Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2020

Polícia Civil do Ceará alerta população para que não caia no golpe do boleto falso

O boleto bancário continua sendo um dos métodos de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Mas cuidado! Ele também pode ser alvo de fraudes para roubar o seu dinheiro. Em um dos golpes, os criminosos, além de conseguirem acessar os dados do computador e do aparelho móvel da vítima, eles alteram os dados dos boletos emitidos pela internet e redirecionam a quantia depositada até a conta dos golpistas. A fraude mais recorrente em boletos consiste em modificar o código de barras do documento para desviar o pagamento da vítima. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) chama a atenção para o método utilizado pelos criminosos e alerta a população para que fique atenta na hora de fazer pagamentos de forma segura.

Investigações conduzidas pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), unidade especializada da PCCE que apura crimes de estelionato no Ceará, indicam que a fraude do boleto falso consiste na falsificação de cobranças para fazer com que o pagamento seja direcionado para a conta bancária do golpista. São vários truques para atrair a vítima, que vão desde a manipulação do código de barras do documento até a criação de páginas falsas que oferecem o download da fatura fraudulenta.

O delegado adjunto da DDF, Carlos Teófilo, ressalta que neste período de pandemia os estelionatários continuam aplicando diversos golpes, entre eles, o do falso boleto. “A população precisa ficar atenta e observar os detalhes na emissão do boleto, como erros ortográficos, bem como o nome do beneficiário. Outro fato importantíssimo é evitar o acesso de contas pessoais utilizando o Wi-Fi de locais públicos. Analisar também, a numeração do código de barras e comparar com os boletos anteriores para confirmar a numeração do banco do qual você tem hábito de efetuar os pagamentos”, finaliza.

Os métodos mais utilizados pelos fraudadores são a adulteração do código de barras de boletos já recebidos pelas vítimas, como plano de saúde, contas de condomínio e até mesmo a prestação de financiamento de carro ou a prestação da escola dos filhos. A adulteração pode acontecer também pelo computador pessoal por meio de um malware (software malicioso que invade a máquina e pode alterar o número do código de barras), para que, no momento do pagamento, você copie o código errado. As invasões de programas maliciosos também incluem a criação de páginas falsas para forjar faturas, o envio de e-mails com histórias falsas, geralmente, em tom emotivo, induzindo a vítima ao descarte do boleto verdadeiro e pagamento do documento falso.

Antes de realizar o pagamento de uma conta utilizando um boleto bancário, o cidadão deve atentar às principais informações para identificar se ele é válido ou falso:

– Confira todos os dados inseridos no boleto;
– Atente para a grafia correta das palavras e das informações do boleto;
– Note que os últimos números do boleto correspondem ao valor que será pago na fatura. Desconfie se a sequência numérica contida no código de barras for maior;
– Se for uma fatura de pagamento recorrente, por exemplo de telefone ou TV a cabo, o código deve permanecer o mesmo em todos os meses, já que os valores permanecem inalterados;
– Verifique a procedência da empresa que emitiu a fatura. Se o nome e o CNPJ coincidirem, prossiga no pagamento;
– Opte pela leitura automática do código de barras no terminal do banco ou no aplicativo de do celular de uso pessoal;
– Se precisar baixar a 2ª cópia da fatura, faça apenas no site da empresa ou do banco;
– Certifique-se de que o site é seguro e que você está navegando na página correta;
– Se suspeitar que o computador que você está utilizando estiver infectado, o programa malicioso pode embaralhar o código de barras e o pagamento pode ser direcionado à conta dos criminosos;
– Evite fazer transações financeiras utilizando Wi-Fi de locais públicos;

Denúncias

A Polícia Civil está atenta às fraudes em meio virtual e pede a colaboração da população para que faça o registro das ocorrências para subsidiar as investigações no intuito de identificar os suspeitos e coibir novos delitos. O crime de estelionato pode ser reportado via Delegacia Eletrônica (Deletron) da Polícia Civil do Ceará, pelo site https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/. Os procedimentos serão redistribuídos para as delegacias mais próximas do endereço da vítima ou, nos casos em que o montante investigado seja equivalente ou superior a 80 salários mínimos vigente, a investigação ficará a cargo da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF).

Com informações SSPDS

Lionel Messi chega aos 700 gols na carreira

Lionel Messi chegou ao 700º gol da carreira nesta terça (30). O atacante anotou de pênalti, com cavadinha, no empate do Barcelona em 2 a 2 sobre o Atlético de Madri, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol.

Com a expectativa de chegar à marca histórica, o argentino havia passado em branco nas três partidas anteriores e sua equipe foi superada pelo Real Madrid na liderança da liga.

Se não anotasse nesta terça, ele igualaria seu maior jejum pelo Barcelona desde a temporada 2013-2014, quando ficou quatro jogos sem anotar.

Entre o gol 600 e 700, se passaram pouco mais de dois anos. O 600º da carreira do atacante aconteceu em 5 de março de 2018, contra o mesmo Atlético de Madri.

