Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2019

ACOPIARA: Mês de junho de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa

A Prefeitura de Acopiara apoiou a iniciativa do Conselho Municipal do idoso em promover uma campanha durante todo mês de junho de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa com ações na sede do município e nos distritos de São Paulinho, Umari e Santo Antônio.

A campanha é alusiva ao dia mundial de combate a violência contra pessoa idosa, celebrado em 15 de junho. O objetivo da data é promover uma reflexão a respeito das condições desse segmento da população, que tem sofrido severas violações de direitos ao longo da história.

Em parceria com os CRAS de Vila Nova, Vila Esperança e Vila Moreiras e com as UBS’s do município os idosos atendidos pelos serviços de assistência receberam participaram de rodas de conversas onde foram debatidos os tipos de violência mais frequentes sofridas por este público e ainda falando sobre a inclusão, o respeito e os seus direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso.

Ainda pela programação foram realizados atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e o São João da Terceira Idade.

De acordo com a Presidente do Conselho do Idoso, Nívia Albuquerque, para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, é necessário trabalhar intensamente na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos.

As ações da campanha foram realizadas nos 11/06 (São Paulinho e Sede), 12/06 (Vila Esperança), 13/06 (Vila Nova e Vila de Umari), e ainda no dia 14/06 com participação de técnicos e da presidente do Conselho Municipal do Idoso em entrevista na Rádio Carinhosa e também nos dias 27/06(no distrito de Santo Antônio e Moreiras) e no dia 28/06 na comunidade de Escuro.