O Ceará registrou o mês de junho mais chuvoso dos últimos 18 anos. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 75,9 milímetros. A média para o mês é de 37,5 milímetros. A variação foi de 102,5% acima da média.
A região que mais registrou precipitação em junho foi o Litoral de Fortaleza, que compreende a capital, Beberibe e cidades da Grande Fortaleza. Ainda de acordo com a Funceme, em todo o ano já choveu 860,9 milímetros. Esse número se enquadra em torno da média.
Previsão para julho
Para o mês de julho a tendência é que haja uma redução do volume de chuva no Ceará. A média é de 15,4 milímetros. Em Fortaleza, por exemplo, a previsão para essa sexta-feira, sábado (2) e domingo (3), é de baixa possibilidade de chuva isolada na madrugada e início da manhã.
As chuvas tendem a ocorrer associadas a áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, pela atuação do sistema de brisa, e por efeitos locais como temperatura, umidade e relevo.
Fonte: G1