Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ceará é o 3º a receber mais cubanos

O Ceará vai receber 223 profissionais cubanos selecionados durante a segunda etapa do programa federal Mais Médicos. No total, 98 municípios serão beneficiados. De acordo com o Ministério da Saúde, o Estado ficou atrás apenas de Bahia (376) e Minas Gerais (233) no número de médicos enviados.  
Até a próxima sexta-feira, 6, os 223 profissionais - que já fizeram curso preparatório em Fortaleza - passarão por um processo de acolhimento, conhecendo a estrutura de saúde e as doenças mais frequentes das regiões antes de seguirem aos municípios. No fim de semana, deve ocorrer o deslocamento para as cidades.
Ao todo, foram selecionados 2.117 profissionais cubanos para preencher vagas ociosas da segunda etapa do programa. Desde o último sábado, 30, os médicos escolhidos começaram a chegar às capitais do País. A partir do dia 9, o grupo se junta aos 3.678 profissionais do programa que já estão atendendo a população nas Unidades Básicas de Saúde, totalizando 5.796 médicos em 2.025 cidades. O Nordeste (1.152) e o Norte (406) são as regiões que mais vão receber médicos do total de 2.117 cubanos. A região Sudeste receberá 247, seguida do Sul, com 200 profissionais, e do Centro-Oeste, que receberá 112 médicos. 
Os profissionais da saúde já podem se inscrever para a terceira etapa do programa. As inscrições foram abertas desde a última quinta-feira, 28/11. Os interessados devem se inscrever no site maismedicos.saude.gov.br. Para formados no Brasil, a inscrição vai até 9 de dezembro. Médicos com registro profissional em outros países devem anexar ao formulário os documentos validados pelos consulados até o dia 13. Estarão disponíveis para o preenchimento de vagas nesta etapa todos os municípios que ainda não receberam profissional.