Um grupo armado de oito homens invadiu a cadeia pública de Jaguaruana, a 175km de Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (20) e matou um dos detentos no local. Os homens renderam um policial militar e um agente penitenciário, os dois eram os únicos que estavam a trabalho, de acordo com a Polícia Militar. O interno morto tinha 41 anos e respondia por homicídio.
De acordo com o comandante do destacamento de Jaguaruana, sargento Gerardo Lopes, o grupo abordou o agente penitenciário para pedir informações e com fardas de uma loja da região. “Depois que renderam os dois, eles foram direto para a cela, soltaram o preso e, no pátio interno da cadeia, dispararam vários tiros”, afirma o sargento. Na semana passada, segundo o comandante, o irmão do detento morto nesta sexta-feira (20) também foi assassinado.
Ainda segundo a Polícia Militar, os homens que invadiram a Cadeia Pública de Jaguaruana estavam armados com pistolas de calibre .380 e .040. O grupo fugiu em quatro motos, e a polícia do Ceará realiza buscas na região com ajuda de policiais do Rio Grande do Norte.
Em nota, a Secretaria da Justiça e Cidadania informou que o detento sofria ameaças e que no dia 16 de setembro foi solicitada a transferência do interno ao juiz da Vara de Jaguaruana. O pedido foi negado pela Justiça, que ratificou a permanência do preso na localidade.