Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Briga de torcidas: Uma morte e vários presos após confrontos em SP

Uma pessoa morreu na manhã de ontem durante uma briga entre integrantes das torcidas organizadas Gaviões da Fiel, do Corinthians, e Mancha Verde, do Palmeiras. A vítima passava próximo à Estação São Miguel Paulista, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na zona leste de São Paulo, quando foi atingida por um tiro disparado do meio da confusão entre cerca de 50 torcedores das organizadas. O pedestre morreu antes do socorro chegar ao local. Ele estava sem documentos e até o fechamento desta edição não havia sido identificado. Este foi apenas um dos vários tumultos registrados em pelo menos três pontos da Grande São Paulo, causados pelo confronto entre torcedores.

Além do conflito em São Miguel Paulista, a estação Brás do metrô e o bairro Jardim Santa Francisca, em Guarulhos, também registaram tumultos as torcidas rivais.

Segundo a polícia, o primeiro confronto aconteceu por volta das 10h20min. Três pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia. Com ele foram apreendidas barras de ferro e pedaços de madeira.

Por volta das 11h50min, um outro confronto foi registrado na Estação Brás do metrô, o que provocou a redução da velocidade dos trens por cerca de uma hora e paralisou a linha durante alguns minutos. Houve depredação nos trens.

À tarde, em Guarulhos, a Guarda Civil prendeu 25 torcedores após briga no bairro Jardim Santa Francisca. Com os suspeitos foram apreendidos fogos de artifício e barras de ferro.

Após o jogo
Depois da partida, três torcedores do Palmeiras foram espancados próximo ao estádio do Pacaembu, onde os times se enfrentaram pelo Campeonato Paulista. Segundo a PM, 29 suspeitos, incluindo integrantes da Gaviões, foram presos e levados a uma delegacia.

As três vítimas foram levadas ao pronto-socorro do Hospital das Clínicas. Duas foram liberadas e outra seguia internada. De acordo com a PM, ela estava em estado grave.

O confronto ocorre um dia depois da prisão de um torcedor da Mancha Alviverde (antiga Mancha Verde), do Palmeiras, suspeito de agredir o presidente da torcida Gaviões da Fiel, Rodrigo de Azevedo Fonseca, em março deste ano. Na casa do torcedor palmeirense foram encontradas drogas, além de balanças e outros objetos. Ele foi preso por tráfico de drogas e será indiciado por lesão corporal grave, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

O clássico paulista terminou com a vitória do Palmeiras, por 1 a 0.