Uma agência do Banco do Brasil foi explodida por criminosos no município de Ipu, a 294 quilômetros de Fortaleza, na madrugada desta quarta-feira (7). O impacto da explosão também atingiu a sede da prefeitura que fica próximo ao banco, segundo o secretário de turismo da cidade.
Antes da ação, os criminosos atiraram contra a sede da segurança pública de Ipu. Conforme um agente da cidade, não houve feridos.
O ataque criminoso foi registrado por câmeras de segurança da agência. As imagens mostram um suspeito dentro do banco. O suspeito mexe em um caixa eletrônico. Instantes depois ele corre do local e depois ocorre a explosão. Em seguida, aparecem outros três criminosos. Não há informações se os homens conseguiram levar o dinheiro do local.
Em outros vídeos, o grupo aparece armado e encapuzado dentro de uma caminhonete de cor branca. Também há imagens de um dos suspeitos caminhando pelas ruas do município com uma arma longa e outra pequena.
Os disparos assustaram os moradores e causaram pânico no município de pouco mais de 40 mil habitantes.
Em nota, o Banco do Brasil afirmou que a agência não funciona nesta quarta "devido ao ataque do tipo 'novo cangaço'".
"Não há previsão para normalização do atendimento no município. De forma alternativa, clientes e usuários do BB de Ipu podem buscar atendimento nas agências BB dos municípios de Ipueiras, Guaraciaba do Norte e Reriutaba", diz o banco, em nota.
Sede da prefeitura atingida
Conforme o secretário municipal de Turismo de Ipu, Pedro Ramises Martins, a explosão na agência bancária causou estragos na sede da prefeitura, que fica próxima a agência.
Ramises, que também mora próximo ao local, informou através da rede social, que todos na casa dele estavam a salvo e que foram "cenas de guerra".
"Praticamente do lado da minha casa. Muitos disparos, cenas de guerra mesmo. Ainda impactado aqui. Toda a solidariedade ao guerreiros da Polícia Militar, por terem resistido com bravura a essa loucura", publicou o secretário.
Destruição
Imagens registradas pelo portal Ipu Post mostram como ficou o interior da agência bancária após o ataque com explosivos. Parte da estrutura de ferro desabou e ficou retorcida, além da fachada de vidro destruída.
Uma estrutura da prefeitura que fica ao lado da agência também teve vários compartimentos atingidos e equipamentos quebrados.
De acordo com o morador Jardel Pessoa, no início da madrugada ele e a mulher ouviram os primeiros tiros. Cerca de meia hora depois houve a explosão.
"Era por volta de meia-noite e dez quando a gente ouviu os primeiros barulhos. A gente acreditava que era alguma bomba ou alguém brincando. Só que depois começaram os disparos, um tiroteio intenso no local onde a gente está, eu e minha esposa, que é próximo a sede da Segurança Pública do Raio, PM do município do Ipu. Logo em seguida, a gente se refugiu com medo dos disparos e por volta de 30 minutos depois a gente ouviu uma bomba forte e cerca de 25 minutos depois mais um estrondo grande", relatou Jardel.
Fonte: g1