Páginas

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Bolsonaro, Michelle e aliados depõem ao mesmo tempo sobre joias nesta quinta-feira, 31


O depoimento simultâneo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e outras seis pessoas envolvidas no escândalo das joias vai acontecer nesta quinta-feira, 31. A oitiva coletiva foi uma forma utilizada pela Polícia Federal (PF) para evitar a chance de uma combinação de versões, e pode ser determinante para os próximos passos das investigações que colocam o ex-chefe do Executivo em uma situação jurídica delicada.⁠⁠

Deflagrada em 11 de agosto, a Operação Lucas 12:2 da PF revelou que aliados do ex-presidente teriam vendido joias e outros objetos de valor recebidos em viagens oficiais da Presidência da República. Segundo a PF, essas peças, que deveriam ser incorporados ao acervo da União, foram omitidas dos órgãos públicos, incorporadas ao estoque pessoal de Bolsonaro e negociadas no exterior para fins de enriquecimento ilícito.⁠

Fonte: O Povo

Cliente é morto a tiros em barbearia e o Barbeiro é preso suspeito pelo crime

Um homem foi morto nessa quarta-feira, 30, em uma barbearia localizada em frente ao 33º Distrito Policial (DP), no bairro Goiabeiras, em Fortaleza. José Felipe Aprigio de Sousa teria sido executado porque o estabelecimento ficava em território de facção criminosa rival a de onde ele morava, conforme O POVO apurou. ⁠⁠

Fontes policiais informaram que ele estava dentro da barbearia como cliente e buscava atendimento. A vítima foi atingida com pelo menos sete tiros. Uma pistola foi usada na ação criminosa.⁠
O proprietário da barbearia, João Vitor Oliveira Braga, de 24 anos, e o primo dele, Gabriel de Lima Araújo, de 22 anos, foram presos suspeitos pelo crime. A captura aconteceu ainda na quarta-feira, 30.

De acordo com fonte ligada à segurança pública, o dono da barbearia teria comunicado ao primo que a vítima estava na barbearia. O primo dele, que usava tornozeleira eletrônica, teria chegado ao local de motocicleta e atirado no rapaz, conforme as investigações.⁠

Fonte: O Povo

Asfalto de rodovia no interior do Ceará derrete de tanto calor


O intenso calor e o excesso de matéria-prima provocaram o "derretimento" de trecho do asfalto da CE-257 em Santa Quitéria, no Sertão do Crateús. Entre terça (29) e está quinta-feira (31), as temperaturas na cidade alcançaram a máxima de 37 °C, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O pavimento passou por obras de requalificação recentemente, mas apresentou defeito e deve ser refeito.

Segundo a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), a empresa contratada para o serviço entregou o local há quatro meses. No entanto, nas últimas semana, uma parte da rodovia que corta a Zona Urbana da cidade do Interior do Ceará apresentou falhas.

O funcionário de um estabelecimento instalado próximo ao trecho, que não quis se identificar, detalhou ao Diário do Nordeste que clientes têm reclamado, pois pedaços do pavimento teriam se fixado no solado dos sapatos após atravessarem a via. Em imagens, que circulam nas redes, é possível observar que parte do asfalto se desprendeu.


Fonte: Diário do Nordeste

Deputado limpa com álcool microfone usado por bolsonaro


O deputado estadual Leleco Pimentel (PT) limpou nesta terça-feira, 29, o microfone utilizado por Jair Bolsonaro (PL) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia anterior. O ex-presidente participou de cerimônia em que recebeu o título de cidadão honorário do Estado. A oposição reagiu e afirmou que caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tivesse utilizado o microfone, tal feito não seria necessário, já que o petista tem "bafo de cachaça", o que bastaria para a higienização.⁠

A atitude foi respondida pelo deputado Adriano Alvarenga (PP), que pediu uma "questão de ordem" para comentar o "teatrinho", como ele classificou a atitude de Leleco. "É engraçado que o deputado traz o álcool aqui para limpar o microfone. Ainda bem que não foi o Lula que falou ontem, porque se fosse nem ia precisar. Só com bafo de cachaça já esterilizada o microfone", disse.⁠

Fonte: O Povo

Cantor gospel Regis Danese sofre acidente de carro


O cantor gospel Regis Danese, conhecido por “Faz um Milagre em Mim”, sofreu um acidente de carro em viagem para Ceres, Goiás, nesta quarta-feira, 30. Nas redes sociais, Danese compartilhou um vídeo com seu rosto ensanguentado e a legenda “orem por mim”.⁠⁠

O irmão do artista também estava no veículo, mas não sofreu ferimentos. “Muita dor no abdômen, com meu irmão não aconteceu nada, ele estava do meu lado”, revela em um trecho da gravação.⁠
A esposa de Regis, Kelly Danese, informou que o carro do cantor colidiu com uma carreta e capotou após a batida. “Eu não tenho notícias concretas. Sei que ele agora está no hospital”, disse em live no Instagram.⁠

Fonte: O Povo

Iguatu conquista a Taça Fares Lopes nos pênaltis em emocionante final contra o Ferroviário


Em partida realizada nesta quarta-feira (30), o Iguatu conquistou o título da Taça Fares Lopes nos pênaltis contra o Ferroviário. O jogo, que terminou em 2 a 1 no tempo regulamentar, teve sua resolução nas cobranças de pênaltis, onde o goleiro Jeferson do Iguatu brilhou ao defender o último chute, garantindo o tão sonhado troféu.

No primeiro encontro entre as equipes, o Ferroviário havia vencido por 1x0.

