Subiu para 30 o número de reservatórios que atingiram a capacidade máxima de armazenamento no Ceará. A informação consta no boletim mais recente do Portal Hidrológico do Ceará – gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), atualizado nesse sábado, 23. O açude de Acarape do Meio, no município de Redenção, região Norte do Estado, foi o último a sangrar. As águas começaram a verter entre sexta-feira, 22, e a madrugada de ontem.
Desde o início da estação chuvosa, no dia primeiro de fevereiro, 28 reservatórios cearenses já verteram suas águas. Desde então, o Ceará apresenta melhora gradativa na situação hídrica. O volume médio do aporte de águas dos 155 açudes monitorados pela Cogerh saltou de 21,1% para 34,2%, percentual que tira o Estado da situação de alerta para escassez hídrica —quando atinge patamar abaixo de 30%.
Além dos açudes já sangrando, outros nove açudes cearenses estão na iminência de transbordar, com reservas hídricas acima de 90%. O mais próximo da sangria é o Diamantino II (99,743%), seguido pelo Gangorra (99,55%) e o Do Coronel (99,45%). O painel da Cogerh ainda mostra que, até a noite desse sábado, 23, o Ceará tinha pelo menos 59 açudes com nível hídrico abaixo de 30%.
Veja a lista dos açudes sangrando no Ceará:
Acaraú Mirim
Jenipapo
São Vicente
Sobral
Caldeirões
Muquém
Pau Preto
Valério
Angicos
Itaúna
Tucunduba
Várzea da Volta
Frios
Itapajé
Gameleira
Mundaú
Poço Verde
Quandú
Acarape do Meio
Amanary
Batente
Cauhipe
Gavião
Germinal
Itapebussu
Tijuquinha
Junco
Rosário
Ubaldinho
Barragem do Batalhão
Fonte: O Povo