Páginas

domingo, 25 de abril de 2021

Casos e óbitos por Covid caem no Ceará, mas número de internações continua elevado, diz secretário da Saúde


O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, afirmou, durante a transmissão ao vivo da atualização do decreto estadual, neste sábado (24), que os números de casos e óbitos por Covid-19 no Ceará estão em redução, contudo a tendência não foi observada ainda nas internações.

"Era de se esperar que [assim que] tivéssemos uma redução no número de casos, também [houvesse] redução no número de leitos. Portanto, nós não estamos vendo ainda. O que nós vemos é um certo platô de internações. Porque os pacientes estão, em média, com um tempo de internação maior", disse Cabeto.

Na epidemiologia, o platô significa uma certa estabilidade no pico, cuja duração não é especificada. Durante um tempo, os números seguem altos e, por causa da estabilidade, tendem a cair em seguida.

Os números em questão podem ser observados na plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Neles, há estabilidade nas ocupações de unidades públicas de UTI e enfermaria voltadas exclusivamente para a Covid-19. Os números são maiores do que na primeira onda.

Nas UTIs, a ocupação se mantém acima de 90% desde meados de fevereiro, ainda que tenham sido acrescidas novas unidades para a demanda desta segunda onda. Nas enfermarias, a ocupação é de cerca de 80% desde o início de março.

O G1 atualiza diariamente os dados de ocupação de leitos de UTI e enfermaria públicos observados em Fortaleza. Atualmente, a capital está com 90% dos leitos para pacientes mais graves lotados e 86% para os de média e baixa complexidade. Os números vêm se mantendo altos desde o início de março, apesar da abertura de novos espaços voltados para o tratamento dos infectados.

'Platô com redução'

Por outro lado, conforme Cabeto, pode-se observar "platô com redução" nas novas demandas diárias de UTI e enfermaria. Segundo o IntegraSUS, nos últimos dias, a demanda por UTI se manteve em torno de 100 solicitações diárias; o número já se manteve em 120 e 130 nos dois últimos meses.

Da mesma forma, as solicitações por enfermarias têm apresentado tendência de queda, com números diários abaixo de 200 pedidos. Nas semanas anteriores, as solicitações por leitos desse tipo de complexidade eram, normalmente, acima de 200. Tanto que a fila de espera global por leitos também é menor.

Neste domingo (25), 604 pessoas aguardam na fila de espera por leitos de UTI ou enfermaria. O número já chegou a mil por duas vezes e beirou esse valor diariamente nas três últimas semanas.

Reabertura

Sobre o novo decreto de reabertura gradual das atividades econômicas, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou neste sábado (24) avanços da flexibilização nas áreas de educação, academias, igrejas e barracas de praia.

As novas medidas aplicadas são:

Autorização do ensino presencial em escolas ate o 9º ano, com 40% da capacidade das turmas

Funcionamento de academias de ginástica com 25% da capacidade

Funcionamento de igrejas e templos com 25% da capacidade

Funcionamento de barracas de praia com 40% da capacidade

Em relação às escolas, ainda deve ser oferecido o ensino remoto, caso seja a opção dos responsáveis pelos estudantes.

As academias vão poder funcionar entre as 6h e as 18h, apenas para a prática de atividades individuais e com horário marcado.

As barracas de praia, por sua vez, só podem funcionar na modalidade de restaurante, ou seja, piscinas e parques aquáticos não devem ser utilizados por enquanto.

O Campeonato Cearense de Futebol da série A também está autorizado a acontecer a partir de segunda-feira, seguindo os horários estabelecidos no decreto.

Fonte: G1