Essa conquista marca um feito histórico para o clube. Enquanto isso, o Ferroviário buscava seu tricampeonato, tendo vencido pela última vez em 2020. Ambas as equipes agora têm a oportunidade de representar o estado na Copa do Brasil de 2024, o que aumenta ainda mais a importância desse título.

O estádio Morenão foi o palco da partida.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Extorsão milionária e carro rastreado: entenda o assassinato de advogado morto a tiros em Fortaleza


O assassinato do advogado Francisco Di Angellis Duarte de Morais, morto em 6 de maio em Fortaleza, envolve policiais acusados do homicídio, extorsão milionária, denúncias de enriquecimento ilícito de empresário e a suposta prática de "rachadinha" de um deputado federal do PL.

Segundo denúncia do Ministério Público, aceita pela Justiça na última segunda-feira (28), o empresário Ernesto Wladimir de Oliveira Barroso foi o mandante do crime, ocorrido em 6 de maio; os assassinos, dois ex-policiais que estão presos, dispararam vários tiros no advogado quando ele chegava à residência, no Bairro Parquelândia, em Fortaleza. Em seguida, eles fugiram em uma moto.

A motivação do crime foi a cobrança de valores que o advogado fazia para que o nome do empresário não fosse citado em reportagens negativas no grupo de comunicação Don7 Media Group, do jornalista Donizete Arruda, segundo denúncia do MPCE. O advogado assassinado trabalhava para Donizete.

Os jornais do grupo veicularam uma série de reportagens questionando a legalidade do enriquecimento do empresário. Com o valor pago, Donizete Arruda se comprometeria a parar de fazer reportagens sobre o Ernesto Wladimir e remover o conteúdo já publicado.

O advogado cobrou inicialmente R$ 1,5 milhão; em seguida, o valor foi acertado em R$ 800 mil e foi pago, segundo o empresário Ernesto Wladimir, apontado na denúncia como mandante do assassinato.

O g1 e a TV Verdes Mares tentam contato com Donizete Arruda e o deputado Júnior Mano, listados como testemunhas na denúncia do Ministério Público, mas não obtiveram resposta de Arruda até a última atualização desta reportagem.

Já a equipe de Junior Mano disse, em nota, que a referência ao nome do deputado "não encontra nenhum respaldo no contexto probatório, tratando-se de uma versão isolada e inverídica apresentada apenas pelo acusado com objetivos políticos e de ofuscar o grave crime pelo qual está preso e respondendo perante a Justiça Criminal".

"Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a ética e a veracidade dos fatos, e confiamos nos órgãos responsáveis pela persecução penal, dos quais estamos inteiramente à disposição.”

A defesa do empresário Ernesto Wladimir disse que "se manifestará nos autos do processo". A advogada dos ex-PMs, Alexandrina França, informou ser "prematuro fazer algum pronunciamento, em razão da ação penal acabar de ter sido instaurada e tratar-se de um processo que conta com uma investigação policial extremamente extensa e complexo".

Suposto envolvimento de deputado federal

Ernesto Wladimir era proprietário de uma cooperativa de saúde. Segundo o próprio Ernesto, em depoimento à Polícia Civil, as denúncias contra ele começaram a aparecer nos veículos de comunicação do grupo Don7 Media Group após ele recusar devolver valores vinculados à emendas parlamentares da área da saúde que o deputado federal pelo Ceará Júnior Mano (PL) havia aplicado na cooperativa.

A relação entre Donizete Arruda, que é dono do grupo de comunicação, e o deputado Júnior Mano, "é de conhecimento público", disse Ernesto, em depoimento. Ele acredita que, por não entregar o dinheiro para o parlamentar, o nome dele começou a aparecer nas reportagens de Donizete Arruda.

Rastreador em veículo

Os policiais, segundo a denúncia, instalaram um rastreador no escapamento do carro da vítima para monitorar localização. Conforme investigação, a ferramenta "foi fundamental na execução do crime", possibilitando que os agentes soubessem a localização precisa de Francisco.

Os criminosos tentaram instalar o rastreador no veículo em 24 de abril, quando procuraram o carro no escritório da vítima com a desculpa de que estavam à procura de um veículo à venda. O segurança do estacionamento reconheceu ambos e a ação foi frustrada.

A ferramenta foi colocada em uma segunda tentativa, em 28 de abril, enquanto Ernesto e Di Angellis se encontravam em uma padaria no município do Eusébio para encerrar as negociações.

Denúncia

Após a Polícia Civil concluir investigação sobre o assassinato do advogado Francisco Di Angellis, de 41 anos, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) denunciou à 1ª Vara do Júri de Fortaleza contra os três suspeitos do crime:

o empresário Ernesto Wladimir de Oliveira Barroso;
o ex-policial militar José Luciano Souza de Queiroz;
e ex-policial militar Glauco Sérgio Soares do Bonfim.

O homicídio aconteceu quando Francisco descia do veículo para entrar na própria casa no Bairro Parquelândia, em Fortaleza, e foi surpreendido pela aproximação de uma motocicleta com dois homens.

Fonte: g1

    Homem trans é assassinado a tiros depois de receber ligação para ir a praça


    Um homem trans de 30 anos foi morto a tiros no último sábado (26) em Juazeiro do Norte, no Ceará. Tiago da Silva recebeu uma ligação pedindo para que ele fosse até uma praça no Bairro Triângulo, mas quando chegou ao local, foi vítima dos disparos.

    De acordo com amigos da vítima, o suspeito é um homem com quem Tiago havia discutido cerca duas semanas antes, inclusive tendo entrado em luta corporal.

    Para o Observatório de Violência contra pessoas LGBTQIA+, a morte pode ter sido motivada por transfobia. "A gente vê que pessoas travestis e transexuais no nosso país são violadas todos os dias e a gente vê o alto índice de violência, ao qual a gente procura uma justificativa, o enredo da notícia e a gente não encontra, o que mais uma vez reforça o crime de ódio", diz o presidente da entidade em Juazeiro do Norte, Gilney Matos.

