Uma criança de seis anos morreu depois de inalar uma grande quantidade de fumaça em um incêndio que atingiu uma residência na manhã desta quarta-feira (2), no Bairro Jardim América, em Fortaleza. Outras duas pessoas que estavam na casa, um homem de 53 anos e um adolescente, foram levadas ao hospital devido à fumaça.
Segundo a capitã do Corpo de Bombeiros Juliane Freire, o incêndio de pequenas proporções atingiu a cozinha da residência. As pessoas não conseguiram sair do local e ficaram feridas.
Moradores acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estava em uma base operacional próximo ao local do ocorrido.
Os socorristas arrombaram a porta da residência e viram um homem desacordado no local. O senhor de 53 anos foi retirado e recebeu os primeiros socorros ainda na ambulância. Logo depois, o profissional do Samu voltou à residência e salvou retirou a criança e o adolescente, que estavam desacordados no banheiro da casa.
Os bombeiros entraram na residência e controlaram o fogo antes que as chamas atingissem toda a casa. O local foi isolado.
Socorro
De acordo com o gerente do Samu Fortaleza, Daniel Lima, o homem sofreu queimaduras superficiais em cerca de 80% do corpo. O adolescente passou mal devido à inalação da fumaça. Ambos foram levados ao Instituto Dr. José Frota (IJF), onde seguem internados.
Já a criança ficou desacordada e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Uma ambulância com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) móvel também foi acionada para prestar socorro ao garoto.
Os médicos realizaram os atendimentos para tentar reanimar a criança, mas o garoto não resistiu. Segundo Lima, a criança faleceu por conta da inalação de monóxido de carbono e de outras substâncias tóxicas.
"Infelizmente a criança não resistiu, mesmo com o trabalho do Samu. Mas devemos destacar o trabalho dos socorristas que entraram na casa e conseguiram salvar as outras pessoas e evitar que acontecesse algo pior", disse Daniel Lima.
Os socorristas Daniel Ferreira dos Santos e Alclevânio de Lima Lopes, que resgataram as vítimas, também passaram mal por causa da fumaça e foram levados para o hospital. Eles receberam atendimentos médicos e em seguida foram liberados.
Fonte: G1