Epicentro da pandemia, Fortaleza concentra 14.754 pacientes curados do novo Coronavírus, segundo atualização na plataforma Integrasus na tarde desta quarta-feira (3). Embora o número seja alto, ainda está distante da quantidade de diagnósticos positivos, 25.726 casos.
O prefeito Roberto Cláudio, no entanto, ressalta uma tendência de redução na demanda por serviços municipais de saúde. "Nos postos, tivemos três semanas com uma tendência de queda. Já nas UPAs e hospitais municipais, a média de pacientes que demandaram internação caiu claramente nas duas últimas semanas”, garantiu. Também houve redução nos casos confirmados, estimativas de casos e número de óbitos.
A Prefeitura de Fortaleza ainda aponta uma baixa de 20% na demanda pelo transporte público, onde há um alto de risco de contaminação. "Eu diria que Fortaleza vai ter experiência diferente em relação a muitas capitais do Brasil", estima Roberto Cláudio.
Atrás da capital, aparecem Sobral (1.149) e Caucaia (1.118) entre as cidades com maior número de pessoas curadas. Para aumentar as chances de recuperação no interior, o Governo do Estado investe em estruturas nos hospitais do interior para receber os pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus. "Faz parte do plano estratégico de expansão de leitos para atendimento de pacientes com Covid-19 no Estado", afirma a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Josenília Gomes.
Com informações Cnews