O Estado é o quinto no Brasil e o segundo no Nordeste em número de pessoas inscritas no exame. Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 40,3% de inscrições no Ceará. A rede pública teve destaque absoluto, com incremento maior que 100%. Em 2012, foram 92 mil candidatos.
Para alcançar a meta de aprovação, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) desenvolve, desde 2012, o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. Segundo o secretário executivo do órgão, Idilvan Alencar, neste ano, a iniciativa traz como novidade a ampliação do atendimento aos alunos do 2º ano do Ensino Médio.
Lançado em 2012, o projeto deu sequência a um conjunto de iniciativas que a Seduc vem desenvolvendo para dar suporte aos alunos do 3º ano do Ensino Médio e egressos da rede pública estadual.
Em 2013, a ação foi planejada em seis etapas: documentação, destinada à organização dos documentos (identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas; inscrição; motivação; preparação com ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes e o chamado Dia E. "Que acontece nos dias das provas com apoio aos alunos, tanto nas passagens de ônibus, como na hospedagem solidária para quem mora na zona rural, facilitando o possível para que ele não desista", diz Idilvan.
Na próxima semana, nos dias 7,8 e 9, a rede pública realizará o Simulado Enem/Seduc 2013 com todos os alunos, sendo mais uma etapa da preparação final. Na ocasião, os alunos farão duas provas com 90 questões cada. "É preciso acreditar que a gente de escola pública pode ser aprovada", frisa o aluno Thiago Lima, estudante da Joaquim Albano.
O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal.
O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.
A faixa etária de 21 a 30 anos é a maior entre os inscritos do Enem, com 30%. Em seguida, vem o grupo de pessoas maiores de 30 anos, que é de 15% do total de inscritos do Enem. Dos mais de 7,8 milhões de candidatos, 4,5 milhões já concluíram o ensino médio, enquanto cerca de 1,6 milhão concluirão a etapa neste ano.
Um lembrete importante é com relação ao horário das provas. No Ceará, elas começam ao meio-dia, com os portões abrindo às 11h. Os testes serão aplicadas nos próximos dias 26 (sábado) e 27 (domingo).
Será estritamente proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões. Assim, recomenda-se que todos os candidatos cheguem ao local de prova até este horário.