    O caso é investigado pela Polícia Civil de Juazeiro do Norte.

    Fonte: g1

    CE: Suspeito é preso após tentar enterrar homem vivo por causa de dívida


    Um homem foi preso suspeito de arquitetar uma emboscada para enterrar e queimar viva uma vítima. O caso foi registrado em Crateús, a 359,1 km de Fortaleza, no último dia 4 de agosto, mas a prisão aconteceu nesse domingo, 27. A captura foi uma ação conjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

    O suspeito foi identificado como Antônio Janderson Prudêncio Silva, de 20 anos. Conforme investigações da Delegacia Regional de Crateús, da PC-CE, o homem teria sido o responsável por arquitetar a emboscada motivada por uma dívida financeira.

    Janderson teria atraído a vítima, um homem de 32 anos, para uma área de mata, no distrito de Carrapateiras, com a promessa de acertar um emprego no estado do Maranhão.

    No caminho, a vítima foi surpreendida por um homem e um adolescente, que o agrediram gravemente com pedaços de paus e pedras. Após deduzirem que o homem estava morto, a dupla cavou uma cova onde colocaram o corpo. Após isso, os suspeitos iriam incendiar o homem desacordado.

    Contudo, a vítima conseguiu fugir e foi se abrigar na residência de um familiar. Os parentes socorreram a vítima até uma unidade hospitalar. Os familiares ainda localizaram a cova onde o corpo seria enterrado.

    No domingo, uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) foi informada a respeito da localização de Janderson. Os policiais foram até o local e realizaram a captura.

    O suspeito não resistiu à prisão e agora está à disposição da Justiça.

    Fonte: O Povo

    Deputado Guimarães confirma a vinda do presidente Lula ao Ceará na próxima sexta-feira


    Depois de anunciar a suspensão da agenda do presidente Lula (PT) no Ceará no dia 1º de setembro, o líder do Governo na Câmara dos Deputados, o deputado federal José Guimarães (PT), voltou atrás e disse que o mandatário estará em Fortaleza na próxima sexta-feira (1º).
    Segundo Guimarães, parte da agenda prevista, no entanto, foi adiada.

    “O presidente Lula reformulou a agenda e, a visita que havia sido adiada, irá acontecer. Lula participa na próxima sexta-feira (1), às 16 horas, da comemoração dos 25 anos do CREDIAMIGO do Banco do Nordeste. O evento ocorrerá na sede do BNB, em Fortaleza. A visita às obras da Ferrovia Transnordestina ocorrerá em outra oportunidade”, afirmou Guimarães.

    Fonte: Diário do Nordeste

    Filho mata o pai com golpes de facão em Nova Russas, o acusado foi preso em flagrante


    O filho matou o próprio pai à golpes de facão. O crime aconteceu por volta das 18h50 na localidade de Lajedo Grande, à cerca de 13 Km da cidade de Nova Russas e a vítima foi o senhor Francisco Vieira do Nascimento, conhecido como seu Buduca, filho de Luiza Vieira da Nova, viúvo, 76 anos, agricultor, residente em Lajedo Grande. O acusado do crime trata-se do filho da vítima Roberto Vieira da Silva, vulgo Roberto Buduca, 42 anos, natural de Ipueiras, desocupado, residente também na localidade de Lajedo Grande.

    A vítima sofreu cerca de três perfurações à facão, sendo uma grande perfuração no pescoço do lado direito, uma nas costas e outra no abdômen. Ela foi socorrida ainda com vida para o hospital de Nova Russas, mas foi à óbito quando estava recebendo atendimento médico. O acusado foi preso por volta das 19h40 na própria residência onde aconteceu o crime. A polícia ainda apreendeu o facão utilizado no crime. A arma estava no alpendre da casa. O corpo da vítima foi enviado para o núcleo da perícia forense na cidade de Crateús e o acusado foi conduzido para a Delegacia Regional de Crateús para ser autuado em flagrante.

    A versão apresentada pelo acusado é que ele e o pai sempre tiveram uma relação conturbada, principalmente depois da morte da mãe do acusado e sempre o pai reclamava quando ele chegava em casa embriagado ou drogado, e daí, nesta segunda, de acordo com o acusado, estava fazendo uma comida e resolveu tirar a vida do próprio pai. Ele disse que pegou um facão que estava na cozinha, foi até o alpendre onde o pai estava sentado fumando e desferiu a primeira perfuração no pescoço. O pai levantou e saiu, foi quando recebeu mais dois golpes.

    A prisão do acusado foi efetuada pela viatura da Força Tática 7452 Sgt Frazão, SD Carvalho e SD Gelson.

    Nesta terça-feira (29) está completando um ano que a esposa da vítima, no caso, a mãe do acusado, faleceu.

    Por: Repórter Tony Sales
    Divulgado: Por Diário Do Tauá

    segunda-feira, 28 de agosto de 2023

    Vigilante sofre infarto e morre durante partida de futebol amador


    Um vigilante morreu neste domingo (27) após sofrer um infarto durante um jogo de futebol em um campo no Bairro Padre Andrade, em Fortaleza. Adriano Barros Lima foi socorrido após desmaiar em campo, mas não resistiu.

    A partida fazia parte do Campeonato de Futebol dos Vigilantes e estava sendo transmitida nas redes sociais. O vídeo mostra que Adriano estava caminhando depois de um colega finalizar uma jogada e de repente caiu desacordado no campo.

    Ao perceber o ocorrido, um dos jogadores do time adversário alertou ao juiz, que parou o jogo, e as pessoas correram para socorrer a vítima.

