A Defesa Civil informou na noite desta sexta feira (27) que o número de mortos por causa da Chuva em Minas Gerais subiu para 21. No levantamento, foram contabilizados duas mortes de pessoas arrastadas pela enxurrada em Virgolândia, no Vale do Rio Doce, nesta quinta-feira (26); e uma em Buritizeiro, no Norte do estado, onde um jovem de 17 anos morreu em um acidente provocado após quedas de árvores em um vendaval nesta sexta-feira.
Uma pessoa está desaparecida em Virgolândia, segundo a Defesa Civil. O órgão contabiliza 51 cidades em situação de emergência nesta temporada de chuva, que começou em outubro.
Ainda conforme o relatório da Defesa Civil, quase 10 mil pessoas – 6959 desalojados e 2460 e desabrigados – precisaram deixar suas casas. O órgão contabiliza 116 imóveis destruídos e 7.099 danificados. Cento e doze obras de infraestrutura foram destruídas no estado e 229, danificadas.
As últimas cidades a decretarem situação de emergência são Angêlandia, Aricanduva, Buritizeiro, Capitão Enéas, Coluna, Coronel Fabriciano, Cristália, Governador Valadares, Ipatinga, Itamarandiba, Itanhomi, Itueta, Nova Belém, Pocrane, São João da Ponte. São Pedro do Saçuí e Serro..
A maioria dos municípios atingidos pela chuva no estado fica na região do Leste.