Foram muitas declarações de amor pelo Brasil, mas nem toda essa paixão de Lady Gaga não foi suficiente para convencer os gaúchos a comprarem os ingressos para a última apresentação da cantora no país. A primeira passagem do fenômeno pop por solo brasileiro foi encerrada na noite desta terça-feira (13), em Porto Alegre, diante de apenas 16.000 pessoas, pouco mais da metade do total de bilhetes postos à venda para o show no estacionamento da Fiergs.
Lady Gaga, no entanto, não ligou para os generosos espaços na pista --nem para o frio de 17ºC da capital gaúcha-- e entregou o mesmo show apresentado em São Paulo e no Rio. Em 2h20 de duração, Gaga cantou as 23 músicas do repertório da turnê “Born This Way Ball”, um misto de musical, circo, desfile fashion e show de rock --com uma pitada de conferência de autoajuda.
De exclusivo, o público gaúcho teve somente a participação da estudante Laura Pinzon, uma talentosa garota de 13 anos que foi chamada ao palco junto de outros dois fãs e que acabou surpreendendo a plateia depois de pedir o microfone para Gaga e cantar “You and I” sozinha por mais de um minuto com perfeição
O público era pequeno, mas animado. Antes do show, os 16.000 pagantes já estavam entusiasmados: foram à loucura até com o comercial de perfume que traz a assinatura da cantora. Gaga foi pontual em Porto Alegre e abriu o show com “Highway Unicorn” e o já conhecido desfile em cima de um cavalo mecânico. Logo nas primeiras músicas, a produção deixa claro que a música está em segundo plano. O palco em formato de castelo medieval retrátil (as torres se abrem e fecham), as coreografias e o exótico figurino de Gaga chamam tanto à atenção que o público talvez não perceba que nenhum instrumento musical aparece em cena antes da terceira música.
Como no Rio e em São Paulo, Lady Gaga foi só elogios ao Brasil e suas cidades. “Porto Alegre, te amo!", bradou logo após “Bad Romance”. Na verdade, a cantora pouco viu da capital gaúcha. Após desembarcar na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, Gaga esperou o horário do show dentro do seu avião e teria ido do aeroporto militar direto para a Fiergs, localizada próxima a Canoas.
Segundo a produção, Gaga deveria voltar para a Base Aérea logo após o show para seguir viagem até Buenos Aires, onde se apresenta no dia 16. Mas Porto Alegre ainda ganhou outra homenagem de Gaga, que cantou o nome da cidade em cima da melodia de “Bad Romance”. Após “Love Game”, a diva lamentou que estava se despedindo dos brasileiros: “Esse é o meu último show no Brasil. Então, vamos fazer um grande show!”.