    Conforme o Sindicato dos Vigilantes do Ceará, Adriano foi levado a uma emergência, mas não resistiu. A entidade lamentou a morte do membro.

    "É lamentável a perda desse grande companheiro de jornada e de luta. Nesse momento de dor, nos solidarizamos com a família e amigos e nós colocamos à disposição. A família vigilante está de luto", diz um trecho da nota do Sindicato.

    Fonte: g1

      Faustão segue na UTI e coração funciona 'como esperado' após transplante, diz novo boletim de saúde


      O apresentador Fausto Silva continua intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do hospital Albert Einstein, em São Paulo, conforme boletim médico divulgado nesta segunda-feira (28). Faustão recebeu um transplante de coração nesse domingo (27).

      "O paciente Fausto Silva, que foi submetido ontem, dia 27 de agosto, a um transplante de coração no Hospital Israelita Albert Einstein, permanece na Unidade de Terapia Intensiva sob sedação e respirando com auxílio de ventilação mecânica. Seu estado clínico é estável e as funções do coração estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas", diz boletim, assinado Dr. Fernando Bacal, enviado ao g1.

      Segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, Faustão ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração. O Ministério da Saúde informou ainda no domingo que o apresentador foi priorizado devido ao seu estado de saúde.

      ENTENDA PRIORIDADE DO APRESENTADOR

      A prioridade de Faustão, inclusive, seguiu os preceitos indicados pelo Sistema Único de Saúde, que define os critérios com base na gravidade do quadro do paciente.

      "A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção", confirmou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

      Com a recusa da equipe médica do paciente que ocupava a primeira posição da lista, a oferta do SUS seguiu para o segundo paciente, Faustão. Com tipo sanguíneo B, receptores para um transplante de coração como o apresentador tem expectativa de receber o órgão no período entre 1 e 3 meses.

      COMO OCORREU A CIRURGIA

      Conforme o hospital Albert Einstein, a equipe médica levou Faustão ao centro cirúrgico na tarde de domingo, o que levou cerca de 2h30 para ser finalizado.

      "O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", pontuou o boletim do hospital.

      Confira abaixo alguns dos critérios usados para definição da lista de espera do SUS: 

      O primeiro é a ordem cronológica de cadastro do paciente, definida por quem chegou primeiro à espera;

      A gravidade do quadro também é analisada, pontuando pacientes que necessitam de internação constante e os colocando em prioridade em relação aos que aguardam o transplante em casa;

      O tipo sanguíneo também é fator decisivo, já que um paciente só recebe órgão de um doador que tenha o mesmo tipo sanguíneo que ele;

      Além disso, alguém alto e mais pesado não pode receber o coração de um doador muito mais baixo e magro;

      O órgão precisa ser retirado do doador e transplantado no receptor em um intervalo de até 4 horas, o que também leva a considerar a distância geográfica entre doador e receptor;

      Por fim, o tempo de isquemia, analisando, conforme os custos do SUS, se o órgão será transportado por carro ou avião.

      Fonte: Diário do Nordeste

      Lula cancela viagem ao Ceará que estava marcada para o próximo dia 1º


      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cancelou a viagem ao Ceará que estava marcada para acontecer nesta sexta-feira, 1° de setembro. O deputado federal e líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), disse ao O POVO que o motivo foi por agenda cheia, mas deu nova data.

      "O cancelamento da viagem do presidente é por conta de agenda. A agenda no Ceará é mais grandiosa porque são dois momentos, o PAC e a Transnordestina e o Crediamigo e o Agroamigo. Portanto, no que diz respeito ao PAC da Transnordestina, ainda não tá concluído o processo de negociação da Sudene e o BNB. A agenda foi suspensa, mas será feita no meio do mês, entre os dias 13 e 18 de setembro. É a nova data que será feita. Portanto, é só apenas questão de dias essa pequena suspensão", afirmou.

      A visita de Lula ao Estado será para participar da comemoração dos 25 anos do Crediamigo do Banco do Nordeste e para visitar as obras da Transnordestina. A segunda visita do atual mandato do petista ao Ceará visa acompanhar obras do novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

      O presidente manterá a rota no Nordeste e deve passar por Piauí e Rio Grande do Norte, tirando da agenda o Ceará e Pernambuco.

      Fonte: O Povo

      Em Quixadá ataque a tiros deixa homem morto e seis baleados dentro de bar


      Um homem de 34 anos foi morto e seis pessoas ficaram feridas neste domingo (27) em um bar na localidade de Jatobá, em Quixadá, a 167 km de Fortaleza. Ninguém foi preso. A vítima foi identificada como Edimar Carneiro.

      Segundo relatório policial, as pessoas estavam nesse bar chamado Ideal. O bar fica às margens de uma rodovia no distrito de Custódio. Testemunhas afirmaram que um homem de carro se aproximou e atirou da porta do carro. Entre os feridos tem uma mulher, conforme a polícia. Um homem que segue internado levou um tiro no abdômen.

      A Secretaria da Segurança Pública afirmou que as pessoas feridas foram socorridas para uma unidade de saúde, cinco delas já tiveram alta e confirmou que a sexta não corre risco de morte.

      Equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense do Estado fizeram os primeiros levantamentos no local da ocorrência.

      O caso está a cargo da Delegacia Regional de Quixadá, unidade que apura os fatos e realiza investigações para identificar a autoria do crime.

      Fonte: g1

        PF deflagra operação contra esquema de tráfico de mulheres do Ceará para prostituição na Itália


        A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (28), a operação "Correntes não Visíveis" para combater um esquema de tráfico internacional de pessoas, que supostamente arregimentava mulheres no Ceará e as levava para se prostituir na Itália. A corporação cumpre três mandados de busca e apreensão em endereços de Fortaleza e de Caucaia, além de Carpina, em Pernambuco.