A marca acontece em um momento conturbado do Barcelona, em que se discute o relacionamento da comissão técnica de Quique Setién com vários jogadores, Messi entre eles. No empate do último final de semana, o argentino deixou um auxiliar do treinador falando sozinho quando este queria lhe dar uma instrução. A partida terminou empatada em 2 a 2.

Com o resultado diante do Atlético, o Barcelona chegou aos 70 pontos, um a menos que o Real, que enfrenta o Getafe na próxima quinta (2)

Dos 700 gols de Messi, 630 foram pelo Barcelona e 70 pela seleção argentina, sendo 34 em amistosos. Em partidas válidas por campeonatos, são 666.

Recordista de gols, Pelé marcou 1.282 vezes, sendo 515 em amistosos e 767 em jogos oficiais.

Com informações Uol Notícias via Folha de S.Paulo

NASA desenvolve colar para combater propagação da Covid-19

O Jet Propulsion Lab da NASA criou um colar especial que o vai ajudar a adotar hábitos mais seguros durante esta pandemia de Covid-19. De nome Pulse, este colar é capaz de vibrar sempre que a mão se aproxima do rosto.

Segundo o CNet, o Pulse foi desenvolvido por três colaboradores da agência espacial e faz uso de um sensor de proximidade para alertar o utilizador. Apesar de se mostrar eficaz, a NASA alerta que o colar sozinho não é capaz de impedir a propagação do vírus e que é necessário adotar outras medidas de segurança como o uso de máscara e distanciamento social.

O colar Pulse não está disponível para compra mas qualquer pessoa pode fazer a sua própria versão, uma vez que o design é ‘open source’ e está acessível a todas as pessoas que tenham uma impressora 3D.

Com informações Notícias ao Minuto

Governo anuncia mais duas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600

Desde que foi decretada a pandemia mundial, e o isolamento social foi recomendado para evitar o contágio pelo novo coronavírus, o governo brasileiro ofereceu um auxílio emergencial no valor de R$ 600, para 60 milhões de trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados.

Inicialmente, o benefício foi criado para ter três parcelas, mas agora o governo decidiu prorrogar o auxílio por mais duas parcelas. Em cerimônia na tarde desta terça-feira (30) o presidente Jair Bolsonaro anuncia a prorrogação do benefício.

Com informações IstoÉ via Agência Brasil


ACOPIARA: BOLETIM COVID-19 DESTA TERÇA-FEIRA (30)


FUTEBOL: Dirigentes de clubes cearenses se reúnem com Bolsonaro

Os presidentes dos times Fortaleza e Ceará, Marcelo Paz e Robinson de Castro, respectivamente, participaram de reunião nesta terça-feira (30), com o presidente Jair Bolsonaro, e representantes de outros clubes nacionais. Em pauta, a Medida Provisória 984, que concede os direitos de transmissão para o time mandante da partida. 

De acordo com o advogado André Sica, que participou da reunião, há uma controvérsia entre os clubes e a Turner, que busca o fim do contrato sem pagamento de multa. Os times justificam que a rescisão ocorre na pandemia do novo Coronavírus, que suspendeu todos os campeonatos no país. 

Os presidentes ainda pediram apoio de Bolsonaro para a alteração da Lei da TV Paga, para que os grupos possam produzir conteúdo esportivo. O chefe do Executivo afirmou que acompanhará a tramitação.

Com informações Cnews

NOMEADO PARA O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PEDE DEMISSÃO

O ministro da Educação, Carlos Decotelli, anunciou pedido de demissão nesta terça-feira (30), cinco dias após ser nomeado para cargo pelo presidente Jair Bolsonaro. O agora ex-ministro confirmou a saída à reportagem. A demissão foi a maneira encontrada pelo governo federal para encerrar a crise criada com as incorreções no currículo divulgado por Decotelli.

Para o cargo no MEC, voltaram a ser cogitados o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, o ex-assessor do Ministério da Educação Sérgio Sant'Ana e o conselheiro do CNE (Conselho Nacional de Educação) Antonio Freitas, que é pró-reitor na FGV e cujo nome aparecia como orientador do doutorado não realizado por Decotelli.

Constava no currículo de Decotelli um doutorado pela Universidade Nacional de Rosario, da Argentina. O reitor da instituição, Franco Bartolacci, negou que ele tenha obtido o título, informação antecipada pela coluna Mônica Bergamo. Há ainda sinais de plágio na sua dissertação de mestrado.

Em declaração na noite de segunda-feira (29), após encontro com Bolsonaro, ele negou o plágio e disse que continuava ministro.

Títulos contestados

Em seu currículo, Decotelli escreveu ter feito uma pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, na Alemanha, que informou que o novo ministro não possui título da instituição.

Em nota divulgada na noite de segunda-feira (29), a FGV (Fundação Getúlio Vargas) negou que o economista tenha sido professor ou pesquisador da instituição. A informação também constava em seu currículo, inclusive no texto divulgado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) quando assumiu a presidência do fundo em fevereiro do ano passado.

A nova controvérsia irritou Bolsonaro, segundo assessores, que consideraram sua permanência insustentável.

