Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Aniversário dos 187 anos da PMCE é marcado com solenidade de entrega de medalhas e honrarias


Homenagens e honrarias. Para marcar os 187 anos de fundação, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, na tarde desta terça-feira (24), uma solenidade com entregas de medalhas a homens e mulheres que contribuíram com a história da instituição, uma das mais longevas do Estado. As Medalhas José Martiniano de Alencar, Mérito Policial e Grande Mérito da Polícia Militar foram entregues em meio ao desfile das tropas e discursos de autoridades que fazem a Segurança Pública do Ceará, no Quartel do Comando Geral da PMCE.

A governadora Izolda Cela, recebida na solenidade pelo secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e pelo coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira, parabenizou todos os presentes pelo aniversário da instituição histórica que tanto tem trabalhado em prol da segurança do cidadão cearense. “Tenho um sentimento de reconhecimento, de admiração e de gratidão pelas valorosas e pelos valorosos profissionais desta corporação, que dedicam a melhor de suas competências e de suas energias para cumprir essa nobre missão de defesa do povo cearense, a quem eu quero reiterar sempre os meus agradecimentos. Que vocês mereçam, cada vez mais da população, o crédito e o reconhecimento por seus importantes serviços. Que tenhamos cada dia mais no nosso coração a esperança por dias melhores para o nosso Ceará, com a certeza que contaremos sempre com vocês. Registramos também a contribuição daqueles que já passaram e ajudaram a construir essa instituição. Parabéns a todos que fazem a Polícia Militar do Ceará”.

Em sua fala, o secretário Sandro Caron destacou o belo trabalho desempenhado por homens e mulheres que fazem a PMCE. “São 187 anos, quase dois séculos. E numa data importante, como essa, temos que olhar para o passado, para o presente e também para o futuro. E principalmente reconhecer e agradecer a todos que fizeram e que fazem a Polícia Militar do Ceará, em prol da segurança e da defesa de toda a população cearense. Destaco também que o Governo do Estado e a Polícia Militar do Ceará têm investido muito naquilo que há de mais importante na instituição, que é a valorização dos homens e das mulheres que compõem a PMCE, por meio de investimentos como as leis de promoções, a valorização e a capacitação profissional”.

Já o comandante-geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira, ressaltou, entusiasmado, os feitos da instituição. “Podemos atestar que o processo histórico de consolidação de bom nome da corporação é fruto da constante parceria, proteção e cuidado com a sociedade cearense, através da busca constante da excelência no desenvolvimento das atividades da Polícia Militar, resultado de um trabalho diligente, vibrante, técnico e integrado, numa parceria estimulada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social com suas vinculadas. Parceria responsável por uma ambiente harmonioso e produtivo que concorre para uma busca constante de resultados positivos na segurança pública do Estado. Ressalto ainda que tudo isso só é possível devido ao constante apoio do Governo do Estado para todo o sistema de segurança pública, particularmente para a Polícia Militar do Ceará”.

Entrega de medalhas

Para homenagear aqueles que tenham prestado serviços à Polícia Militar, e à causa da segurança pública, foi instituída, pela corporação, a Medalha José Martiniano de Alencar. A honraria foi entregue a 187 pessoas agraciadas com a condecoração, em alusão aos anos completados pela PMCE.

A Medalha do Mérito Policial Militar, a mais elevada condecoração da PMCE, instituída para distinguir pessoas ou entidades civis, militares e policiais militares, que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços à corporação em qualquer campo de atividade, foi entregue a 48 agraciados entre civis e militares.

Já a Medalha Grande Mérito, condecoração que se destina a personalidades que contribuíram, de forma altruísta e engajada, com a corporação e colaboraram com o cumprimento da missão de servir e proteger foi destinada a dez homenageados na solenidade desta terça-feira.

Foram agraciadas com a Medalha Grande Mérito, as seguintes personalidades: o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Sandro Luciano Caron de Moraes; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Maria Nailde Pinheiro Nogueira; o juiz de direito do TJCE, Paulo de Tarso Pires Nogueira; o procurador-geral executivo assistente do Ceará, Rafael Machado Moraes; o procurador de Justiça, José Francisco de Oliveira Filho; o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, Francisco Canindé de Araújo Silva; o chefe da Casa Militar, coronel PM Alexandre Ávila de Vasconcelos; o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia, Jesus Andrade Mendonça; o secretário municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel BM Luís Eduardo Soares de Holanda; e o coordenador do gabinete do Comando-Geral da PMCE, coronel Márcio Gianny Cavalcante de Melo.

