Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

ACOPIARA: SE VIVO FOSSE, CHICO SOBRINHO ESTARIA COMPLETANDO 97 ANOS


Nesta sexta-feira (25), se registra os 97 Anos de Nascimento de FRANCISCO ALVES SOBRINHO (In Memoriam).

Nasceu de parto natural em 25 de novembro de 1925. no Sitio Arara, município de Acopiara, filho de Antônio Alves de Almeida e Maria Alves de Melo(Maroca). São 7 os seus irmãos, Manuel Alves de Almeida (Neco), Edval, Maria, Aldenir, Isaura, Francisca, Zilda. Casou-se Com Francisca Alves de Almeida (Fransquinha), nasceram 11 filhos, Antônio Almeida, Ricardo Almeida, Emídio Almeida (In memorian), Maria de Fátima, Fábio, Lúcia, José Flávio, Francisco Junior, Maria Deiva, Iolanda e Gerlane. 

Foi o segundo membro da Família Felipe de Melo a assumir a função de Prefeito e o primeiro da Família Almeida. Foi o segundo deputado estadual da Família Almeida e o primeiro da família Felipe de Melo. Durante 43 anos foi incontestavelmente o maior e mais respeitado líder da família e um dos maiores Lideres políticos de toda a história de Acopiara. Vivia para ajudar o próximo, preferencialmente Os mais humildes, por isso era conhecido como o 'Pai dos pobres' de Acopiara. 

Na década de 1950, foi trabalhar em São Paulo e, ao voltar a sua terra natal, instalou uma padaria, a seguir comprou uma fábrica de descaroçar algodão e, ao longo dos anos, tornou-se um próspero industrial, chegando a produzir óleo comestível na Industria de Algodão e Óleo S.A. Na segunda metade da década, passou a fazer aquilo que era verdadeiramente sua vocação, a política e usufruir a oportunidade de fazer o melhor possível pelos mais humildes pobres e pela sua terra natal. 

Seu ingresso na politica indicado pelo parente próximo Alfredo Nunes de Melo. Disputou a prefeitura, Disputou o pleito eleitoral de 1958 e neste ano surgiu uma novidade pela primeira vez, haveria candidato a vice na chapa de prefeito, tendo sido escolhido o nome de Osório Holanda Lima, por indicação do líder da UDN. José Marques Filho. Abertas as urnas, Chico Sobrinho foi vitorioso, tendo recebido 3044 votos e seu vice. 2923 Votos. 

A solenidade de posse foi um dos momentos de maior emoção da sua vida politica. Foram eleitos 11 vereadores: 6 da UDN e 5 do PSD. 

Em 1962, após renunciar à prefeitura, candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará, tendo sido eleito pelo Partido Democrático Cristão-PDC. Foi o primeiro deputado estadual da família Felipe de Melo. Foi morar em Fortaleza, na Av. Bezerra de Menezes, lá ficando pelo periodo em que esteve como deputado, quando concluiu o ensino fundamental no Liceu do Ceará. 

Em 1966, foi novamente candidato a deputado, Sem conseguir eleger-se, voltou pra Acopiara para as atividades de industrial, ao mesmo tempo fazendo politica 24 horas por dia. 

Em 1972, Francisco Alves Sobrinho, disputou a eleição em Acopiara. Foi a eleição mais tensa de toda a história politica de Acopiara. Foi escolhido vice pela Arena 2, Josė Correia de Oliveira, Dedé Moreira. Francisco Alves Sobrinho, ganhou a prefeitura com 5598 votos válidos. Uma vitória com um significado inigualável, 11 vereadores foram eleitos, todos da Arena 1. 

Na primeira gestão 1959-1963 demoliu e construiu o mercado público central e o mercado das frutas. Construiu o posto da Teleceará e instalou o sistema de telefones monocanais (telefone a manivela) em vários distritos e na sede. Fez pavimentação de ruas, dentre elas a rua Rabo da Gata e rua dos Dodôs. 

Construiu diversos ramais de energia elétrica e cemitérios em alguns distritos, além de vários açudes em todo o município. 

Na segunda gestão, instalou energia elétrica em várias localidades e construiu um grande número de escolas, melhorando o acesso à educação em todo o município e aplicou investimentos em infraestrutura, pavimentando com paralelepípedo e pedra tosca quase toda a área urbana. 

A marca maior de ambas as gestões foi o atendimento direto aos mais necessitados. Em todas as áreas sempre havia uma palavra amiga, um gesto e uma Solução para as pessoas que o procuravam, desde os mais simples problemas aos mais complexos. Esse era o seu maior mérito: era um mestre na arte de agradar a quem o procurasse, um grande lider, um homem que sabia fazer politica. Ao longo de seus 43 anos de vida pública, espalhou o bem sem olhar a quem. por isso sua morte deixou um enorme vazio na casa da rua Pedro Alves 139 e uma população sobretudo, os mais pobres e necessitados, sem o seu protetor.

Na sua primeira gestão, era Governador do Estado Parsifal Barroso. Quando Deputado Estadual, apoiou na assembleia legislativa o então Governador Virgílio Távora e na segunda gestão, era ligado politicamente ao então Governador Adauto Bezerra , com quem manteve uma sólida amizade até a morte. 

Faleceu aos 76 Anos em 15 de Março de 2001. 

FONTE: GENEALOGIA DAS FAMÍLIAS ALMEIDA-BRAGA; ALVES-MACÊDO; FELIPE-MELO; 

AUTORES: ANA ROSÂNIA DE ALMEIDA E FRANCISCO FELIPE DE ALMEIDA