinada. A recusa da adolescente, junto a fé e devoção cristã, tornaram Benigna uma mártir, que move romarias até hoje.

      A cerimônia de oficialização pelo Vaticano é a única peça que falta para que a Menina Benigna se torne a primeira beata do Ceará reconhecida oficialmente e a quarta brasileira mártir.

      A solenidade de beatificação estava suspensa. Deveria ter ocorrido em outubro de 2020, mas devido à pandemia de Covid-19, o Vaticano adiou a data, e seguiu sem data definida.

      “A expectativa é muito grande por essa solenidade, já são dois anos esperando. Desde quando o Papa Francisco assinou o decreto reconhecendo o martírio. Só falta, no momento, a cerimônia para que Benigna seja declarada beata ou bem-aventurada, como pode ser chamada”, disse Ypsilon Felix, organizador de romarias em homenagem à menina.

      Fonte: G1

        Três suspeitos de violência doméstica são presos em Fortaleza e Iguatu


        Três pessoas foram presas nesta quarta-feira, 27, suspeitas pelos crimes de perseguição, lesão corporal, ameaça e descumprimentos de medidas cautelares de urgência. Os casos foram registrados em Iguatu, município localizado a 440 quilômetros de Fortaleza, que registrou a captura de dois homens; e na Capital, com a prisão de um suspeito.

        Prisões em Iguatu

        Policiais do município de Iguatu deram início a operações com o objetivo de prender dois homens envolvidos com crimes de violência doméstica e familiar, na manhã dessa quarta. O primeiro capturado, de 23 anos, é suspeito pelos crimes de lesão corporal, ameaça e descumprimento de medidas cautelares de urgência. De acordo com as investigações, ele teria agredido e ameaçado sua ex-companheira, uma mulher de 43 anos.

        Já o segundo investigado, de 41 anos, foi preso após o descumprimento de medidas cautelares de urgência, solicitado por sua ex-companheira, uma mulher de 40 anos. De acordo com a polícia, ele faria uso de um aplicativo de mensagens para enviar fotos com arma de fogo e ameaçá-la. Conforme as investigações, o homem praticava os crimes em Fortaleza, mas foi para Iguatu quando soube que estava sendo alvo das investigações policiais.

        Capital

        Já em Fortaleza, na manhã de ontem, 27, um homem de 47 anos também foi preso por descumprir medidas cautelares de urgência. De acordo com os agentes de segurança, ele ameaçava sua ex-companheira, uma mulher de 51 anos. O suspeito chegou, inclusive, a perseguir a vítima quando ela saía e voltava do trabalho.

        Violência contra a mulher - o que é e como denunciar?

        A violência doméstica e familiar constitui uma das formas de violação dos direitos humanos em todo o mundo. No Brasil, a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, caracteriza e enquadra na lei cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

        Entenda as violências:

        Violência física: espancamento, tortura, lesões com objetos cortantes ou perfurantes ou atirar objetos, sacudir ou apertar os braços.

        Psicológica: ameaças, humilhação, isolamento (proibição de estudar ou falar com amigos).

        Sexual: obrigar a mulher a fazer atos sexuais, forçar matrimônio, gravidez ou prostituição, estupro.

        Patrimonial: deixar de pagar pensão alimentícia, controlar o dinheiro, estelionato.

        Moral: críticas mentirosas, expor a vida íntima, rebaixar a mulher por meio de xingamentos sobre sua índole, desvalorizar a vítima pelo seu modo de se vestir.