No Palácio do Planalto, porém, havia um receio sobre a repercussão de uma exoneração. A preocupação era de que uma decisão do presidente pudesse fomentar uma crítica pelo fato de Decotelli ser o primeiro ministro negro da atual gestão. Por isso, a saída considerada ideal seria um pedido de demissão, conforme acabou ocorrendo.

Calos Decotteli foi escolhido para suceder Abraham Weintraub, que deixou o cargo após uma série de polêmicas com o STF (Supremo Tribunal Federal).

A escolha de seu nome ocorreu como forma de dar uma imagem técnica ao MEC. Mas os problemas com o currículo provocaram efeito inverso, ridicularizando o governo, exatamente em um momento de necessidade de um sinal de seriedade com a educação.

Sem posse

Na manhã de segunda-feira (29) a situação de Decotelli ficou fragilizada. A cerimônia de posse, esperada para o dia, foi desmarcada. Com a série de polêmicas, Decotelli perdeu apoio inclusive entre quem o respaldava antes, sobretudo entre os militares.

O professor havia feito parte da transição do governo no grupo, de forte presença militar, que discutia educação. Com a indicação de Ricardo Vélez Rodríguez para o comando da pasta, ele assumiu o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), onde teve uma atuação apagada.

Deixou o cargo em agosto de 2019 depois que o governo negociou a entrega do cargo a nome indicado de partidos como DEM e PP. Rodrigo Sergio Dias seria demitido no fim de 2019 e, após gestão de funcionária de carreira,o órgão voltou para o centrão neste ano.

Cotados

Entre os nomes mais cotados para o cargo, Sérgio Sant'Ana é quem tem ligação mais estreita com seguidores do escritor de Olavo de Carvalho, influente no governo Bolsonaro. Além disso, também é próximo do setor privado de ensino superior. Antes de ingressar no MEC, foi advogado de grupos educacionais.

Além deles, o professor Gilberto Garcia também surge como opção. Garcia foi presidente do CNE, reitor da Universidade Católica de Brasília e da Universidade São Francisco (SP), onde leciona atualmente. Colabora com a campanha a favor de Garcia o fato de ele ser pardo e frei, além de contar com boa articulação com o setor educacional e com políticos.

O núcleo militar passou a defender também o nome do professor Marcus Vinicius Rodrigues, ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que ajudou na transição do governo.

Com a possibilidade de uma mudança, deputados e senadores passaram a apoiar que a pasta seja comandada por um parlamentar. O nome favorito no Poder Legislativo é o do senador Rodrigo Pacheco (DEM-RO).

Continua no páreo o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior), Benedito Aguiar, que é evangélico e tem apoio de parlamentares religiosos.

Com informações Diário do Nordeste

ACOPIARA: DISTRIBUIÇÃO DE TOTENS DE ÁLCOOL EM GEL PELA CIDADE

A Prefeitura de Acopiara através da Secretaria da Saúde realiza todos os dias ações contra a covid 19 e nesta terça-feira, dia 30 de junho sua equipe iniciou a realização da distribuição de totens de álcool em gel em diversas ruas, avenidas e logradouros públicos da cidade.

O álcool gel antisséptico é de extrema eficiência porque ao entrar em contato com a pele, elimina 99,9% dos vírus e bactérias em poucos segundos.







Menos da metade da população está empregada no Brasil


A taxa oficial de desemprego no Brasil subiu para 12,9% no trimestre encerrado em maio, atingindo 12,7 milhões de pessoas, com um fechamento de 7,8 milhões de postos de trabalho em relação ao trimestre anterior. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) divulgada nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar chegou a 49,5% no período, queda 5% em relação ao trimestre até fevereiro. É mais baixo nível da ocupação desde o início da pesquisa, em 2012.

A taxa de desocupação passou de 11,6%, no trimestre até fevereiro, para 12,9% no trimestre terminado em maio, atingindo 12,7 milhões de desempregados. São mais 368 mil pessoas à procura de trabalho em relação ao trimestre anterior. No mesmo período, 7,8 milhões de pessoas saíram da população ocupada, uma queda de 8,3%.

O número de empregados com Carteira de Trabalho assinada no setor privado, que não inclui trabalhadores domésticos, recuou para 31,1 milhões. O IBGE informou que esse é o menor nível da série, 7,5% abaixo, ou menos 2,5 milhões de pessoas do trimestre anterior e 6,4% abaixo, menos 2,1 milhões de pessoas do mesmo período de 2019.

Com informações Cnews

Estelionatário que cobrava até R$ 5 mil em troca de 'alô' em lives de cantores é investigado pela polícia no Ceará


Um homem que se apresenta às vítimas como 'Júnior CDs' é suspeito de praticar o crime de estelionato em Fortaleza. De acordo com apuração do G1, o suspeito se passava por pessoas ligadas a cantores e empresários de forró para obter vantagem financeira em cima de pessoas que pagavam para receber 'alô' nas lives de música e terem suas marcas divulgadas pelos artistas. 

