A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou chuvas, na manhã de hoje, em 18 municípios cearenses. As maiores precipitações ocorreram em Crateús, com 47 mm, Nova Russas com 38,5 mm e Pacatuba, com 33,2 mm. Em algumas cidade, como as localizadas nos Sertões de Canindé, a mudança do tempo trouxe esperança para os moradores de uma quadra invernosa mais favorável do que a registrada no ano passado.
Segundo o meteorologista Leandro Valente, o ciclo chuvoso deve permanecer também no dia de amanhã, com maior concentração na faixa litorânea. Além dos Sertões dos Inhamuns, as chuvas na manhã de hoje foram intensas na Região Metropolitana de Fortaleza. Para a Funceme, o fenômeno, que começou na noite de sexta-feira passada, não funciona como indício da qualidade da quadra chuvosa na região para este ano.
Nos Sertões de Canindé, mesmo com chuvas de pequenas precipitações, os moradores comemoraram a mudança de clima e renovam as esperanças em relação ao inverno de 2015. Na tarde de sexta-feira choveu na sede do Município, deixando algumas ruas cheias de poças de lamas, devido às péssimas condições de drenagem das artérias.
Na Fazenda Monte Orebe, a cinco quilômetros da sede, as chuvas foram mais intensas. Demorou 23 minutos o suficiente para alterar o clima e deixar a terra bem molhada. Para a professora Sandra Maria da Silva que reside na localidade, isso deixa o sertanejo esperançoso.
Hoje o tempo continua nublado em toda a extensão territorial da região. A temperatura que antes atingia até 38 graus, hoje chega a 29. No dia 24 de dezembro choveu em Canindé. Voltou a chover no dia 30 e duas chuvas em 2015, dia 1º de janeiro e no dia 2.