Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MÉDICOS: Brasil recebe mais 3 mil cubanos

O Ministério da Saúde informou que mais 3 mil médicos cubanos começam a chegar ao Brasil a partir de hoje. Os profissionais, divididos em dois grupos, estão inscritos na segunda etapa do Mais Médicos, programa do governo federal que tem o objetivo de levar profissionais brasileiros e estrangeiros para atender a população em áreas carentes das periferias de grandes cidades e no interior do País. A implantação do projeto vem sendo alvo de inúmeras polêmicas em virtude da falta de diálogo do governo com profissionais e entidades médicas.


O primeiro grupo, formado por 2,6 mil médicos, segundo o ministério, desembarca no País até o próximo domingo, dia 10. Os outros 400 profissionais chegam ao país a partir de 11 de novembro. Antes de começarem a atuar, os médicos cubanos irão cursar o módulo de avaliação do programa. Apenas 236 dos 3 mil médicos irão desembarcar por Fortaleza. Do restante, 1.872 profissionais irão a Brasília (DF), 300 a São Paulo (SP), 192 a Belo Horizonte (MG) e 400 a Vitória (ES).

A presidente Dilma Rousseff sancionou no último dia 22 a medida provisória que instituiu o Mais Médicos. Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, Dilma afirmou que o programa é um "dos mais importantes" do governo federal.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que a previsão é que os 3 mil médicos que comecem a atuar em dezembro. Atualmente, segundo o ministério, 3,6 mil profissionais participam do programa, sendo 819 brasileiros e 2,8 mil estrangeiros. 


Acopiara receberá mais três médicos cubanos totalizando seis.