        A investigação identificou indícios que as vítimas eram buscadas no território cearense e, em seguida, enviadas ao país europeu, onde atuavam como garotas de programa.

        A autoridade também encontrou evidência dos crimes de exploração sexual dessas mulheres, inclusive com publicações em sites italianos; trabalhos forçados; restrição de alimentação; dívidas impagáveis e uso de arma de fogo pelos suspeitos para coação das vítimas.

        Segundo a Polícia Federal, o objetivo da ação é delimitar as responsabilidades dos envolvidos e identificar outras vítimas do esquema criminoso.

        Apesar da operação, as investigações continuam. Caso se provem verdadeiras, as condutas podem configurar, em tese, o cometimento do crime de tráfico internacional de pessoas, favorecimento à prostituição e rufianismo, com pena de até 25 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados a partir da análise do material apreendido.

        Fonte: Diário do Nordeste

        Contadora é mantida refém dentro de casa, torturada e morta no Ceará


        Uma contadora foi morta na casa onde morava com o marido em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, na madrugada deste sábado (26), após ser mantida refém e torturada. Kaianne Bezerra Lima Chaves tinha 35 anos e não resistiu aos ferimentos causados durante a tortura.

        Segundo testemunhas, o companheiro da vítima disse a polícia que a residência havia sido invadida por dois homens armados. Eles amarraram o marido e a mulher em cômodos diferentes.

        Em entrevista à TV Verdes Mares, vizinhos afirmaram que o casal foi amarrado e teve os olhos vendados ainda do lado de fora de casa, quando os dois foram abordados pelos criminosos na calçada.

        A mulher foi ferida na cabeça com um objeto contundente e não resistiu aos ferimentos, falecendo em consequência dos golpes.

        Os criminosos fugiram levando um aparelho celular.

        A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou que o caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa como latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

        A unidade realiza apurações para descobrir as circunstâncias do crime e prender os suspeitos.

        Até a tarde desta segunda-feira (28), ninguém havia sido preso.

        Fonte: g1

          Acopiara está entre as 172 cidades cearenses que irão paralisar; veja lista

          Aumentou para cento e setenta e dois o número de prefeitos do Estado do Ceará que aderiram à paralisação nacional contra a redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS sobre combustíveis, energia e comunicação.

          O movimento, que está agendado para esta quarta-feira, 30, tem como objetivo mobilizar o Congresso Nacional e pressionar o presidente Lula (PT) a liberarem mais recursos para as prefeituras. A ação conta com o respaldo da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece).

          Veja quais cidades cearenses irão paralisar no próximo dia 30 em pressão por recursos do FPM:
          1.Abaiara
          2.Acaraú
          3.Acopiara
          4.Aiuaba
          5.Alcântaras
          6.Altaneira
          7.Alto Santo
          8.Amontada
          9.Antonina do Norte
          10.Apuiarés
          11.Aquiraz
          12.Aracati
          13.Aracoiaba
          14.Ararendá
          15.Araripe
          16.Aratuba
          17.Arneiroz
          18.Assaré
          19.Aurora
          20.Baixio
          21.Banabuiú
          22.Barbalha
          23.Barreira
          24.Barro
          25.Barroquinha
          26.Baturité
          27.Beberibe
          28.Bela Cruz
          29.Boa Viagem
          30.Brejo Santo
          31.Camocim
          32.Campos Sales
          33.Canindé
          34.Capistrano
          35.Caridade
          36.Cariré
          37.Caririaçu
          38.Carnaubal
          39.Cascavel
          40.Catarina
          41.Catunda
          42.Caucaia
          43.Cedro
          44.Chaval
          45.Choró
          46.Chorozinho
          47.Coreaú
          48.Crateús
          49.Crato
          50.Croatá
          51.Cruz
          52.Deputado Irapuan Pinheiro
          53.Ererê
          54.Eusébio
          55.Farias Brito
          56.Forquilha
          57.Fortim
          58.Frecheirinha
          59.General Sampaio
          60.Graça
          61.Granja
          62.Granjeiro
          63.Groaíras
          64.Guaiúba
          65.Guaraciaba do Norte
          66.Guaramiranga
          67.Hidrolândia
          68.Ibaretama
          69.Ibiapina
          70.Ibicuitinga
          71.Icapuí
          72.Icó
          73.Iguatu
          74.Independência
          75.Ipaporanga
          76.Ipaumirim
          77.Ipú
          78.Iracema
          79.Irauçuba
          80.Itaiçaba
          81.Itaitinga
          82.Itapajé
          83.Itapiúna
          84.Itarema
          85.Itatira
          86.Jaguaretama
          87.Jaguaribara
          88.Jaguaribe
          89.Jaguaruana
          90.Jardim
          91.Jati
          92.Jijoca de Jericoacoara
          93.Juazeiro do Norte
          94.Jucás
          95.Lavras da Mangabeira
          96.Limoeiro do Norte
          97.Madalena
          98.Maracanaú
          99.Maranguape
          100.Marco
          101.Martinópole
          102.Massapê
          103.Mauriti
          104.Meruoca
          105.Milagres
          106.Milhã
          107.Miraíma
          108.Missão Velha
          109.Mombaça
          110.Monsenhor Tabosa
          111.Morada Nova
          112.Moraújo
          113.Mucambo
          114.Mulungu
          115.Nova Olinda
          116.Novo Oriente
          117.Ocara
          118.Orós
          119.Pacajus
          120.Pacatuba
          121.Pacoti
          122.Pacujá
          123.Palhano
          124.Palmácia
          125.Paracuru
          126.Paraipaba
          127.Paramoti
          128.Pedra Branca
          129.Penaforte
          130.Pentecoste
          131.Pereiro
          132.Pindoretama
          133.Piquet Carneiro
          134.Pires Ferreira
          135.Poranga
          136.Porteiras
          137.Potengi
          138.Potiretama
          139.Quiterianópolis
          140.Quixadá
          141.Quixelô
          142.Quixeramobim
          143.Quixeré
          144.Redenção
          145.Reriutaba
          146.Russas
          147.Saboeiro
          148.Salitre
          149.Santana do Acaraú
          150.Santana do Cariri
          151.São Benedito
          152.São Gonçalo do Amarante
          153.São João do Jaguaribe
          154.São Luís do Curu
          155.Senador Pompeu
          156.Senador Sá
          157.Solonópole
          158.Tabuleiro do Norte
          159.Tamboril
          160.Tarrafas
          161.Tauá
          162.Tejuçuoca
          163.Tianguá
          164.Trairi
          165.Tururu
          166.Umari
          167.Umirim
          168.Uruburetama
          169.Uruoca
          170.Varjota
          171.Várzea Alegre
          172.Viçosa do Ceará

