Aranha mais venenosa do mundo — ou seja, com o veneno mais letal — foi capturada no último sábado (4) em Santa Catarina por bombeiros da cidade de Vitor Meireles, a 270 quilômetros da capital, Florianópolis. Segundo informações do Instituto Butantã, o aracnídeo em questão, uma aranha-armadeira (Phoneutria sp), é de fato a espécie considerada mais perigosa em todo o planeta.
Um morador local encontrou o animal dentro de sua casa, imediatamente ligando para o Corpo de Bombeiros para identificar a espécie e providenciar resgate, caso necessário. O que chamou sua atenção foi o tamanho incomum — 8 centímetros, o dobro do normal, de acordo com os profissionais que atenderam a residência. Analisando fotos e consultando biólogos, identificou-se o tipo de Phoneutria específico.
Perigos da aranha-armadeira
Os bombeiros deixaram o animal na natureza, longe da região residencial da cidade. Quando ataca, a aranha-armadeira injeta uma toxina neurotóxica na vítima, afetando o sistema nervoso e causando dor intensa. Em homens, pode causar priapismo, ou seja, ereções involuntárias longas que podem levar à impotência.
Esses aracnídeos podem ter de 1,7 a 4,8 centímetros de corpo e 13 a 15 de envergadura, e sua posição de defesa quando ameaçada, com as patas dianteiras levantadas, lhe confere o nome de armadeira. Ela pode saltar a até 40 cm de distância e costuma ser encontrada em bananeiras por toda a América do Sul. Na região catarinense, também pode ser encontrada outra aranha incrivelmente mortal, a aranha-marrom (família Loxosceles).
Fonte: Canaltech via Yahoo Notícias