Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Prefeitos do Maciço de Baturité, no Ceará, assinam protocolo de intenção de compra de 300 mil doses da vacina Sputinik

Um grupo de prefeitos de municípios da região do Maciço de Baturité, no Ceará assinou um protocolo de intenção de compra de 300 mil doses da vacina Sputinik durante uma reunião realizada na sexta-feira (26).

O Ceará passa por um momento crítico da Covid-19, no qual há aumento de infecções, internações em leitos de enfermaria e UTI, bem como crescimento no número de mortes que levaram o estado a recomendar medidas mais restritivas de combate à doença em municípios como Sobral, Iguatu, Quixadá, Pacajus e Caucaia.

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB), Davi Benevides, as negociações para a aquisição do imunizante começaram em dezembro do ano passado. Ele afirmou que os municípios não vão medir esforços para a compra das doses.

"Na reunião, todos os prefeitos presentes da região manifestaram a gravidade da falta de recursos hoje, porém se tivermos a sinalização positiva da chegada das vacinas, buscaremos em todos os entes federativos recursos para efetuar o pagamento", disse.

Benevides destacou que o grupo vai conversar com a Secretária da Saúde (Sesa) sobre a iniciativa enfatizando que apesar do pioneirismo da região, todos estão unidos como o mesmo objetivo que é o de imunizar a população o mais rápido possível.

"Somos a primeira região do Ceará a se agrupar para adquirir as vacinas, porém outros municípios do estado já tiveram a mesma movimentação que nós. Iremos trabalhar coordenadamente. Principalmente com a secretaria de Saúde do Estado Ceará, já que primeiramente nós como região demos as mãos para lutar pelas vidas do nosso povo, mas sabemos que o estado do Ceará e toda sua população é uma só", concluiu.

A região do Maciço de Baturité apresenta municípios com alta incidência de casos da doença por 100 mil habitantes a exemplo de:

Aracoiaba (3.955,6)
Baturité (3.068,5)
Capistrano (4.837,1)
Guaramiranga (4.929,7)
Mulungu (3.224,6)
Pacoti (3.352,1)

Os dados são da plataforma IntegraSUS, atualizados na manhã deste domingo (28).

Camilo também tenta Sputinik

Por sua vez, o governador Camilo Santana (PT) anunciou, neste sábado (27) que vai fazer uma viagem à Brasília para tratar da possível aquisição da vacina russa Sputinik V para vacinação no Ceará. A viagem acontece na terça-feira (2). O estado já recebeu lotes com vacinas de Oxford/Astrazeneca e da CoronaVac.

"Irei na terça-feira até o laboratório que representa a vacina russa Sputinik V, em Brasília, tratar da possível aquisição direta do produto, em complemento ao Plano Nacional de Imunização. Irei buscar a vacina para os cearenses aonde tiver que ir. Só descansarei com todos vacinados", disse Camilo.

Média de óbitos por Covid-19

Até 20 de fevereiro, o Ceará contabilizou uma média de 16,3 óbitos diários causados por Covid-19, de acordo com o Boletim Epidemiológico Covid-19 da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (26). O dia 16 deste mês registrou o maior número de mortes, com 26 pessoas que perderam a vida pela doença.

Neste ano, os meses de janeiro e fevereiro registraram médias diárias de 15,4 e 17,8 óbitos, respectivamente. Ao todo, neste ano, 833 pessoas no Ceará já perderam a vida por conta do coronavírus. A primeira quinzena de fevereiro apresentou um aumento de 18,8% na média de óbitos calculada a cada sete dias.

Novo decreto

Camilo Santana anunciou o aumento no horário do toque de recolher no Ceará. A partir deste sábado (27), está proibida a circulação de pessoas e veículos nas ruas entre 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, e entre 19h e 5h, aos sábados e domingos, com saídas permitidas somente em caso de necessidade extrema. A medida vale até o dia 7 de março.

Veja outras medidas no novo decreto:

Comércio de rua funciona de segunda a sexta-feira até as 17h. As outras atividades econômicas e as religiosas, até 19h.

Serviços essenciais podem funcionar após esse horário. No sábado e domingo, restaurantes funcionam até as 15h, e outras atividades econômicas e religiosas até as 17h;

Espaços públicos continuam com circulação restrita todos os dias a partir das 17h;

Igrejas devem realizar suas atividades com até 30% de sua capacidade, e estimular as celebrações de forma virtual;

Academias de ginástica devem funcionar com 30% de sua capacidade, devendo fazer o agendamento de horários para o devido cumprimento de todos os protocolos sanitários;

Continua remoto o trabalho para servidores públicos, com exceção das atividades essenciais. Recomendação para a mesma medida junto ao setor privado;

Seguem as barreiras sanitárias em Fortaleza, com recomendação para o controle por parte dos municípios no Interior;

Camilo afirmou, ainda, que segue dialogando com o setor da educação para avaliar a forma mais segura do retorno presencial das atividades, continuando até lá de forma remota. O governador também conversa com o setor de bares e restaurantes para discutir medidas de apoio. Novas medidas devem ser anunciadas no começo da próxima semana. "Todas as medidas têm um único objetivo: proteger os cearenses e salvar vidas", disse o governador.

Informação G1