Há 46 anos, era criada a internet. No dia 2 de setembro de 1969, foi feita a primeira troca de mensagens por meio de computadores. O teste foi realizado por cientistas da Universidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria, período de conflitos ideológicos entre a extinta União Soviética e os Estados Unidos. O Departamento de Defesa Norte-Americano criou a Arpnet para comunicação em caso de destruição dos meios convencionais de telecomunicações.
Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi importante para o meio acadêmico. Com o tempo, outras empresas criaram as próprias redes de comunicação, formando a rede das redes.
A data de criação da internet, no entanto, é controversa. Outras datas importantes poderiam ser citadas. Uma delas, é o início de 1983, quando computadores da Arpnet foram obrigados, pelo grande número de sites, a adotar o protocolo TCP / IP, usado ainda hoje. Já a famosa World Wide Web (WWW) foi criada em março de 1989, na Inglaterra. E por fim, em 1993 foi desenvolvido o primeiro navegador Mosaic.
A rede de computadores cresceu e expandiu na década de 1990. Para facilitar o uso, surgiram vários navegadores, chamados browsers, como Internet Explorer e o Netscape Navigator. A Internet foi popularizada e passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes colhiam informações para pesquisas escolares, enquanto jovens se divertiam em sites de games. As salas de chats tornaram-se pontos de encontro para bate-papos virtuais. Desempregados em busca de empregos começaram a enviar currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente meio para melhorar os lucros e as vendas online dispararam.
A Internet chegou ao Brasil em 1988. No ano seguinte, o Ministério de Ciência e Tecnologia, criou a Rede Nacional de Pesquisas, com objetivo de coordenar os serviços de acesso à Internet.
A partir de 2006, houve o avanço das redes sociais. Já em 2014 foi aprovado e sancionado o Marco Civil da Internet. A lei estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para a utilização da rede no Brasil.