          De acordo com a Aprece, os gestores pretendem paralisar todos os serviços que não sejam essenciais. Além disso, os municípios irão decretar ponto facultativo em alusão à adesão ao movimento.

          Na manhã desta quarta-feira, 23, os gestores municipais que aderiram à paralisação estiveram reunidos para discutir quais ações serão realizadas no dia 30. De acordo com a Aprece, 81 prefeitos estiveram presentes no encontro, e outros nove participaram por videoconferência.

          Fonte: O Povo

          domingo, 27 de agosto de 2023

          MC Marcinho: morre ícone do funk aos 45 anos


          MC Marcinho morreu neste sábado, 26, aos 45 anos de idade. Ícone do funk, o artista estava internado desde o mês de junho no Hospital Copa d'Or, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, por insuficiência cardíaca e renal. A informação foi confirmada pela unidade de saúde.

          No início desta semana, o cantor teve uma piora na saúde e foi diagnosticado com infecção generalizada. O agravamento da sua condição o fez ser retirado da lista de transplante de coração.

          Em comunicado enviado pela assessoria de imprensa do cantor na terça-feira, 22, a equipe informava que MC Marcinho estava com complicações sérias e não tinha condições de fazer cirurgia de transplante.

          Morre MC Marcinho: Relembre o ícone do funk melody

          Marcinho foi um dos principais percussores do movimento do funk nos anos 90 e 2000. Até hoje, seus hits, que estouraram naquela época, como “Rap do Solitário” e “Glamourosa”, são amplamente ouvidos.

          Com uma carreira consolidada no funk melody dos anos 1990, suas músicas fazem parte da trilha sonora da novela global "Vai na Fé".

          "Depois de quase 30 anos, ver a música renascer de novo e ver a novela abordar o funk melody, é muito bom. Todo mundo vem comentar comigo que minha música está na novela. Então estou muito feliz, muito obrigado”, comemorou Marcinho, durante participação no programa Mais Você no dia 10 de julho.

          Morre MC Marcinho: a carreira e os sucessos do cantor

          No início dos anos 2000, se alguém quisesse falar de amor, tinha que falar com o Marcinho, o príncipe do funk se consolidou a partir de um subgênero do freestyle, surgido no início dos anos 1990.

          Com letras centradas em temáticas românticas e sem apelo sexual, o funk melody ganhou a cara de MC Marcinho com músicas como “Rap do Solitário”, “Glamurosa” e “Garota Nota 100”.

          O subgênero faz uso de samplers e batidas eletrônicas, partindo de um contexto diferente do funk carioca, que aposta na letra explícita e de duplo sentido.

          Antes dos 20 anos, o carioca Márcio André Nepomuceno Garcia emplacou dois sucessos , mas, na época, não conseguia viver só da música. Cenário que mudou ao lançar, em 2001, o hit “Glamurosa”, que poucos sabem que foi inspirado na rainha dos baixinhos, Xuxa.

          Fonte: O Povo

          Brasil abate mais de 60% da população de jumentos em 6 anos para exportar pele para China


          Desde 2008, a comunidade de Serra do Rosário, no município de Sobral, região norte do Ceará, realiza o concurso do jumento mais “enfeitado” da região. Na disputa, os criadores vestem os jumentos com fantasias criativas e competem pelo prêmio em dinheiro. O organizador do concurso, Audino Lopes, contudo, teme pela continuidade da festa. “Rodei em alguns sítios e o jumento não tem mais. Não sei se daqui a alguns vou conseguir fazer o concurso”, relata.

          A percepção de Audino não é só impressão. Com base nos dados oficiais, a população de asininos no Brasil - isto é, jumentos, jegues, burros ou asnos, como são conhecidos regionalmente – caiu 62% entre 2017 e 2022.

          Hoje, este animal que foi companheiro de trabalho e meio de transporte no interior do país por séculos, corre risco de entrar em extinção no Brasil devido ao abate para exportação, segundo especialistas.

          Conforme dados do último Censo Agropecuário do IBGE, em 2017 existiam 376 mil asininos no Brasil. De 2017 até julho de 2023, pelo menos 237 mil asininos foram abatidos em frigoríficos autorizados, conforme dados do Ministério da Agricultura.

          Praticamente todo abate de jumentos no Brasil ocorre na Bahia. O Ceará e o Piauí, nos últimos anos, aparecem nos dados do Ministério da Agricultura como os dois principais “exportadores” de jumentos para o estado.