        A Lei 13.104/15 enquadrou a Lei do Feminícidio - o assassinato de mulheres apenas pelo fato dela ser uma mulher. O feminicídio é, por muitas vezes, o triste final de um ciclo de violência sofrido por uma mulher - por isso, as violências devem ser denunciadas logo quando ocorrem. A lei considera que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

        Veja como buscar ajuda:

        Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180

        Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM-FOR)
        Rua Teles de Souza, s/n - Couto Fernandes
        Contatos: (85) 3108 2950 / 3108 2952

        Delegacia de Defesa da Mulher de Caucaia (DDM-C)
        Rua Porcina Leite, 113 - Parque Soledade
        Contato: (85) 3101 7926

        Delegacia de Defesa da Mulher de Maracanaú (DDM-M)
        Rua Padre José Holanda do Vale, 1961 (Altos) - Piratininga
        Contato: 3371 7835

        Delegacia de Defesa da Mulher de Pacatuba (DDM-PAC)
        Rua Marginal Nordeste, 836 - Jereissati III
        Contatos: 3384 5820 / 3384 4203

        Delegacia de Defesa da Mulher do Crato (DDM-CR)
        Rua Coronel Secundo, 216 - Pimenta
        Contato: (88) 3102 1250

        Delegacia de Defesa da Mulher de Icó (DDM-ICÓ)
        Rua Padre José Alves de Macêdo, 963 - Loteamento José Barreto
        Contato: (88) 3561 5551

        Delegacia de Defesa da Mulher de Iguatu (DDM-I)
        Rua Monsenhor Coelho, s/n - Centro
        Contato: (88) 3581 9454

        Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte (DDM-JN)
        Rua Joaquim Mansinho, s/n - Santa Teresa
        Contato: (88) 3102 1102

        Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral (DDM-S)
        Av. Lúcia Sabóia, 358 - Centro
        Contato: (88) 3677 4282

        Delegacia de Defesa da Mulher de Quixadá (DDM-Q)
        Rua Jesus Maria José, 2255 - Jardim dos Monólitos
        Contato: (88) 3412 8082

        Casa da Mulher Brasileira

        A Casa da Mulher Brasileira é referência no Ceará no apoio e assistência social, psicológica, jurídica e econômica às mulheres em situação de violência. Gerida pelo Estado, o equipamento acolhe e oferece novas perspectivas a mulheres em situação de violência por meio de suporte humanizado, com foco na capacitação profissional e no empoderamento feminino.

        Telefones para informações e denúncias:

        Recepção: (85) 3108 2992 / 3108 2931 – Plantão 24h
        Delegacia de Defesa da Mulher: (85) 3108 2950 – Plantão 24h, sete dias por semana

        Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher: (85) 3108 2966 - segunda a quinta, das 8 às 17 horas

        Defensoria Pública: (85) 3108 2986 - segunda a sexta, das 8 às 17 horas

        Ministério Público: (85) 3108 2940 / 3108 2941, segunda a sexta, das 8 às 16 horas

        Juizado: (85) 3108 2971 – segunda a sexta, das 8 às 17 horas

        Fonte: O Povo

        quinta-feira, 28 de abril de 2022

        Intoxicação por agrotóxicos mata um brasileiro a cada 2 dias, diz relatório


        A rede ambientalista Friends of the Earth Europe, divulgou nesta quinta-feira (28), um relatório apontando que a cada dois dias, uma pessoa morre por intoxicação de agrotóxicos no Brasil e cerca de 20% dessas vítimas são crianças e adolescentes de até 19 anos.

        O relatório da entidade europeia, que reúne uma série de organizações, mapeia a aliança entre empresas agroquímicas europeias – como Bayer e Basf – e o lobby do agronegócio brasileiro.

        De acordo com o texto, os esforços conjuntos desses dois atores para promover o livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) "causaram danos significativos à saúde das pessoas e ao meio ambiente no Brasil".

        "Corporações europeias como Bayer e Basf, que são os principais fabricantes europeus de pesticidas, têm promovido o acordo comercial UE-Mercosul por meio de grupos de lobby. Seu lobby tem procurado aumentar o acesso ao mercado de alguns de seus agrotóxicos mais nocivos ao unir forças com associações do agronegócio brasileiro”, diz a Friends of the Earth Europe no documento.

        O relatório destaca ainda que “ao fazer isso, eles apoiam uma agenda legislativa que visa minar os direitos dos indígenas, remover salvaguardas ambientais e legitimar o desmatamento".

