Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Crateús registra maior chuva das últimas horas no Ceará, diz Funceme


O município de Crateús, no Sertão dos Inhamuns, registrou o maior acumulado de chuvas do Ceará entre as 7 horas de domingo (15) e o mesmo horário desta segunda-feira (16), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade registrou 91 milímetros.

Choveu em cerca de 93 municípios. Os dados serão atualizados no decorrer do dia pela Funceme.

As precipitações têm relação com a atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), sistema típico de pré-estação chuvosa e que, a depender da sua posição, colabora ou não para precipitações. No caso, as áreas sob sua borda são mais favoráveis ao desenvolvimento de áreas de instabilidade.

Previsão para os próximos dias:

Segunda-feira (16):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Terça-feira (17):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões.

Quarta-feira (18):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Situação dos principais açudes

O Ceará tem apenas um açude sangrando segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Atualmente, o estado tem quatro açudes com volume acima de 90% e 69 reservatórios com volume inferior a 30%. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,55% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 42,90%. Já o Banabuiú se encontra com 9%.

Fonte: g1