O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor Fortaleza (Procon Fortaleza) anunciou nesta segunda-feira (26) que está investigando a empresa Motorola Brasil após denúncias de que smartphones da marca apresentaram problemas no display.
Segundo o Procon, consumidores da capital cearense relataram que as telas dos aparelhos da série Moto X 2ª Geração trincavam facilmente, em quedas com menos de 10 centímetros de altura, diferente do que a empresa anunciou em relação à resistência do produto a quedas.
Ainda de acordo com o Procon, autorizadas da Motorola cobram até R$ 850,00 para o conserto do display. O órgão também informou que as reclamações sobre esse tipo de problema cresceram 102% este ano, quando foram registrados 140 registros contra a fabricante no período de 1º de janeiro a 26 de outubro de 2015. Durante todo o ano de 2014, foram contabilizados 69 reclamações.
A empresa tem 10 dias para apresentar as justificativas e solução dos problemas relatados pelos consumidores.
Em nota, a Motorola disse que não recebeu notificação oficial do Procon de Fortaleza até esta segunda-feira. A empresa alegou que "não fez nenhuma comunicação aos consumidores informando que o Moto X 2ª geração possui tela resistente a quedas e impactos". Ainda de acordo com a nota, a tela do Moto X 2ª geração é equipada com Corning Gorilla Glass 3, tecnologia que oferece maior proteção contra riscos do que o vidro comum.
O Procon ressalta que Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece o prazo de até 30 dias para a empresa consertar o vício ou defeito do produto. Caso não ocorra o conserto nesse prazo, o consumidor pode solicitar alternativas previstas no CDC. Os consumidores que passarem pelo mesmo problema podem abrir reclamação no site do órgão.
Fonte: G1