        Ainda de acordo com a pesquisa, grupos que representam a Bayer, a Basf e a Syngenta já gastaram cerca de 2 milhões de euros para apoiar o lobby do agronegócio no Brasil. E esse lobby financiado por empresas europeias deu frutos: o uso de agrotóxicos em território brasileiro se multiplicou por seis nos últimos 20 anos, afirma o relatório.

        Em 2021, foram aprovados 499 novos pesticidas no país, um número recorde. Juntas, elas tiveram 45 novos agrotóxicos aprovados no Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro, sendo que 19 deles contêm substâncias proibidas na UE.

        "Como se bastasse manchar os pratos europeus com glifosato, a Bayer vem operando uma ofensiva agressiva de lobby no Brasil para promover pesticidas que são mortais demais para a União Europeia", afirma Audrey Changoe, especialista em comércio da Friends of the Earth Europe e uma das autoras do estudo, ao lado da brasileira Larissa Bombardi, professora da USP e especialista em agrotóxicos no Brasil.

        "Licença para envenenar"

        O documento assinado pelas duas especialistas afirma que grandes corporações europeias fabricantes de agrotóxicos se beneficiam das "regulações ambientais fracas do Brasil" e, além disso, também trabalham com o agronegócio brasileiro para moldar como essas leis são escritas.

        O texto aponta que a agenda do agronegócio se reflete no Congresso brasileiro por meio da bancada ruralista, "notória por pressionar para enfraquecer a legislação ambiental e de pesticidas e desmantelar órgãos governamentais responsáveis pela proteção do meio ambiente".

        "As empresas da UE estão apoiando esse bloco e, por sua vez, facilitando sua agenda", diz o relatório.

        Changoe, completa afirmando que as “descobertas são alarmantes: uma legislação ainda mais fraca no Brasil dará à Bayer uma licença para envenenar a natureza e as comunidades rurais que já sofrem com a agricultura intensiva de pesticidas".

        O relatório lembra que a bancada ruralista é aliada próxima do governo Bolsonaro e endossou sua candidatura em 2018. A organização também acusa o atual governo de criminalizar a sociedade civil e os movimentos sociais que lutam contra o uso de agrotóxicos – o que faz aumentar ainda mais o poder político de grandes corporações europeias.

        Acordo UE-Mercosul

        O documento ainda se posiciona de forma contrária à ratificação do acordo comercial UE-Mercosul – fechado após duas décadas de negociações –, que aumentaria as exportações de produtos agrícolas para a Europa e as importações de agroquímicos para os países do Mercosul – especialmente para o Brasil, que é o maior exportador mundial de soja.

        "Embora o acordo traga oportunidades para as empresas agroquímicas que operam na UE, incluindo a Bayer e a Basf, também corre o risco de exacerbar os danos devastadores causados à natureza e às comunidades locais, incluindo os povos indígenas, cujo modo de vida e os direitos à terra são atacados pelo agronegócio brasileiro", diz a pesquisa.

        Segundo o relatório, o acordo vem num momento em que "os sinais da perda dramática da biodiversidade global relacionada ao uso de pesticidas se tornam cada vez mais evidentes".

        Ainda de acordo com a organização, se o pacto comercial for ratificado, as tarifas sobre agroquímicas serão reduzidas em até 90%, levando a um provável aumento da exportação de pesticidas perigosos da UE aos países do Mercosul, incluindo alguns proibidos na Europa devido ao risco que representam à saúde humana e ao meio ambiente.

        Segundo o texto, o acordo também deve impulsionar as exportações de produtos como soja, cana-de-açúcar e etanol derivado da cana, que dependem fortemente de agrotóxicos, bem como de carne bovina e aviária, que dependem da soja como ração animal, aumentando ainda mais o uso de pesticidas. "Esses produtos agrícolas também estão ligados ao desmatamento e à destruição da biodiversidade, bem como à violação dos direitos indígenas", reitera o relatório.