          Os abates ocorrem com objetivo de suprir a demanda do mercado chinês por peles de jumento, utilizadas para a produção do ejiao, um produto da chamada medicina tradicional chinesa. O ejiao é feito a partir do colágeno extraído da pele do jumento – e para atender à demanda crescente pelo item, empresas chinesas têm importado a pele dos animais de países como o Brasil.

          “Esses animais são abatidos no mundo todo para abastecer essa demanda, que é uma demanda de 4,8 milhões de peles de jumentos por ano”, aponta a bióloga Patrícia Tatemoto, que trabalha com a Donkey Sanctuary, organização britânica que atua na proteção de espécies de asininos pelo mundo e pela proibição do abate.

          Desde 2017, o abate de equídeos em geral – classe de animais que inclui os asininos, muares (mulas) e equinos (cavalos e éguas) – é regulamentado no Brasil por decreto do então presidente Michel Temer. Atualmente, apenas dois estabelecimentos realizam o abate de asininos no Brasil, ambos na Bahia.

          Apesar da regulação, ativistas de proteção alertam que, no ritmo em que está atualmente, o abate de jumentos pode levar à extinção da espécie no Brasil. Na pecuária, o termo ‘produção’ é utilizado para descrever a cadeia de criação de uma espécie destinada ao abate, como bovinos, suínos e aves, que são criadas, alimentadas, reproduzidas, abatidas e repostas.

          No caso dos jumentos, segundo os ativistas, não há cadeia de produção estabelecida. Portanto, o abate ocorre sem reposição, contando com os espécimes que já existem atualmente. Assim, o número de jumentos cai conforme são abatidos aos milhares a cada ano, sem que nasçam e sejam criados asininos o suficiente para manter os números da população destes animais.

          "Essa atividade só ocorre porque é extrativista. Então se a gente for produzir os jumentos em fazendas [...], que é cria, recria, terminação, engorda e aí envia para abate, é custo-proibitivo cumprir essas etapas”, aponta Tatemoto.

          A bióloga aponta que o filhote de asinino, para chegar ao ponto de abate, demora até quatro anos, o que, cumprindo todas as etapas citadas, tornaria a produção inviável financeiramente.

          Defensores da causa animal também apontam que o transporte de animais para o abate tem ocorrido de forma ilícita, com várias denúncias de maus tratos e suspeitas de irregularidade nas regulações sanitárias exigidas para o transporte destes animais.

          Abate de jumentos: prática legal, mas predatória

          O abate de jumentos ocorre de maneira legal no Brasil. Em fevereiro de 2012, Brasil e China assinaram um acordo que permitiria a exportação de carne e pele de jumento entre os dois países, mas sem estipular quando este comércio teria início.

          Em novembro de 2015, durante viagem à China, a então ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou ter sido surpreendida por um empresário chinês que propôs comprar 1 milhão de jumentos do Brasil por ano.

          Os números não batiam com o rebanho de asininos no Brasil. Ainda assim, em 2016, o Brasil deu o sinal verde para a exportação. Em março de 2017, o decreto 9.013 regulamentou como deveria funcionar o abate de equídeos em geral no Brasil. No mesmo ano, mais de 26 mil asininos já foram abatidos. No ano seguinte, 2018, o número de jumentos abatidos saltou para 62.522.

          Os frigoríficos que atuam no abate de equídeos - cavalos, muares e jumentos - precisam de autorização federal para funcionar, uma vez que o destino é o mercado exterior. Por isso, eles são acompanhados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).

          Conforme levantamento realizado por pesquisadores da Faculdade de Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), até 2020 existiam nove frigoríficos no Brasil autorizados a abater equídeos. Destes, seis já encerraram as atividades.

          Dos outros três que permanecem ativos e exportando, um está localizado na cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, mas é voltado para o abate de cavalos, cujo destino da carne são mercados da Europa.

          Os outros frigoríficos com autorização para abater equídeos estão localizados nas cidades de Amargosa e Itapetininga, ambas na Bahia. É lá que se concentra o abate de jumentos no Brasil.

          Em 2018, por exemplo, dos 62 mil jumentos abatidos, cerca 44 mil foram abatidos apenas no frigorífico localizado em Amargosa, que começou a operar no dia 26 de julho de 2017 e se solidificou como o principal espaço de abate de asininos do país.

          Em dezembro de 2018, o abate de asininos foi temporariamente proibido por uma decisão judicial. Em setembro de 2019, a atividade voltou a ser liberada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Em 2020, mais de 27 mil abates. Em 2021, foram 64 mil. Em 2022, foram 39 mil.

          "Inicialmente, o que era ventilado era que existiria a formação de uma cadeia produtiva para esses animais. A cadeia produtiva vai compreender aí diversas fases de criação, desde a cria até engorda. E esse fato nunca se concretizou", aponta Rebeca Ribeiro, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia.

          O conselho é uma das vozes que alerta para os riscos de extinção dos jumentos se o modelo atual de abate continuar.

          "Se a gente tem o abate ocorrendo sem que se tenha uma preocupação com a reprodução desses animais, com a cadeia produtiva como um todo, isso realmente pode levar em algum momento a um risco de extinção desses animais", alerta Rebeca, que é auditora fiscal.

          Ejiao: o desejado colágeno da pele de jumento

          Do animal abatido, o interesse de exportação é a pele e, em menor escala, a carne. Com a carne, por exemplo, são produzidas algumas iguarias como a sopa de jumento. Da pele, é extraído o colágeno, que é processado para a produção do ejiao, item popular na medicina tradicional chinesa.

          A medicina tradicional chinesa é um conjunto de práticas milenares que utiliza os conceitos de ying e yang e canais de energia do corpo para diagnóstico e tratamento de doenças. Não há comprovação de que ela tenha a eficácia da medicina moderna.