A Polícia Civil do Ceará informou que foi registrado um boletim de ocorrência na Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) referente à denúncia de estelionato. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou "um homem estaria aplicando golpes utilizando o nome de uma empresa de Fortaleza". O suspeito já foi identificado, segundo a polícia.

Vítimas e empresários apontaram Murilo Pompeu de Amorim Júnior como suspeito pelo crime. Conforme uma empresária, que preferiu não ter sua identidade revelada, há quase duas semanas ela pagou R$ 2 mil antecipados à Murilo em troca do cantor Xand Avião e a esposa dele, digital influencer Isabele Temóteo falarem sobre a marca dela durante uma live de São João.

"Foram 70 dias de loja fechada. Estava na expectativa por esta retomada e queria alavancar as vendas. Ele ligou dizendo que queria R$ 4.500, depois ficou em R$ 3.500. Paguei R$ 2 mil antecipado. Assisti a live toda e nada. Me prometeu que a Isabele Temóteo ia vestir cinco looks. Até que eu cansei. Agora eu soube que ele aplica esses golpes há cinco anos e a Polícia não prende esse cara. Quando eu disse que era um golpista ele ficou rindo de mim", contou a empresária.

Murilo Pompeu negou às acusações e disse estar aguardando oficialmente a informação que há Boletim de Ocorrência contra ele: "Se chegar algo para eu resolver, eu resolvo. Nunca quis fazer mal a ninguém. Se alguém foi à delegacia denunciar, eles que interpretaram mal, se posicionou.

O cantor Xand Avião esclareceu por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais que os nomes dele e da esposa, a digital influencer Isabele Temóteo, foram utilizados pelo estelionatário.

“Um fato desagradável, digamos assim. Tem um indivíduo usando meu nome e o nome da minha esposa para vender cotas de menções em shows, gravações de CDs, lives. Essa pessoa nunca trabalhou comigo, não sei quem é. Peço para as pessoas terem muito cuidado”, ponderou o cantor.

Histórico

A informação que 'Júnior CDs' aplica golpes há anos também foi destacada por Watila Oliveira, empresário da WS Shows. Conforme Oliveira, o nome do irmão, Wesley Safadão, também já foi utilizado indevidamente diversas vezes por Murilo Pompeu de Amorim Júnior.

"Esse Junior CDs faz isso há alguns anos, cobra, em média, R$ 5 mil. Na correria, acabamos deixando esta história para lá. Agora, uma prima me ligou dizendo que estava acontecendo de novo.

Fiz boletim de ocorrência contra ele semana passada. As pessoas chegam no escritório nos cobrando, dizendo que fechou com gente da nossa equipe e quando vamos ver se tratou de um golpe. Nós queremos Justiça contra ele, queremos ele seja preso", afirmou Watila.

Segundo a SSPDS, o caso permanece sendo apurado e "mais detalhes serão passados em momento oportuno para não atrapalhar as investigações".

Com informações G1

SP: Datena desiste oficialmente de concorrer nas eleições 2020

O jornalista José Luiz Datena, filiado ao MDB, deu "bom dia" aos seus ouvintes na Rádio Bandeirantes às 10h desta terça-feira, 30. Com isso, ele desiste oficialmente de concorrer nas eleições municipais deste ano. Isso porque, caso quisesse disputar o cargo de prefeito ou de vice-prefeito de São Paulo, como chegou a cogitar, ele teria que encerrar suas atividades no rádio e na televisão até ontem, prazo final estipulado pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mesmo com o adiamento da data da eleição, em discussão na Câmara dos Deputados, este prazo não deve mudar. Segundo o texto aprovado no Senado, as prorrogações valerão apenas para os que ainda não venceram, e não atinge os já vencidos. Deputados, porém, ainda podem alterar a proposta antes de aprová-la.

Até pouco antes de entrar no ar, Datena dizia ainda estar em dúvida. No entanto, ele já tinha avisado ao partido que a tendência era não se lançar candidato neste ano, alegando a dificuldade de fazer campanha em meio à pandemia do coronavírus. O Estadão apurou que a pressão da grupo Bandeirantes, onde Datena é o principal apresentador, pesou na decisão.

"O projeto inicial sempre foi Senado 2022. Datena é e sempre será um nome forte em São Paulo", disse Baleia Rossi, presidente nacional do MDB. Uma das possibilidades era o apresentador concorrer como vice na chapa do atual prefeito, Bruno Covas (PSDB).

Com um histórico de desistências na corrida eleitoral, o jornalista, ao se filiar ao MDB em 4 de março, disse que tudo indicaria que sairia candidato. "Dessa vez, eu acho que vou mesmo (sair candidato), difícil não ir, porque senti que tenho condição de colaborar", afirmou ao Estadão.

Em fevereiro, Datena já tinha admitido em entrevista ao jornal que poderia ser vice de Covas e, na ocasião, marcou posição tentando se distanciar do presidente Jair Bolsonaro, que o queria como candidato em São Paulo. "Eu já tive um contato com ele (Bolsonaro) dizendo que ele está completamente liberado de me apoiar. Ele pode apoiar outra pessoa. Ele está liberado disso", afirmou na época.

