Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

ROBERTO CLÁUDIO LIDERA DISPUTA POR SEGUIDORES NAS REDES SOCIAIS, CAPITÃO WAGNER E ELMANO VÊM LOGO ATRÁS

Jornal Jangadeiro
A cada eleição, as redes sociais dos candidatos ganham mais importância. Um exemplo concreto dessa afirmativa está nas eleições de 2018, quando Jair Bolsonaro foi eleito presidente com pouco tempo de propaganda e muita atuação nas redes.

O fenômeno não é regra, mas serve como indicativo de que esse espaço é fundamental. Se por um lado não garantem resultado, uma vez que nem sempre candidatos com mais seguidores são os vencedores, e que as inserções nas redes de TV abertas ainda são o grande palco da disputa, por outro, acompanhar o engajamento dos concorrentes na largada das campanhas serve de termômetro para termos uma ideia do potencial de cada um no meio digital.

O Jornal Jangadeiro fez um levantamento para registrar esse início de corrida eleitoral com os candidatos ao Governo do Ceará melhor posicionados nas pesquisas, para conferir como estão suas mobilizações no Instagram, Facebook, Twitter e Tiktok. Confira:

Roberto Cláudio (PDT) @robertoclaudiooficial

Instagram – 220 mil
Facebook – 688 mil
Twitter – 6.8 mil
Tiktok - 1.3 mil
Total: 916,1 mil

Capitão Wagner (União Brasil) @capitaowagnersousa

Instagram – 314 mil
Facebook – 376 mil
Twitter – 20.4 mil
Tiktok - 8.6 mil
Total: 719 mil

Elmano Freitas (PT) @elmanofreitas

Instagram – 47.8 mil
Facebook – 38 mil
Twitter – 8.1 mil
Tiktok - 1.6 mil
Total: 95.5 mil

Segundo o advogado especialista em direito eleitoral, Fernandes Neto, “as redes são o maior meio de campanha eleitoral, o que é perigoso, porque o eleitor não é cobrado pela legitimidade e pela verdade das suas informações”.

No mundo digital, as campanhas eleitorais podem ser positivas. É o que diz o jornalista atuante em marketing digital, Jaimes Alencar:

"As campanhas eleitorais digitais aproximam os candidatos dos eleitores. No online, além de divulgar as propostas, os políticos devem produzir conteúdos que engajem. Eles devem se relacionar com os problemas dos eleitores", frisou Jaimes.

*Números atualizados até a publicação desta matéria, segunda (22).

Fonte: Jornal Jangadeiro