Páginas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

CEARÁ: Camilo Santana pede tropas federais para auxiliar segurança

Após a Secretaria de Segurança Pública anunciar medidas para conter as manifestações de policiais militares, o governador Camilo Santana publicou, na tarde desta quarta-feira (19), vídeo comentando sobre os atos realizados pelos agentes e suas esposas. Além de determinar que os envolvidos sejam investigados, o chefe de Estado afirmou que conversa com a União sobre o apoio de tropas federais. 

"Diante desses atos de indisciplina e vandalismo praticados por alguns grupos, determinei que os policiais militares respondam a processo administrativo e disciplinar", disse. "Preservaremos e valorizaremos sempre os bons policiais, a imensa maioria da tropa. Mas aos infratores que violam a lei, realizam motins, a minha determinação é que sejam submetidos a todas as punições previstas em lei. Por outro lado, já mantive o contato com o Governo Federal através do atraves do ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro [...] e solicitar apoio de tropas federais para garantir juntos com nossas forças de segurança, a proteção da população", detalhou. 

O governador afirmou que acompanha todas as manifestações realizadas desde a noite de terça-feira (18). Para Camilo, as ações tem objetivo de espalhar pânico no Ceará. "Como pano de fundo dessas ações criminosas, interesses de pequenos grupos que se aproveitam da boa fé da tropa para mentir, ganhar dinheiro e para se projetar politicamente, especialmente em ano de eleição", explicou. 

REPERCUSSÃO NA ASSEMBLEIA

O deputado Soldado Noelio (Pros) pediu, nesta quarta-feira (19), que o Legislativo mantenha a negociação entre o Poder Executivo e os agentes militares. O parlamentar ressaltou que não adianta tensionar a situação com a tentativa de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). “Essa verba é dada voluntariamente pelos servidores porque eles se sentem representados. Eu sou favorável à investigação das associações, pois o que verão é que elas compram colchões para os batalhões, beliches e tantas coisas que são de obrigação do Governo e que não são oferecidas para a tropa. Mas saibam que essa medida não mudará em nada o clima que está motivando as mobilizações dos policiais”, advertiu.

O deputado Leonardo Araújo (MDB) afirmou que existe parlamentar "tentando desestabilizar a sociedade cearense” e jogá-la contra o Governo do Estado, incitando a paralisação dos agentes de segurança pública. Salmito Filho (PDT) pediu o fim das manifestações. O parlamentar ressaltou ainda que a Polícia existe para defender a sociedade. “A população não pode ser feita de refém. Tem que dar um basta nisso. Temos que a obrigação de defender o povo cearense”, salientou. 

Com informações Cnews