O deputado Antônio Carlos (PT) subiu ontem, à tribuna da Assembleia Legislativa, para lamentar os resultados que a educação do Brasil e do Ceará tem alcançado em algumas pesquisas. De acordo com Antônio Carlos, os números do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgados pelo Ministério da Educação, apontam que a rede de ensino público do Ceará é a antepenúltima no ranking nacional, ficando na frente apenas do Acre e do Amazonas.
O petista informa que a nota média do Estado foi de 450,09 pontos, superando apenas as escolas do Acre, que obtiveram 448,48 pontos e Amazonas, com 447,65 pontos. Enquanto isso, a média nacional, destacou, é de 494,64. "Isso significa um déficit de 44,55 pontos em relação à média nacional", observou.
Antônio Carlos diz que a nota do Enem revela ainda que, no Nordeste, o Ceará ocupa um preocupante último lugar nas redes públicas estaduais, enquanto Pernambuco, com uma nota média de 483,12, está entre os 10 melhores estados, seguido da Bahia, com 476,73 pontos.
"Outro fator de alerta é que o Ceará apresenta a maior disparidade entre a qualidade do ensino público e a do ensino privado de todo o Brasil", pontuou, ressaltando que a rede cearense de escolas particulares teve nota 564,29, acima da média nacional e garantindo um lugar entre as melhores do País, realidade diferente das escolas públicas.