Em abril, em outra entrevista ao Estadão, Datena admitiu pela primeira vez que poderia não participar das eleições, diante das mortes e da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. "Não é minha prioridade, estou vendo tanta gente morrer, tanta gente passando fome, que não é minha prioridade. Estou vendo que meu papel como jornalista está sendo importante para ajudar as pessoas. Eu não sei se seria o momento de parar agora", disse o apresentador na ocasião.

Na época, ele indicou que poderia adiar a entrada na vida política para concorrer ao Senado em 2022, que era sua pretensão inicial ao se filiar ao MDB. "Hoje não me faria falta a eleição. Sei lá, talvez eu aguarde para mais tarde para o Senado, o que eu sempre quis", afirmou.

Com informações Notícias ao Minuto via Estadão Conteúdo

Renato Aragão deixa a Globo após 44 anos

Como tem feito com outros profissionais veteranos ligados ao entretenimento, a Globo comunicou a Renato Aragão que não vai renovar o seu contrato, que se encerra nesta terça-feira (30). O criador de Didi Mocó esteve ligado à emissora por 44 anos.

Em conversa com o UOL, o ator e humorista de 85 anos reiterou a disposição de seguir em frente: "Para mim, ampliou meus projetos. Você não sabe como eu estou gostando. É uma nova etapa. Não paro nunca, sempre trabalhando. Eu me considero meio máquina, meio humano", diz.

Sobre a longa trajetória na Globo, Renato observa: "Muita alegria". E elenca: "Primeiro, Os Trapalhões. São 20 anos de sucesso contínuo. Criei o Criança Esperança, que também foi uma maravilha. Depois a Turma do Didi. Fiz muita coisa, tive muita alegria na TV Globo, não tenho nada de ruim para falar. Estou muito feliz com ela".

E acrescenta: "Nós chegamos a um acordo. Contrato é uma coisa simbólica. Continuo trabalhando na Rede Globo por projetos pontuais e faço projetos em outras plataformas. É a oportunidade de fazer também em outro lugar", diz ele.

O humorista não revela com quem está conversando. "Não posso falar porque são coisas em negociação". Mas especula-se que há projetos sendo discutidos na Netflix e na Amazon.

À frente dos Trapalhões, Renato Aragão estreou na Globo em 1977, após três anos (1974-76) na Tupi. Exibido aos domingos, antes do "Fantástico", o humorístico ficou no ar até agosto de 1995. As mortes de Zacarias (1934-1990) e Mussum (1941-1994) levaram ao fim do programa.

Em 1998, Renato estreou outro dominical, "A Turma do Didi", exibido até 2010. Também gravou inúmeros especiais neste longo período na emissora carioca, além de ter sido por muito tempo a cara da Globo na campanha Criança Esperança.

O último trabalho na emissora ocorreu em 2017. A Globo ensaiou uma volta dos Trapalhões, num formato híbrido, que não funcionou bem. Didi e Dedé Santana interagiam com um quarteto formado por Didico (Lucas Veloso), Dedeco (Bruno Gissoni), Mussa (Mumuzinho) e Zaca (Gui Santana), sobrinhos dos personagens originais. A experiência rendeu apenas uma temporada, de dez episódios.

Em paralelo à atividade na televisão, Renato já protagonizou 42 filmes, realizados entre 1965 e 2017. O último foi "Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood". Um novo projeto, com a Globo Filmes, foi adiado, segundo ele próprio informou em abril .

Sintonizado com as novas mídias, Renato abriu uma conta no Instagram, que hoje tem 3,5 milhões de seguidores. E esta semana comemorou 1 milhão de seguidores no TikTok, a rede social do momento. "É uma brincadeira séria", diz.

"Não paro de trabalhar", repete Renato. "Tenho muitas ideias acumuladas. Está tudo na fila. Didi tem projetos de filmes e seriados. Muita coisa boa para lançar daqui a pouco".

A situação de Renato é semelhante a que enfrentaram nos últimos meses Aguinaldo Silva, Miguel Falabella, Zeca Camargo, Vera Fischer e José de Abreu, entre outros. A Globo não renovou os contratos destes profissionais, argumentando estar implantando um novo modelo de "gestão de talentos".

Cortando custos, a emissora deixa aberta a possibilidade de voltar a contratar estes profissionais experientes por obra, para a realização de trabalhos específicos.

Em nota postada no Instagram nesta manhã, Renato Aragão comentou a sua nova situação:

"São 44 anos de estrada e me vejo diante há uma mudança! São novos tempos, novos parceiros, novos projetos e novos desafios. Minha grande parceira durante esses anos foi a Rede Globo, que me acostumei a chamar de minha casa. Mas diante a novos tempos e políticas internas de contratação, vamos iniciar uma nova fase e trabalhos pontuais. Tenho em minha vida pessoal e profissional a fluidez e o equilíbrio, vou onde meu público espera que eu esteja e melhor ainda, onde não esperam, pois sempre gostei e gosto de surpreendê-los, e não será diferente nessa nova fase! Já estou com novas oportunidades de trabalho e novos tempos que estão prestes a iniciar."