História da PMCE

Em maio de 1835, o presidente da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem-estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da Polícia Militar do Ceará. A partir do dia 04 de janeiro de 1947 passou então à denominação que tem até os dias atuais a partir da entrada em vigor da constituição de 1946. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem por missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Seu primeiro comandante foi o tenente do Exército Brasileiro, Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou a instituição do dia 24 de maio de 1835 a 19 de janeiro de 1839.

Comemorando 187 anos de existência, ao longo dessa incessante jornada, a PMCE já participou das mais diversas missões, contribuindo, também, com a construção da história do Brasil e do Ceará. Com participações em episódios épicos como a Guerra do Paraguai, Revolução de 1930 e combate ao cangaço, sua missão é servir e proteger. Tendo o policiamento ostensivo como a sua atividade-fim, a Polícia Militar do Ceará está presente em todo o estado por meio das diversas unidades e subunidades operacionais, todas distribuídas de forma estratégica.

Tendo como o atual comandante-geral, o coronel Francisco Márcio de Oliveira, a PMCE conta com um efetivo de quase 19 mil policiais na ativa, atuando em ações que envolve a proteção das pessoas e do patrimônio, conservação do meio ambiente, prevenção de endemias, resgate de vítimas, entre tantas outras ações que fazem da corporação uma das maiores instituições públicas do Estado do Ceará.

Visando combater a criminalidade e atuar em prol da segurança do cidadão cearense, houve recentemente um grande investimento do Governo do Estado na segurança pública, como a compra de expressiva quantidade de armas de fogo, de coletes balísticos e também viaturas. Além disso, o Governo do Ceará está concluindo a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), bem como já realizou reforma de quartéis e a implantação de bases do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CRraio), as quais seguem em expansão contemplando cada vez mais municípios cearenses. O Governo, por meio da PMCE, investiu ainda na qualificação profissional, por meio de cursos como o de abordagem e tiro policial defensivo, entre outros, disponibilizados pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Houve, também, uma expansão dos projetos sociais disponibilizados aos cidadãos cearenses por meio da PMCE, e, por fim, destaca-se o concurso público, que teve a sua homologação com 2.463 vagas anunciada pela governadora Izolda Cela, no último dia 19 de maio. Na mesma ocasião, a chefe do Executivo estadual anunciou novo certame para mais mil vagas para a instituição.

Em dezembro, o então governador Camilo Santana também havia anunciado um concurso da PMCE para profissionais da saúde, com 19 vagas para médicos (cardiologista, clínico, psiquiatra e médico do trabalho); 20 para psicólogos; seis cirurgiões dentistas; um farmacêutico e quatro assistentes sociais.

Semana da PMCE

A programação da Semana da PMCE em comemoração aos 187 anos da instituição, que teve início no dia 20, continua nesta quarta-feira (24) com o Torneio de Futebol no Clube dos Oficiais, às 8 horas, com Retreta da Banda de Música da PMCE no Shopping Iguatemi, às 17 horas, e com a apresentação do Grupo de Prevenção e Arte da PMCE, às 19 horas, no Shopping Benfica.

As exposições, que contam um pouco da história da Polícia Militar do Ceará, acontecem até sábado (28). No Shopping RioMar Fortaleza, no bairro Papicu, e no Shopping Iguatemi, no bairro Edson Queiroz, o público pode conferir a Exposição de Fotos Históricas e Artigos Militares. Já no RioMar Kennedy acontece a Exposição de Artigos Militares do CPChoque. Todas as ações em alusão ao aniversário estão abertas durante o horário de funcionamento dos centros comerciais.

Na quinta-feira será realizado o Torneio de Tiros, no Shooters Club, às 8 horas; além das retretas da Banda de Música da PM no Shopping Benfica, ao meio-dia, e da Banda de Música na Área do 4º CRPM, no Shopping de Juazeiro do Norte, às 17 horas. Uma apresentação do Grupo de Prevenção e Arte ocorrerá no Shopping RioMar Fortaleza, às 17 horas. Já na sexta-feira (27), a Retreta da Banda de Música acontece no Shopping RioMar Fortaleza, também às 17 horas.

No sábado (28), o último dia da programação especial alusiva aos 187 anos da PMCE será marcado com a realização da tradicional Corrida Rústica da PMCE, com saída do CPChoque, na Praia do Futuro, às 6 horas da manhã. À tarde, às 15 horas, uma equipe do CPRaio se apresentará no estacionamento do Shopping RioMar Fortaleza. E, logo em seguida, às 16 horas, haverá o encerramento da Semana da PMCE com apresentação da finalista do The Voice Brasil, a capitã PM Júlia Dantas.








Fonte: SSPDS