Do Nobel colombiano Gabriel García Márquez ao ator americano Robin Williams, passando pelo ex-craque hispânico-argentino Alfredo Di Stefano e pelo comediante mexicano Chaves, estas são algumas das grandes figuras que faleceram em 2014.
JANEIRO:
- 5: NELSON NED (66 anos), cantor e compositor brasileiro, conhecido como "O Pequeno Gigante da Canção", em referência a um distúrbio de crescimento que o permitiu crescer apenas até 1,12 metro. Foi o primeiro latino-americano a vender um milhão de discos nos Estados Unidos, em um total de mais de 45 milhões vendidos no Brasil e no exterior durante a sua carreira. Sua canção de maior sucesso, "Tudo Passará", foi composta em 1969.
- 11: ARIEL SHARON (85 anos), morreu após oito anos em coma devido a um acidente vascular cerebral (AVC). O ex-general e pilar da direita israelense defendeu ferozmente a colonização para depois decidir pela retirada de Israel da Faixa de Gaza em 2005.
- 14: JUAN GELMAN (83 anos), poeta e jornalista argentino. Militante guerrilheiro em sua juventude, enfrentou as ditaduras militares de seu país, distinguindo-se ao longo de sua vida por seu compromisso político. Em 2007 recebeu o Prêmio Cervantes.
- 20: CLAUDIO ABBADO (80 anos), diretor da orquestra italiana da Scala de Milão, da Orquestra Sinfônica de Londres e da Orquestra Filarmônica de Viena. Senador vitalício, financiava com seu salário bolsas de estudo para jovens músicos.
- 27: PETE SEEGER (94 anos), um dos pioneiros da música folk e da canção de protesto americana pelos direitos civis e contra a guerra do Vietnã, inspirou Bob Dylan, Joan Baez e Bruce Springsteen.
FEVEREIRO:
- 1: LUIS ARAGONÉS (75 anos), jogador e treinador do Atlético de Madrid. O reconhecimento internacional chegou tarde, quando, sob suas ordens, a seleção espanhola conquistou a Eurocopa de futebol de 2008 e inaugurou sua etapa mais gloriosa.
- 2: EDUARDO COUTINHO (80 anos), célebre cineasta brasileiro, é considerado um dos mais importantes documentaristas da contemporaneidade. Dirigiu longas premiados como "Cabra Marcado para Morrer" (1984), vencedor do prêmio FIPRESCI, no Festival de Berlim, "Santo Forte" (1999), "Babilônia 2000" (2000) e "Edifício Master" (2002).
- 2: PHILIP SEYMOUR HOFFMAN (46 anos), ator e diretor americano, faleceu após ingerir um coquetel de drogas. Em 2006, recebeu o Oscar de Melhor Ator por seu papel de Trumam Capote no filme "Capote".
- 10: SHIRLEY TEMPLE (85 anos), primeira menina prodígio de Hollywood, foi premiada com o Oscar aos 6 anos, deixando de filmar aos 21. Republicana, foi delegada dos Estados Unidos na ONU, chefe do Protocolo da Casa Branca e logo depois embaixadora em Gana e Tchecoslováquia (1974-1992).
- 10: VIRGÍNIA LANE (93 anos), cantora, vedete e atriz brasileira, participou de mais de mais de 30 produções cinematográficas até 1998 e montou sua própria companhia com o objetivo de difundir nacionalmente o Teatro de Revista, um gênero teatral de estilo popular com auge no século XX.
- 26: PACO DE LUCÍA (66 anos), violonista espanhol de fama universal, renovou o flamenco fundido com o jazz, a bossa nova e a música clássica, fazendo ressonar no mundo inteiro. Morreu no México, onde costumava passar temporadas.
MARÇO:
- 13: PAULO GOULART (81 anos), autor e ator brasileiro, é considerado um dos grandes nomes do teatro, sendo uma referência também na televisão e no cinema. Da união com a atriz Nicette Bruno, teve três filhos, que seguiram a profissão dos pais. No ano de sua morte, foi homenageado na 26º edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo.
- 23: ADOLFO SUÁREZ (81 anos): Primeiro chefe de Governo da atual democracia espanhola, de 1976 a 1981, Suárez liderou o processo de transição democrática vivido pela Espanha depois da morte do ditador Francisco Franco em novembro de 1975.
ABRIL:
- 5: JOSÉ WILKER (69 anos): ator brasileiro que deu vida a personagens marcantes no cinema, teatro e televisão, como o inesquecível Roque Santeiro, personagem central da novela de mesmo nome em 1985. Também atuou como diretor e crítico de cinema.
- 7: MICKEY ROONEY (93 anos), eterno menino estrela de Hollywood, formou, junto a Judy Garland, uma das duplas míticas do cinema americano. Ator excepcionalmente longevo, também foi diretor, produtor, roteirista e compositor musical.
- 17: GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ (87 anos), prêmio Nobel de Literatura colombiano. É considerado um dos maiores escritores em língua espanhola, encarnando o espírito do denominado "realismo mágico" latino-americano. Seu livro "100 anos de Solidão" (1967) foi traduzido para 35 idiomas e vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.
