Moradores de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, realizaram na manhã desta quarta-feira (1 º) um protesto contra a lei aprovada na Câmara Municipal que garante férias de 90 dias aos vereadores da cidade. Com a repercussão negativa da lei, vereadores admitem que podem repensar sobre a lei e “voltar atrás”.
A concentração do protesto foi na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade. Os moradores pintaram o rosto e se mostraram contrários à lei aprovada na Câmara. “O povo votou em vocês para defender o povo. Como vocês podem se colocar contra nós ?”, questiona o estudante Cícero Andrade.
Em Juazeiro do Norte, uma lei de 1990 garantia férias de até 90 dias para os vereadores, que foi revogada em 2012, sem nunca ter sido na prática cumprida. Na semana passada, os vereadores restabeleceram a lei que estende as férias. O autor do projeto, vereador Ronnas Motos, diz que as férias de 90 dias vão pôr na prática o que o existe em lei. “Sempre foi assim, sempre foram garantidos os 90 dias. Não aumentamos um dia, um segundo”, afirma.
O vereador Cláudio Luz é contra o aumento do período de férias. “A lei orgânica ela é superior e é explícita. Tem que ter uma alteração à lei orgânica e caso os vereadores não assine, o povo de Juazeiro do Norte têm à sua disposição a emenda popular”, afirma.