        A Friends of the Earth Europe afirma, assim, que o comércio promovido pelo pacto está "fundamentalmente em desacordo" com outras metas ambientais do bloco europeu, e pede que os Estados-membros da UE rejeitem o acordo com o Mercosul, "se afastem de promover o modelo de monocultura com uso intensivo de pesticidas" e "apoiem abordagens de agricultura mais sustentáveis, amigas da natureza e centradas em pessoas".

        O relatório pede ainda que a União Europeia introduza uma proibição imediata das importações de itens com resíduos de produtos químicos que já são proibidos na própria UE.

        "A União Europeia tem a responsabilidade de parar o comércio tóxico UE-Mercosul agora", conclui Audrey Changoe, uma das autoras do relatório.

        Fonte: Yahoo Notícias

        Com triunfo do Fortaleza, um nordestino volta a vencer na Libertadores após 13 anos


        A vitória do Fortaleza por 2 a 1 sobre o Alianza Lima-PER, nessa quarta-feira, 27, além de marcar o primeiro triunfo de uma equipe cearense na competição, quebra o jejum de 13 anos que um time nordestino não vence no maior torneio de clubes do continente.

        A última vitória de um clube da região havia sido no dia 12 de maio de 2009, quando o Sport-PE bateu o Palmeiras-SP por 1 a 0 no jogo de volta das oitavas de final daquele ano, mas acabou sendo eliminado nos pênaltis.

        De lá para cá, o Tricolor do Pici foi o primeiro nordestino a conseguir se classificar para a competição, e consegue dar uma nova vitória a um clube da região após três rodadas da fase de grupos.

        O Fortaleza é o terceiro colocado do grupo F, e volta a campo pela Libertadores na próxima quinta-feira, 5, quando recebe o River Plate-ARG, na Arena Castelão.

        Fonte: O Povo

        Nenhuma criança ou adolescente morreu por causa da vacina contra covid-19, diz Saúde


        Boletim epidemiológico especial do Ministério da Saúde, divulgado na última terça-feira (26), aponta que passados dez meses do início da vacinação contra a covid-19 da faixa etária abaixo de 18 anos no Brasil, nenhuma criança ou adolescente morreu em decorrência de efeito adverso da vacina.

        A pasta que investigou 38 óbitos notificados por estados e municípios e descartou que eles tenham sido provocados pela vacina.

        De acordo com o documento, desde o início da vacinação liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para adolescentes no dia 11 de junho de 2021, com o imunizante da Pfizer para a faixa etária de 12 a 17 anos, até o dia 12 de março, o ministério recebeu a notificação de 3.463 casos de eventos adversos na faixa etária abaixo de 18 anos. Destes, 419 (ou 12,1% do total) foram graves e 38 resultaram em morte, segundo classificação das vigilâncias epidemiológicas municipais e estaduais.

        Os casos foram analisados com base no sistema de informação e-SUS Notifica, onde há um módulo para que vigilâncias epidemiológicas municipais e estaduais comuniquem casos de eventos adversos. Com base nessas informações, todos os casos de óbito são investigados para comprovar ou descartar que a vacina está ligada à causa da morte.

        Ainda de acordo com a investigação, a média de idade dos óbitos informados pelas vigilâncias foi de 13 anos e teve a mesma proporção entre os sexos. O intervalo de tempo entre a vacinação e o início do evento adverso é de, em média, 30 dias.

        O que chama atenção no documento, é que alguns dos óbitos notificados nem sequer estavam dentro do intervalo possível entre a aplicação da dose e o óbito.

        "Quatro eventos ocorreram com mais de 30 dias após a vacinação, evidenciando uma relação temporal inconsistente de acordo com a classificação de evento adverso", aponta o boletim.

        Do total de comunicados de eventos adversos feitos ao ministério, 38 (ou 1,1%) terminaram em morte, sendo 36 casos relacionados à vacina Pfizer e dois, à CoronaVac.

        Depois da investigação dos casos, os 38 óbitos notificados foram avaliados e classificados como:

        Reações coincidentes ou inconsistentes: 23;

        Inclassificáveis devido à necessidade de informações: 13;

        Dados conflitantes em relação à causalidade: 2.

