Uma chuva torrencial surpreendeu a população de Sobral na tarde de ontem. De repente, por volta das 16 horas, começou uma grande chuva, com muito vento e raios. Já em Iguatu foram os ventos fortes que assustaram os moradores locais no início da noite.
Em Sobral durante mais de uma hora e meia a chuva banhou a cidade causando prejuízos, estragos e alagamentos em bairros e áreas. Desabamentos, inundações, dificuldades de transitar pelas ruas, falta de energia elétrica e transtornos.
Com a ventania, a antena de uma rádio local, no bairro Alto Cristo, desabou e atingiu quatro residências. Há registros de quatro vítimas residentes nas casas. Três foram internadas e uma permaneceu em casa. O estado delas não é considerado grave.
Outra antena de uma rádio local caiu, na BR 222, a 4km da cidade. A torre, veio ao chão com a forte ventania. Ninguém foi atingido e a emissora ficou fora do ar. Segundo o Corpo de Bombeiros caíram cerca de 30 árvores no Centro da cidade, em ruas e praças, causando dificuldades de circulação. Várias ruas foram interditadas.
Parte do teto de um shopping da cidade desabou assustando freqüentadores que estavam no local. Eles viram o teto desabar com a pancada da chuva. Ninguém foi atingido no local. Houve prejuízos materiais: uma loja de colchões foi atingida.
A estrada que liga Sobral a Groaíras ficou interditada devido à queda de uma placa de sinalização. Por isso, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Estadual interditaram a via a fim de evitar acidentes. Até o fechamento desta edição, a CE 178, que liga Sobral a Groaíras, continuava interditada. A previsão é que seja regularizada hoje.
Sobral ficou sem energia elétrica em vários pontos desde as 17 horas, e até o fechamento desta edição continuava às escuras em muitos locais da cidade. Na Defesa Civil e Guarda Civil Municipal foram inúmeras as chamadas de populares informando sobre os transtornos e incidentes causados pela inesperada chuva.
O Corpo de Bombeiros convocou os seus membros que estavam de folga e junto com o Samu e a Defesa Civil prestaram serviços de socorro à população, de remoção de árvores e organização do trânsito. Segundo o capitão Roberto Moraes, do Corpo de Bombeiros, dez homens da corporação se mantiveram em alerta, socorrendo as vítimas e atendendo diversos chamados.
"A chuva foi forte e trouxe inúmeros problemas. Tivemos que atuar com rapidez no socorro às vítimas pela queda da antena e trabalhar na remoção das árvores, que prejudicaram o trânsito nas vias. As pistas escorregadias também traziam riscos de acidentes. Foi uma grande correria", ressaltou.
Além da loja no shopping, outros tipos de comércio também registraram prejuízos na cidade. A grande incidência de raios fez com que um posto de gasolina desligasse as suas bombas de combustível durante a chuva.
Duas agências bancárias foram inundadas. O prejuízo também chegou às residências. Em vários pontos da cidade muitas foram alagadas. No bairro Renato Parente, área nobre de Sobral, várias residências tiveram seus portões de alumínio arrancados devido ao forte vento. Muitas ficaram sem proteção.
Iguatu
O vento forte assustou também os moradores de Iguatu. No início da noite deste domingo por pouco não ocorreu uma tragédia na cidade. A cobertura do ginásio esportivo do Rotary Club desabou. No momento do incidente, aproximadamente às 17h30min, chovia fino e ventava. Meia hora antes, 86 crianças e adolescentes participavam de atividades da escolinha de futsal do projeto ´River Plate´.
O servente de obras, Francisco Souza, disse que a queda veio logo depois de uma rajada de vento forte. "A cobertura caiu de uma vez e eu ia passando na hora e só ouvi o estrondo."
O meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidrícos do Estado (Funceme), Leandro Valente Jacinto, destaca que a chuva intensa que ocorreu ontem em Sobral e algumas regiões do Ceará já era esperada e foi ocasionada pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que se formou no oceano atlântico e se deslocou ao continente atingindo, desta forma, algumas cidades cearenses.
De acordo com Jacinto, a Funceme não teve com precisar ainda na noite de ontem a intensidade das chuvas registradas nos municípios atingidos por elas. Segundo ele, a quantidade de milímetros de água, nestes municípios, só será revelada hoje quando a Fundação divulga seu boletim diário, que é registrado das 7 horas da noite anterior às 7 horas da manhã do dia seguinte.