Com informações Uol Notícias

TSE realiza, até essa terça-feira, consulta sobre impacto da Covid-19 no calendário das eleições municipais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe, até esta terça-feira (30), sugestões sobre os impactos da pandemia de Covid-19 nas Eleições Municipais de 2020. Todas as contribuições serão reunidas na consulta pública que busca ouvir entidades da sociedade civil com o objetivo de ampliar o debate e colher subsídios para adotar as medidas necessárias à realização do pleito no contexto da pandemia.

De acordo com o TSE, as propostas devem ser enviadas por meio de formulário disponível no Portal do Tribunal na internet. As informações recebidas vão contribuir para o debate democrático que está sendo realizado entre a Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional para que seja tomada a melhor decisão a respeito da necessidade ou não de adiamento das Eleições 2020, entre outras providências que precisarão ser tomadas sobre o calendário eleitoral.

Mudanças no calendário

As contribuições tratam, entre outros pontos, das alterações no calendário eleitoral para as Eleições 2020, em especial aquelas que dependam de ato normativo do TSE; e impactos da pandemia de Covid-19 nas diversas fases do processo eleitoral, inclusive na convocação e no treinamento de mesários.

A consulta também busca coletar impressões e sugestões quanto à realização da campanha e à veiculação de propaganda eleitoral; à organização e preparação dos locais de votação; ao processo de votação nos dias do pleito, em 1º e 2º turnos, incluindo a criação, a divulgação e a implementação de processos e protocolos sanitários; à prestação e ao julgamento das contas de campanha dos eleitos; e à diplomação dos eleitos.

Segundo o TSE, poderão apresentar sugestões quaisquer órgãos, associações, fundações, movimentos ou grupos interessados. A manifestação deverá conter dados, como a qualificação do órgão ou entidade, breve descritivo do objeto e histórico do órgão e/ou entidade de até uma página e as contribuições por escrito. Sobre esse aspecto, o Tribunal ressalta a importância da brevidade e objetividade das manifestações e propostas, diante do curto prazo para a apreciação.

Análise das contribuições

As propostas serão avaliadas por um comitê que é integrado por representantes dos diferentes órgãos administrativos e técnicos do Tribunal Superior Eleitoral.

O comitê deverá concluir a análise das manifestações apresentadas até o dia 15 de julho de 2020, quando será divulgado relatório final no Portal do TSE na internet.

Quanto as propostas que dependam de alteração constitucional e/ou legislativa, o Tribunal se limitará a se manifestar sobre a viabilidade técnica e organizacional, bem como sobre a conveniência da implementação das medidas sugeridas no âmbito da Justiça Eleitoral.

Com informações Ceará Agora via Assessoria de Imprensa do TSE

Ex-noiva de Gabriel Diniz diz estar sendo ameaçada de morte há um ano

Karoline Calheiros, que era noiva de Gabriel Diniz, usou suas redes sociais para contar que está sendo ameaçada por um homem que a acusa de ser culpada pela morte do cantor, vítima de um acidente aéreo em maio de 2019. A influenciadora diz que a situação vem acontecendo há mais de um ano.

"Eu não queria dar atenção a isso, mas já está passando dos limites e é bem delicado", afirmou em vídeo.

"Desde que Gabriel faleceu, tem uma pessoa que me odeia, não sei o que se passa na cabeça dele. Ele me perturba todos os dias, perturba meus amigos, diz que eu sou a culpada pela morte de Gabriel, inventa que eu fiz um monte de coisas. Estou tremendo de raiva aqui."

Calheiros afirma que, além de inventar mentiras sobre ela, o homem também ameaçou matá-la. "Ele inventa histórias, de que apaguei minha tatuagem que fiz em homenagem ao Gabriel, de que sou brigada com a família dele... eu estava até ontem com a família do Gabriel, mas não preciso mostrar. Eu não devo satisfação da minha vida para ninguém", avaliou. "Essa é uma pessoa perturbada, mal amada e que me ameaça de morte todos os dias."

"Isso acontece todos os dias desde que Gabriel faleceu", reclamou. "Já procurei a polícia e as coisas estão se encaminhando, para que a gente possa tomar medidas legais, para que encontrem essa pessoa e ela pare de fazer isso. Isso não é legal. Eu não desejo isso para ninguém, é perturbador."

Ela explicou por que decidiu expor o assunto apenas agora. "Demorei muito pra expor isso aqui. Já faz um ano que ele faz isso comigo", disse. "Tenho certeza que ele está feliz me vendo aqui nervosa e falando com vocês. É isso que ele quer. Ele quer atenção. Enfim, vou buscar as medidas cabíveis pra encontrar essa pessoa e entender o porquê dele fazer isso."

Com informações Notícias ao Minuto via Folhapress

CEARÁ: Tremor de terra é registrado

Um tremor de terra de magnitude 1.8 foi registrado em Groaíras, no Norte do Ceará. O evento ocorreu às 17h07 desta segunda-feira (29), segundo nota do Laboratório Sismológico (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Até o momento, não há relatos da população de que esse tremor tenha sido sentido.

