Páginas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ELEIÇÃO NA OAB DO CEARÁ



A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Ceará, vai eleger a diretoria que ficará à frente da entidade do dia 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2015. A eleição ocorrerá  no dia 19 de novembro.
Os candidatos que disputam a diretoria da ordem são: Francisco José Colares Filho, José Erinaldo Dantas Filho e Valdetário Monteiro (reeleição). Na capital, as eleições serão realizadas no Centro de Eventos, das 8h às 16h. No interior, a votação ocorre nas subseccionais da ordem.
No dia do pleito, serão 30 sessões eleitorais, 60 mesários, 10 mesas apuradas e 90 fiscais. A votação é obrigatória a todos os advogados regularmente inscritos, sob pena de multa. Quem faltar ao processo eleitoral terá de apresentar justificativa e documento que comprove a razão que o impediu de ir às urnas. De acordo com a OAB, 13.523 advogados estão aptos a votar. Para saber se está apto, basta acessar o site da entidade.

O objetivo da OAB é congregar e defender os advogados, além de lutar pelo Estado Democrático de Direito. Para o atual presidente e candidato à reeleição pela chapa “Mais OAB para você”, Valdetário Monteiro, “a entidade ainda tem de fazer diariamente um enfrentamento com o judiciário, defendendo uma justiça séria e cobrando rapidez”. Monteiro reconhece que há carência de juízes em 60 comarcas do Ceará. “Precisamos de concurso urgente e criação de varas de trabalho”, afirma.
Segundo José Erinaldo Dantas Filho, candidato à presidência pelo movimento “Renova OAB – A Ordem é dos Advogados”, o sistema está precário. Para ele, é preciso não só cobrar que o processo de virtualização seja melhorado, mas é importante criar um sistema próprio que permita ao advogado ingressar com suas ações e que elas sejam enviadas para o órgão apropriado em cada Tribunal.
Conforme o advogado e candidato pela chapa “OAB com você é progresso”, advogado Francisco José Colares, a ordem tem a função de formadora de opiniões. “O cidadão tem de confiar na entidade, porque o órgão é o grande responsável pela defesa da sociedade”.