Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Comitê da seca realiza reunião em Monsenhor Tabosa


O Comitê Integrado de Combate à Seca do Ceará terá reunião nesta segunda-feira (4), em Monsenhor Tabosa, no Sertão dos Inhamuns. Participarão do encontro lideranças políticas e trabalhadores rurais da Região que apresentarão demandas relacionadas à convivência com a estiagem.

No último encontro, o colegiado deliberou a formação de um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de ações de curto, médio e longo prazo relacionadas à convivência com a seca, para serem apresentadas ao Governador Cid Gomes. “Nós estamos programando nova audiência do Comitê com o Governador para discutir com ele essas propostas”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. O grupo de trabalho é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e conta com a participação de outros órgãos estaduais e federais, além de representantes da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (FAEC) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraece).

O secretário Nelson Martins destacou ainda que a principal preocupação do Comitê é com o abastecimento d'água para consumo humano e animal e com a alimentação animal. “Nós vamos fazer um levantamento da situação dos perímetros irrigados no Ceará para que eles possam produzir reserva alimentar para o rebanho e vamos nos articular com a Conab para conseguir a maior quantidade de milho para o Ceará das 300 mil toneladas que virão para o Nordeste”, completou.

Criado em maio de 2012, o Comitê é formado por representantes da SDA, dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Minas e Energia, além do Exército Brasileiro. Participam ainda as secretarias estaduais de Recursos Hídricos, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, Cagece, Superintendência de Obras Hidráulicas, Ematerce e Defesa Civil Estadual, Associação dos Municípios do Estado do Ceará, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Ceará (Fetraece) e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).