O LabSis mantém o monitoramento contínuo da sismicidade do Nordeste e reporta os eventos regularmente à Defesa Civil do estado.

Segundo o geofísico do LabSis, Eduardo Menezes, o estado do Ceará é uma região sismicamente ativa: "Existe uma falha geológica que está em processo de acomodação. É um fenômeno que ocorre naturalmente, mas em uma escala de tempo que pode levar centenas ou milhares de anos", detalhou Menezes.

Com informações Cnews

CEARÁ: Sargento e cabo da PM são baleados em confronto e um suspeito morre

Dois policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Choque (CPCHOQUE) ficaram feridos após serem baleados durante um confronto com homens armados na rua Ana Laura, no bairro Urucunema, no município de Eusébio. O caso aconteceu por volta de 21h segunda-feira (29).

De acordo com a Polícia Militar, o sargento e o cabo da PM estavam em serviço, chegando a um matagal, quando homens armados começaram a atirar. Os dois agentes foram atingidos na perna.

Os policiais foram socorridos para uma unidade de saúde do município e, em seguida, foram transferidos para Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro. O estado de saúde deles é estável.

Um dos suspeitos também foi baleado durante a troca de tiros. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. 

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoou o local e equipes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e do Cotam realizaram buscas na região para tentar capturar os atiradores.

Durante a ação, a polícia apreendeu duas pistolas. A Polícia Militar afirmou que deve divulgar novas informações sobre a ocorrência posteriormente.

Com informações Diário do Nordeste

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Novo vírus da gripe com 'potencial pandêmico' é descoberto na China

Uma nova cepa do vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia foi identificada na China, segundo um novo estudo.

Essa linhagem surgiu recentemente e tem os porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos, dizem os autores da pesquisa.

Os cientistas estão preocupados com o fato de que ela poderia sofrer uma mutação ainda maior e se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e desencadear assim um surto global.

Eles dizem que a cepa tem "todas as características" de ser altamente adaptável para infectar seres humanos e precisa ser monitorada de perto.

Como se trata de uma nova linhagem do vírus influenza, que causa a gripe, as pessoas podem ter pouca ou nenhuma imunidade a ela.

Ameaça pandêmica

Uma nova cepa do influenza está entre as principais ameaças que os especialistas estão monitorando, mesmo enquanto o mundo ainda tenta acabar com a atual pandemia do novo coronavírus.

A última gripe pandêmica que o mundo enfrentou, o surto de gripe suína de 2009 que começou no México, foi menos mortal do que se temia inicialmente, principalmente porque muitas pessoas mais velhas tinham alguma imunidade a ela, provavelmente por causa de sua semelhança com outros vírus da gripe que circulavam anos antes.

O vírus da gripe suína, chamado A/H1N1pdm09, agora é combatido pela vacina contra a gripe que é aplicada anualmente para garantir que as pessoas estejam protegidas.

A nova cepa de gripe identificada na China é semelhante à da gripe suína de 2009, mas com algumas mudanças.

Até o momento, não representou uma grande ameaça, mas o professor Kin-Chow Chang e colegas que o estudam dizem que devemos ficar de olho nele.

Qual é o perigo?

O vírus, que os pesquisadores chamam de G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas.

Eles descobriram evidências de infecção recente em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China.

As vacinas contra a gripe atuais não parecem proteger contra isso, embora possam ser adaptadas para isso, se necessário.

Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse à BBC: "No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos".

Embora esse novo vírus não seja um problema imediato, ele diz: "Não devemos ignorá-lo".

Os cientistas escrevem na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências britânica, que medidas para controlar o vírus em porcos e monitorar de perto as populações trabalhadoras devem ser rapidamente implementadas.

O professor James Wood, chefe do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge, disse que o trabalho "vem como um lembrete salutar" de que estamos constantemente sob o risco do surgimento de patógenos e que animais de criação, com os quais os seres humanos têm maior contato do que com a vida selvagem, podem ser uma fonte de vírus pandêmicos.

Com informações Uol Notícias via BBC News

Cidades do interior em lockdown registram elevado fluxo de pessoas nas ruas

No primeiro dia de 'lockdown' nas cidades de Iguatu, Tianguá, Crato, Barbalha e Brejo Santo, a população saiu às ruas em busca de serviços bancários e compras em supermercados. A adesão às medidas rígidas de isolamento social varia entre os centros urbanos, mas o que se observou de um modo geral foi a formação de filas e de aglomerações de moradores.

Essas cinco cidades se somam a outras duas que já estavam em lockdown também por decisão de decreto estadual: Sobral, na zona Norte (há 14 dias) e Juazeiro do Norte, no Cariri cearense (há sete dias).

Salto

A medida de adoção de sistema mais rígido teve por base o crescimento do número de casos e de óbitos por Covid-19 e taxa de ocupação de leitos de UTI e de enfermarias, na última semana.

Em Iguatu, que já estava em lockdown por decisão da gestão municipal desde a última quinta-feira (25), a movimentação nas ruas é reduzida. As principais vias do centro comercial foram fechadas com grades de ferro para impedir o trânsito de veículos.