-19: LUCIANO DO VALLE (66 anos), locutor esportivo, apresentador e empresário brasileiro. Promoveu diversas modalidades esportivas, como o boxe, vôlei, basquete e futebol americano, tendo sido uma das principais vozes no país durante a narração das Copas do Mundo.
MAIO:
8: JAIR RODRIGUES (75 anos), cantor brasileiro, trabalhou como engraxate, mecânico e pedreiro até alcançar o sucesso com a música através de programas de calouros na televisão na década de 60, atuando ao lado de Elis Regina e tornando-se uma referência no samba. Além dos shows que realizou no Brasil, também participou de turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão.
- 12: JACINTO CONVIT GARCÍA (100 anos), pesquisador venezuelano, criador da vacina contra a lepra. Recebeu o prêmio Príncipe de Astúrias em 1987 e foi designado "Herói da Saúde Pública" pela Organização Pan-Americana de Saúde.
- 25: WOJCIECH JARUZELSKI (90 anos), general e homem forte da Polônia comunista, impôs a lei marcial para reprimir o sindicato Solidariedade de Lech Walesa, antes de abrir caminho a uma transição para a democracia que afirmou o êxito do primeiro sindicato independente do bloco soviético.
JUNHO:
- 11: MAX NUNES (92 anos), considerado o padrinho de Jô Soares, formou-se em medicina, mas foi um célebre humorista brasileiro, tendo escrito programas de humor e crônicas de grande sucesso. Também compôs canções, como "Bandeira Branca", em parceria com Laércio Alves em 1970.
- 13: MARLENE (91 anos), atriz, cantora e compositora brasileira, é considerada uma referência do rádio no país, tendo gravado mais de quatro mil canções ao longo de sua carreira. Fez dupla com Emilinha Borba, um grande sucesso dos anos 50/60. O sucesso na música a levou ao teatro e cinema, onde atuou em mais de 10 filmes.
- 25: ANA MARÍA MATUTE (88 anos), um dos grandes nomes da literatura espanhola que melhor retratou a pós-guerra espanhola. Conhecida por obras como "Los soldados lloran de noche" e "Olvidado Rey Gudú", ganhou numerosos prêmios, entre os quais se destaca o Cervantes em 2010.
JULHO:
- 3: IVAN JUNQUEIRA (80 anos), poeta, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras. Escreveu livros premiados como "O Outro Lado" e "Poesia Reunida", além de traduzir autores célebres como T. S Eliot e Marguerite Yourcenar.
- 7: ALFREDO DI STÉFANO (88 anos), exímio jogador de futebol e treinador hispânico-argentino. Sua história está intimamente ligada a do Real Madri, com o qual ganhou cinco Copas da Europa, de 1956 a 1960. Vestiu as camisas da Argentina, Colômbia e Espanha, mas não disputou nenhuma Copa do Mundo.
- 7: EDUARD SHEVARDNADZE (86 anos), ex-presidente georgiano, foi um dos artífices do fim da Guerra Fria, junto ao líder soviético Mikhail Gorbatchev quando era ministro das Relações Exteriores da URSS. Eleito presidente da Geórgia independente em 1995, teve que renunciar em 2003, durante a "Revolução das Rosas".
- 13: NADINE GORDIMER (90 anos), romancista sul-africana, recebeu o prêmio Novel de Literatura em 1991 e foi considerada uma das vozes mais poderosas na luta contra o apartheid. Esta admiradora de Nelson Mandela deixou um legado de 15 romances, entre eles "A História de Meu Filho" (1990), "Burger's Daughter" (1979) e "July's People" (1982), além de inúmeros livros de relatos.
- 18: JOÃO UBALDO RIBEIRO (73 anos), jornalista e escritor baiano, membro da Academia Brasileira de Letras e considerado um dos maiores romancista contemporâneos, com obras premiadas como "Viva o povo brasileiro" e levadas às telas como "O sorriso do lagarto".
- 23: ARIANO SUASSUNA (87 anos), reconhecido dramaturgo, ensaísta, romancista e poeta brasileiro. Nasceu em Recife e foi notável em sua defesa pela cultura nordestina no país, tendo sido nomeado, em 1994, secretário da Cultura em Pernambuco. Escreveu grandes histórias, dentre elas a peça teatral "Auto da Compadecida", adaptada para uma série de televisão e para o cinema alguns anos depois.
- 30: JULIO GRONDONA (82 anos), poderoso e polêmico presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA) durante 35 anos e vice-presidente da Fifa, onde era encarregado da estratégica comissão de finanças. Durante sua gestão, a seleção argentina conquistou a Copa do Mundo do México-1986.
AGOSTO:
- 11: ROBIN WILLIAMS (63 anos), ator americano com um dom nato para a comédia como "Uma babá quase perfeita", também interpretou papéis dramáticos em filmes como "Bom Dia, Vietnã", "Sociedade dos Poetas Mortos" e "Gênio Indomável", que lhe valeu seu único Oscar em 1998, de Melhor Ator Coadjuvante. Cometeu suicídio por enforcamento.