        “Até o momento, não há registro de evento adverso com desfecho óbito na faixa etária de cinco a menores de 18 anos com relação causal com as vacinas utilizadas confirmada'', informa o Boletim especial do Ministério da Saúde.

        Fonte: Yahoo Notícias

        OAB define ação contra o aumento de 25% da conta de energia no Ceará nesta quinta


        A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Ceará (OAB/CE) vai realizar sessão nesta quinta-feira (28) para definir qual ação vai ser tomada contra o reajuste da tarifa de energia elétrica no estado. O Conselho Pleno da entidade, composto por 44 membros, se reúne às 9h para definição sobre ação civil pública contra o aumento médio de 24,88% no valor concedido pela Enel Distribuição Ceará.

        O reajuste tarifário passou a valer na sexta-feira (22) e foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesta quarta-feira (27), deputados se reuniram com representantes de vários órgãos estaduais e com a diretoria da Enel. Na ocasião, chegaram a cogitar a revisão do contrato de concessão da distribuidora de energia.

        O parecer técnico da OAB foi elaborado em conjunto pela Comissão de Defesa dos Direitos dos Usuários do Serviço Público e da Comissão de Defesa do Consumidor e em seguida o material foi entregue para avaliação do presidente da Ordem cearense, Erinaldo Dantas.

        Ele explica que o aumento concedido na energia elétrica não afeta só o consumidor doméstico, mas a economia de forma geral, “A alta na taxa da conta de energia atinge diretamente grandes comércios e indústrias, trazendo repercussões negativas na redução de empregos”, comenta o presidente da OAB/CE.

        “Nós temos que lutar acima de tudo para que nesse momento de retomada haja um crescimento e não um recuo. Estarei inserindo esse material ao crivo do Conselho Pleno da Ordem e será validado um possível ajuizamento de ação civil pública, além de outras tratativas”, complementa Dantas.

        O laudo tem em média 40 páginas e cada conselheiro tem até 48h para avaliar e tirar as conclusões. Erinaldo Dantas reforça que a OAB-CE está se posicionando de forma técnica, analisando todo o processo administrativo que culminou neste acréscimo.

        “Estou muito confiante de que os conselheiros e conselheiras desta gestão possam referendar e julgar essa medida o quanto antes, em prol da sociedade cearense”, defende o presidente.

        Fonte: G1

          ACOPIARA: SAÚDE NA ESCOLA


          A Gestão Municipal realizou mais uma ação do “Saúde na Escola”, dessa vez no Distrito de São Paulinho, nas escolas Manoel da Silva Leal e Raimundo Mariano.

          O momento contou com a presença da dentista, Mayara Cavalcante, e a coordenadora da UBS local, Maria Teixeira Rodrigues, conduzindo palestras voltadas à prevenção em saúde e atualização de cadernetas.





          quarta-feira, 27 de abril de 2022

          Arthur Aguiar vence o "BBB 22" com 68,96% dos votos


          Arthur Aguiar é o campeão do "BBB 22". Sem contrariar as enquetes, que já indicavam seu favoritismo desde o início do programa, o ator venceu a disputa contra Paulo André (segundo lugar) e Douglas Silva (terceiro lugar) nesta terça-feira (26). No discurso, Tadeu Schmidt exaltou seu perfil estrategista e falou, indiretamente, sobre a volta por cima após o "cancelamento" pelo histórico do relacionamento com Maíra Cardi.

          "Arthur, você disse que é apenas um participante, que você não representou essa edição. Você foi protagonista, o jogador, você esteve no centro das batalhas entre as torcidas", disse o apresentador, sem controlar a emoção.

          Paulo André (29,91%) e Douglas Silva (1,13%) celebraram a conquista do amigo. PA disse que Arthur não ganhou apenas o programa: "Deu uma volta na vida", disse o atleta, deixando Arthur ainda mais emocionado. Feliz pelo brother, Douglas também correu para o abraço.

          Fonte: Yahoo Notícias