Os últimos dias de campanha em Fortaleza foram de intensa movimentação nos comitês centrais dos candidatos Capitão Wagner (PR) e Roberto Cláudio (PDT). Além da participação de militantes, voluntários e parlamentares envolvidos diretamente na disputa, os postulantes ainda contarão com o apoio de lideranças políticas e gestores municipais que estarão participando do pleito, desde as carreatas neste sábado até o fim da votação, às 17 horas do domingo.
Durante toda a sexta-feira, os candidatos se prepararam para o debate na TV Verdes Mares, visto o alcance que o programa tem junto ao eleitorado fortalezense, e por ser o último antes da disputa. No entanto, nos comitês de campanha, vereadores, deputados, coordenadores e militância trabalhavam na distribuição de material, bem como estudavam os passos a serem dados nas 48 horas restantes em busca de votos.
Neste sábado, no período da manhã, está marcada a realização de uma reunião com todos os vereadores eleitos que apoiam Roberto Cláudio. Na quinta-feira à noite, os ex-governadores Cid e Ciro Gomes, ao lado do governador Camilo Santana, participaram de encontro no comitê central do pedetista, no qual orientaram a militância presente a se dedicar cada vez mais nas horas que restam até o pleito, visto que a chamada "Onda Azul", de Capitão Wagner também tinha chegado a muitos bairros da cidade.
Apoio do Interior
Durante toda a sexta, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), recebeu vereadores e prefeitos de outros municípios que vão se dedicar à campanha no domingo. Segundo ele, muitos gestores eleitos de outras cidades estão chegando a Fortaleza para dar apoio à campanha de Roberto Cláudio. Zezinho tem sido responsável por receber tais líderes políticos na Capital.
Estas lideranças buscam orientar moradores oriundos do Interior a votarem no prefeito que tenta reeleição. Na manhã de sexta, além de Zezinho, compareceram ao comitê de Roberto Cláudio os vereadores Marco Aurélio (PSD), Iraguassu Filho (PDT) e o ex-deputado Mário Hélio (PMN).
Já a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, ficou responsável por fazer carreatas com vereadores pelos bairros da cidade enquanto Roberto Cláudio se preparava para o debate da noite. Ao longo desta sexta-feira, cinco carretas foram programadas para ocorrerem em todas as regionais da Capital.
Neste sábado, conforme informou a assessoria da campanha, a carreata do candidato deve ter início por volta das 13 horas. O pedetista será acompanhado do candidato a vice-prefeito, Moroni Torgan (DEM), bem como de lideranças políticas, dentre elas Cid Gomes e Ciro Gomes, que intensificaram participação na campanha do correligionário neste segundo turno.
Últimas orientações
No comitê central da campanha de Capitão Wagner não havia qualquer programação marcada para ocorrer nesta sexta, mas a militância esteve presente no local para acompanhar as orientações dos últimos dias de trabalho antes da eleição e também solicitar material de campanha.
O candidato do PR, assim como Roberto Cláudio, aproveitou o dia para descansar antes do debate na TV Verdes Mares. Enquanto o Diário do Nordeste esteve no comitê, lideranças políticas do PMDB oriundas do Interior chegaram para reunião com a coordenação de campanha em busca de orientações.
Assim como a campanha pedetista, Capitão Wagner convocou prefeitos e vereadores do Interior, principalmente da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), para trabalhar no dia do pleito. Foram chamados dirigentes das siglas que apoiam o candidato oriundos de cidades como Canindé, Pacatuba e Aquiraz.
Denúncia
A coordenação da campanha do candidato, inclusive, chegou a dizer que fará uma denúncia ao Ministério Público Eleitoral, pois a candidatura de Roberto Cláudio, segundo acusou, estaria fretando veículos para trazer militância paga para trabalhar no dia do pleito em Fortaleza.
Nestes dois dias, os senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB), além de Roberto Pessoa (PR), vão atuar nas carreatas de Capitão Wagner. O presidente da sigla peemedebista já está em Fortaleza e trabalhará na articulação dos eventos da campanha de Capitão Wagner.
A participação do tucano e do peemedebista só foi possível nesta reta final da campanha, por conta da agenda dos dois em Brasília e ao lado de outras candidaturas no Interior do Ceará. Segundo Capitão Wagner, os dois são seus aliados políticos, mas não "padrinhos", e não terão qualquer "ingerência" sobre seu modo de administrar a Prefeitura de Fortaleza, caso se consagre vitorioso neste domingo, dia 30.
Fonte: Diário do Nordeste