Um garotinho norte-americano chamado Locklan Samples chamou a atenção nas redes sociais por conta da rara síndrome do cabelo "impenteável": a condição genética foi diagnosticada quando ele tinha apenas alguns meses, depois que seu cabelo mudou de escuro para claro dentro de pouco tempo.
Na página, a mãe de Locklan — Katelyn Samples — conta que o pediatra encaminhou para um especialista, e na época, vários médicos e universitários se interessaram pelo caso, chegando até mesmo a coletar algumas amostras do cabelo da criança para fins de pesquisa.
Dermatologistas pediátricos do Emory Hospital (EUA) foram os responsáveis pelo diagnóstico raro. Acredita-se que existam apenas cerca de 100 pessoas com essa síndrome atualmente. Trata-se de uma condição herdada geneticamente, com mutações associadas em ambos os alelos (as formas alternativas de um mesmo gene).
A mutação costuma acometer três genes envolvidos na formação da haste capilar, e pode vir tanto isolada como também acompanhada por condições dentárias, oftalmológicas ou dermatológicas. Os primeiros sinais aparecem entre 3 meses e 12 anos de idade.
O paciente possui uma quantidade normal de cabelo, mas geralmente cresce mais lentamente. Na ocasião, o cabelo se destaca do couro cabeludo e cresce em diferentes direções. Pode ser impossível penteá-lo contra o couro cabeludo, e a condição afeta apenas o cabelo do couro cabeludo, sem impactar outras partes do corpo.
Fonte: Canaltech