O governador do Ceará, Elmano Freitas, anunciou na tarde desta quarta-feira (4), os novos chefes dos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O anúncio foi feito pelas redes sociais do líder do Executivo Estadual. Além dos novos comandantes, foram anunciados os novos secretários executivos da SSPDS.
Conforme o governador Elmano Freitas, “nosso principal objetivo é combater os grupos criminosos e trazer mais tranquilidade para a população cearense. Os novos chefes trazem a experiência de gestões anteriores e muita vontade de fazer um excelente trabalho na segurança pública”.
Samuel Elânio já havia sido anunciado como titular da pasta, ainda no fim de 2022, pelo governador Elmano Freitas. “Com esse nomes que tomam posse nas vinculadas e na própria Secretaria, a ideia é fortalecer, ainda mais, o trabalho integrado. São profissionais que já atuavam na gestão anterior, com objetivo de manter a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), fortalecendo mais o trabalho de inteligência das Forças de Segurança e incrementando essa redução em locais mais vulneráveis. A ideia é manter o andamento de políticas já iniciadas e avançar com objetivo de manter os bons resultados do Ceará”, detalhou o secretário da SSPDS, Samuel Elânio.
Os primeiros nomes são os de Márcio Oliveira e Sérgio Pereira, que ocupavam os cargos de coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e de delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), respectivamente, e assumem cargos executivos da SSPDS. Já Adriano de Assis Sales permanece como secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, cargo que ocupa desde 2017.
Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp)
Deixa o cargo José Helano Matos Nogueira e assume Nabupolasar Alves Feitosa. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem mestrado em Filosofia (Uece); doutorado em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP); e pós-doutorado em História (UFC). O novo superintendente da Supesp tem formações em Inteligência pela Escola de Inteligência da Abin (Esint), Gerenciamento de Operações de Inteligência (Esin) e Análise do Terrorismo e Produção do Conhecimento, entre outros.
Fonte: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)