Há movimentação, entretanto, de pessoas no entorno das agências bancárias, casas lotéricas e correspondentes bancários. “Estou na fila porque preciso receber o benefício social”, disse a dona de casa, Marilena Souza. “Lamento porque as pessoas ficam muito perto uma das outras”. 

Jucileide de Souza é outra dona de casa que veio para a Caixa Econômica Federal enfrentar a fila. “Vou ficar aqui até as 13 horas”, previu. “Acho que o prefeito não devia ter fechado tudo, supermercados, caixas rápidos, porque agora está havendo aglomeração”.

A artesã Tácia Bezerra disse que concorda com o lockdown, mas também reclamou contra o fechamento de bancos desde a última sexta-feira. “Está reabrindo hoje e o resultado é um número grande de pessoas”, contou. “Vim tira dinheiro por meu pai, sogro, sogra e esposo, por quatro pessoas, e em bancos diferentes”.

O subcomandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, em Iguatu, coronel Oliveira, explicou que todas as quatro vias de acesso à cidade estão com barreiras sanitárias e sendo monitoradas. “Nesse primeiro momento, estamos com trabalho educativo”, explicou. “O isolamento mais rígido visa à proteção dos moradores”. 

O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, voltou a pedir o apoio da população. “Somente saiam de casa se for de extrema necessidade. Vamos manter o isolamento social, distância nas filas”, frisou. “O decreto do governo do Estado reforça que estávamos no caminho certo quando nos antecedemos e decretamos lockdown porque os números de casos, infelizmente, vêm crescendo”.

De acordo com o decreto municipal em Iguatu, na segunda, quarta e sexta-feira, postos de combustível funcionam das 7 horas às 11 horas; os supermercados das 14 horas às 22 horas; bancos e lotéricas das 9 horas as 14 horas. Nos demais dias, tudo volta a ser fechado. 

Tianguá

Na cidade de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, foram observadas filas no entorno de bancos e na farmácia municipal para entrega de medicamentos à população. “Hoje é dia de pagamento de aposentadorias, benefícios da Bolsa Família e isso faz com que muitas pessoas viessem à rua”, observou o locutor, Mateus Urias. “Hoje está um dia comum, igual aos outros”.

Nas redes sociais, vários moradores postaram fotos e vídeos e comentaram sobre a movimentação intensa nas ruas da cidade de Tianguá. Nas ruas do Centro foram instaladas barreiras fixas. “Infelizmente, os moradores afastam ou derrubam e passam de motos e carros”, disse o aposentado, Francisco Morais.

“Fui na farmácia pública pegar o meu remédio e não tive coragem de ficar, porque estava entupido de gente”, reclamou o autônomo Val Muniz. 

O Sistema Verdes Mares tentou contato com os secretários de Saúde e de Indústria e Comércio de Tianguá, mas as ligações não foram atendidas. 
Cariri

Na região do Cariri, o quadro não é diferente das demais cidades. Juazeiro do Norte, cidade polo da região, que já estava em lockdown há sete dias, por meio de decreto do governo do Estado, também voltou a registrar movimentação nos bancos, casas lotéricas e entorno dos mercados.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte esclareceu que a rigor as medidas são de isolamento rígido, e não prevê o fechamento de todos os setores, mas que observa a redução no número de veículos em torno de 40% e do fluxo de pessoas nas ruas do centro comercial.

O horário de funcionamento dos mercados públicos foi reduzido das 6 horas às 13 horas. Há fiscais no interior das unidades de abastecimento, obrigatoriedade de uso de máscaras e medição de temperatura de consumidores e vendedores.

Na cidade do Crato, o primeiro dia de lockdown foi dedicado à fiscalização e orientação dos moradores. “Estamos em fase de transição e o que pode funcionar está aberto, mas estamos fiscalizando para evitar aglomerações, proximidades entre as pessoas e fechar o que está proibido de abrir”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Lígia Aquino.

“As praças foram interditadas e esperamos sensibilizar, conscientizar a população, mão não é fácil, os moradores não ajudam”.

O mesmo ocorre na cidade de Brejo Santo que também está no decreto do governo do Estado em adoção de medidas de isolamento mais rígidas. “O povo está nas ruas como se fosse um dia normal e a segunda-feira geralmente é dia de maior movimentação nos bancos e na cidade com a vinda de moradores da zona rural”, observou o comerciário, Carlos Roberto Marques. 

O quadro se repete em Barbalha, porquanto moradores saem às ruas para compra e resolver negócios nas agências bancárias. “O movimento é um pouco menor, mas acho que deveria ter menos agente nos bancos e mercantis”, disse a balconista, Fabrícia Sampaio.

Avaliação 

O presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Nilson Diniz, pontuou que a medida do governo do Estado foi necessária por causa do aumento de casos nos últimos dias. “Foi uma decisão correta e com ela vem o aumento do número de leitos de UTI para dar suporte ao atendimento da população do interior”, disse.

“Não há outro caminho, a não ser o isolamento social rígido, o uso de máscaras e o distanciamento entre pessoas”.

Com informações Diário do Nordeste