          Dentro destas práticas, o ejiao é recomendado, por exemplo, contra sangramentos, para fortalecimento do sistema imunológico, regulação da menstruação, combate à anemia, entre outros.

          Atualmente, a maior parte do ejiao é produzido na província chinesa de Shandong, a segunda mais populosa do país. Em 2017, as indústrias de Shandong estavam pagando cerca de 3 mil yuans (pouco mais de R$ 2 mil) por uma única pele de jumento.

          Pela internet é possível encontrar desde pacotes de ejiao em pó, de R$ 184 uma embalagem com 50 gramas, até caixas de 250 gramas de ejiao em tabletes, que custa R$ 375 mais custos de importação.

          Segundo estimativa, em 2015 o comércio de ejiao movimentou 1,5 bilhão de dólares. Nos últimos anos, com o aumento da procura – e até mesmo o anúncio de abertura de uma cadeia de restaurantes especializada em carne de jumento –, a busca por mais peles tem levado a China a procurar os animais em países da América do Sul, da África e da Ásia Central.

          Ativistas apontam que a existência de uma cadeia de produção de jumentos para atender a este mercado não é viável pelo tempo e pelo custo. Um estudo da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (UFBA) aponta que o tempo estimado para produzir um jumento é de 36 meses, a um custo de 258 dólares anuais por cabeça.

          A título de comperação, o tempo de reprodução dos asininos é mais longo que o principal animal da agropecuária brasileira, o gado bovino. As vacas, por exemplo, têm uma gestação média de 9 meses. Os asininos, entre 11 e 14 meses. Até alcançar o ponto de abate, o jumento levaria 36 meses de criação. Já o bovino, entre 24 e 27 meses.

          Rebeca Vieira destaca que mesmo com as dificuldades, a criação de uma cadeia produtiva é possível - e até necessária para reforçar os procedimentos sanitários. "A gente está falando do abate de animais, mas a gente também está falando de saúde pública, porque quando a gente não tem uma organização de cadeia produtiva isso pode também gerar em sérios riscos", explica.

          "Eles [asininos] podem ser portadores e transmissores de zoonoses importantes, como é o caso do mormo, então existe sim um risco sanitário associado desde quando você não tem uma cadeia produtiva bem estabelecida. Isso pode gerar riscos da população", afirma.

          População de jumentos vem caindo há anos no Brasil

          Os jumentos chegaram ao Brasil com os colonizadores portugueses. Por sua resistência, os animais eram utilizados, principalmente, nas expedições rumo ao desconhecido interior do Brasil, servindo como transporte de itens e de pessoas.

          No Brasil, existem três tipos principais de jumento:

          Nordestino, bem adaptado ao clima semiárido e assemelhado ao chamado jumento egípcio, comum na região da Samaria, no Oriente Médio;

          Nacional, predominante no Sudeste e de origem italiana, é geneticamente assemelhado ao jumento africano;

          Pêga, de origem ibérica, mais comum em Minas Gerais.

          Séculos depois da sua chegada, os jumentos continuavam como presença constante no campo. Em 1960, conforme dados do governo federal, havia cerca de 1,2 milhão de jumentos no Brasil, a maioria concentrados nos estados do Nordeste, Pará, Mato Grosso e Minas Gerais.

          O jumento usado na tração, por exemplo, foi trocado pelas máquinas. Na década de 2000, o jumento usado no transporte foi substituído pelas motocicletas. Com a perda de função, o número de asininos no país registrou uma queda exponencial.

          Em 2006, menos de 50 anos após a primeira contagem que apontou 1,2 milhão de asininos, a população já havia reduzido pela metade: eram apenas 654 mil. O movimento seguiu uma tendência de queda, e em 2017, ano do último Censo Agropecuário, foram registrados 376 mil asininos no Brasil.

          O Nordeste é a região do Brasil que concentra o maior número de asininos: eram 326 mil à época em que foram contabilizados pelo IBGE. O jumento nordestino é o que tem a maior população do Brasil – e, também, o mais ameaçado pelo ritmo acelerado de abates.

          “Os equídeos [cavalos, jumentos, mulas] em geral foram perdendo a notoriedade a partir da Revolução Industrial”, aponta o médico veterinário Thiago de Oliveira Campos, que pesquisa a história dos asininos.

          “O que aconteceu com o jumento nordestino foram dois fatores. Um fator foi a mecanização do campo, que chegou no Nordeste mais tardiamente", indica.

          Segundo dados oficiais, pelo menos 939 mil jumentos eram utilizados em atividades de agricultura no Brasil no ano de 1970. Em 2017, apenas 106 mil eram usados para alguma atividade no campo.

          O segundo fator da desvalorização dos asininos, conforme Thiago, é que com a substituição dos equídeos em geral por máquinas, a estes animais restaram atividades esportivas ou de lazer.

          E, nestas atividades, como hipismo e turfe (corrida), os equídeos preferidos costumam ser o cavalo e a égua, e não os jumentos.

          "Muitas vezes o próprio nordestino, as próprias pessoas têm preconceito com o jumento nordestino por conta da aparência. Porque não foi um animal moldado para ser exibido, para ser mostrado ao público como sinônimo de poder, de riqueza, como os cavalos foram”, avalia o veterinário.

          “Esse animal [jumento] foi utilizado para tração. O criador não queria saber de orelha, de cabeça, de harmonia disso e daquilo. Ele queria saber se o animal era bom de carga e resistência”, complementa. “Então com a perda de função de trabalho desse animal, ele não conseguiu se encaixar dentro do padrão para ter utilizado, infelizmente, como lazer, como exibicionismo".

          Fonte: g1