- 12: LAUREN BACALL (89 anos), atriz americana da Idade de Ouro de Hollywood, que durante 60 anos apaixonou o público com seu olhar profundo e sua voz rouca. Formou uma das duplas míticas de Hollywood com Humphrey Bogart, por quem se apaixonou em sua estreia triunfal em "Ter ou Não Ter".
- 13: EDUARDO CAMPOS (49 anos), carismático candidato à presidência do Partido Socialista Brasileiro (PSB), morreu em um acidente aéreo durante a campanha eleitoral. Sua candidata a vice-presidente, a ecologista Marina Silva, tomou seu lugar, mas foi derrotada no primeiro turno.
- 24: RICHARD ATTENBOROUGH (90 anos), ator, diretor e produtor britânico. Protagonizou filmes como "O Pior dos Pecados" e "Jurassic Park", mas seu maior sucesso aconteceu atrás das câmeras com "Gandhi" (1982), que lhe valeu o Oscar de Melhor Diretor e Melhor Filme.
- 30: MANUEL PERTEGAZ (96 anos): estilista espanhol que vestiu atrizes da época dourada de Hollywood como Audrey Hepburn e Ava Gardner. Desenhou também o vestido de noiva que Letizia usou em seu casamento com o agora rei Felipe VI da Espanha.
SETEMBRO:
- 10 EMILIO BOTÍN (79 anos), presidente do Banco Santander. Bisneto, neto e filho de banqueiros, Botín transformou uma entidade familiar em uma das mais importantes do sistema financeiro internacional graças a sua política expansiva na América Latina e Europa.
- 12: IAN PAISLEY (88 anos), figura histórica do protestantismo radical mais intransigente na Irlanda do Norte, ex-dirigente do Partido Unionista Democrático (DUP, na sigla em inglês).
OUTUBRO:
- 4: HUGO CARVANA (77 anos), ator e diretor de cinema e televisão brasileiro. Como ator, participou de mais de 100 filmes e inúmeras novelas e minisséries, tendo recebido os prêmios Kikito de Ouro e Troféu Candango. Já como diretor, realizou produções nas grandes e pequenas telas e também foi premiado com dois Kikitos de Ouro.
- 4: JEAN-CLAUDE DUVALIER (63 anos), ex-ditador haitiano (1971-1986). Apelidado de "Baby doc", herdou o poder de seu pai, François Duvalier, aos 19 anos, antes de exilar-se na França durante 25 anos.
- 21: ÓSCAR DE LA RENTA (82 anos), estilista de origem dominicana, tornou-se um ícone da moda mundial. Durante mais de meio século vestiu personalidades tão díspares como Jacqueline Kennedy, Hillary Clinton, Sarah Jessica Parker e Amal Clooney
NOVEMBRO:
- 13: MANOEL DE BARROS (97 anos), consagrado poeta contemporâneo pertencente ao movimento artístico pós-modernista brasileiro. Seu primeiro livro, "Poemas concebidos sem pecado" foi produzido artesanalmente por seus amigos em 1937 e o de maior sucesso, "Livro sobre nada", em 1996. Recebeu, entre outros, o Prêmio Academia Brasileira de Letras (2000) e dois Jabutis de Literatura (1989 e 2002).
- 19: MIKE NICHOLS (83 anos), ator e cineasta americano, ganhou o Oscar de Melhor Diretor por "A Primeira Noite de um Homem" (1967), protagonizado por Dustin Hoffman. Em 1966, "Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?", com Elizabeth Taylor e Richard Burton, recebeu cinco estatuetas do Oscar.
- 20: DUQUESA DE ALBA (88 anos), cujo verdadeiro nome era María del Rosario Cayetana Alfonsa Victoria Eugenia Francisca Fitz-James Stuart e Silva, a aristocrata com mais títulos nobres do mundo, era conhecida por sua vida social e suas excentricidades.
- 27: PHYLLIS DOROTHY (P.D.) JAMES (94 anos), escritora britânica, autora de vinte romances policiais. Seu personagem fictício Adam Dalgliesh, o inspetor poeta da Scotland Yard, lhe valeu reconhecimento internacional.
- 28: ROBERTO GÓMEZ BOLAÑO "CHAVES" (85 anos), ator de comédia, dramaturgo, escritor, diretor e produtor mexicano. Marcou muitas gerações latino-americanas com personagens como "Chaves" e "Chapolin Colorado".
DEZEMBRO:
- 5: FABIOLA DE MORA Y ARAGÓN (86 anos), aristocrata espanhola, rainha consorte dos belgas durante 33 anos por seu casamento com Balduino I, que morreu sem deixar descendentes. A controvérsia tributária que marcou os últimos anos de sua vida não afetou sua popularidade.
- 22: JOE COCKER (70 anos), lendário cantor britânico de blues e rock, consagrado após se apresentar em Woodstock. Interpretou sucessos como "You Are So Beautiful" e "With a little help from my friends", dos Beatles.