A Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará responsável pela seleção de Agentes Comunitários de Saúde em Acopiara deve uma boa explicação aos candidatos que participaram das provas.
O Edital era bem claro quando afirmava que o Processo Seletivo seria feito em duas etapas, no entanto, não é isso o que está acontecendo conforme denúncias dos candidatos.
O advogado da instituição, Allan Kardec, vai se reunir com a promotora de justiça de Acopiara, Dra. Maria Alice Diógenes Pinheiro para discutirem o problema.
Veja detalhes do item 6, do Edital
6. DO PROCESSO SELETIVO E DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS ETAPAS
6.1. Serão aplicadas 2 (duas) etapas, sendo:
I – Uma composta por uma prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório;
II – Uma composta de um curso introdutório de formação inicial e continuada de caráter classificatório e eliminatório.
1ª Etapa: Será aplicada uma prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, com conteúdos de conhecimentos específicos. A prova objetiva será de múltipla escolha e constituídas de 40 (quarenta) questões que apresentam, cada uma, 4 (quatro) opções de resposta (A, B, C e D), sendo apenas uma delas considerada correta, versando as citadas questões sobre as disciplinas constantes no conteúdo programático previsto no Anexo IV deste Edital onde cada questão valerá 0,25 pontos. Serão considerados aprovados nesta etapa, os candidatos que acertarem no mínimo 50% (cinquenta por cento) do conteúdo de conhecimentos específicos, o que corresponde a 5 (cinco) pontos e a 20 (vinte) questões certas. Estarão habilitados para a segunda etapa, os candidatos aprovados nesta etapa.
2ª Etapa: Será realizado um curso introdutório de formação inicial e continuada de 40 (quarenta) horas aula, de caráter classificatório e eliminatório, tendo como base, os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde observadas as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação. Ao final do curso, será aplicada uma avaliação final constituída de 10 (dez) questões que apresentam, cada uma, 4 (quatro) opções de resposta (A, B, C e D), sendo apenas uma delas considerada correta e cada questão valerá 0,5 pontos sendo aplicado uma nota que valerá de 0 (zero) a 5 (cinco) pontos. Serão considerados eliminados dessa Etapa, somente os candidatos que não cumprirem com no mínimo 75% (setenta e cinco porcento) da carga horária do curso introdutório de formação inicial e continuada sem a possibilidade de reposição de carga horária. O curso introdutório de formação inicial e continuada será ministrado pela ESP/CE em parceria com a Secretaria de Saúde de Acopiara-CE e sua aplicação se dará EXCLUSIVAMENTE na cidade de Acopiara (CE) em locais e horários a serem divulgados nos períodos previstos no Anexo II deste Edital. Os pontos dessa etapa serão somados aos pontos da 1ª Etapa para que seja gerada uma classificação final.
De acordo com a candidata Gercivânia Américo do Distrito de Isidoro que participou do programa "Cidade Alerta" da Rádio Carinhosa AM (1.450 khz) de Acopiara nesta quarta-feira (04) e que denunciou esse problema, a mesma ficou em quarto lugar na classificação da 1ª etapa e de acordo com o edital estaria apta para fazer a 2ª etapa do concurso, só que foi pega de surpresa quando procurou acessar o site do concurso e viu que apenas os três primeiros colocados estariam participando da etapa final.
De acordo com a mesma o requisito de ter acertado pelo menos 50% da prova, ou seja, para a mesma ficou com nota nove, já bastaria para participar da 2ª etapa pois no edital do concurso afirmava que todos que atingissem essa meta seriam automaticamente classificados para a fase final.
A reprise desta denuncia será levada ao ar nesta quinta-feira (05) a partir de 11:30 dentro do programa "Cidade Alerta" da Rádio Carinhosa AM.
Pela internet é só acessar: www.carinhosaam.com.br