A Fifa suspendeu a Federação de Futebol da Rússia de participar dos torneios organizados pela instituição. Dessa forma, os russos não poderão participar das Eliminatórias para a Copa do Mundo e, assim, estão fora também da Copa do Mundo.
Segundo informações do ge, a decisão foi tomada pela Fifa em conjunto com a Uefa. Todas as seleções da Rússia estão incluídas: de base, masculinas e femininas. Ainda cabe recurso no TAS, o Tribunal Arbitral do Esporte.
A decisão foi tomara pelo Bureau do Conselho da Fifa, que reúne presidentes das seis confederações continentais de futebol, e pelo Comitê Executivo da Uefa, entidade responsável pelo futebol europeu.
Outra decisão tomada pela Uefa foi a rescisão de contrato de patrocínio com a empresa Gazprom, uma estatal russa.
A Rússia deveria disputar uma partida da repescagem das Eliminatórias para a Copa, que seria no 24 de março, contra a Polônia. Os adversários se recusavam a enfrentar a Rússia – mesma posição da República Tcheca e da Suécia, que também disputam a repescagem e, quem vencesse, pegaria o ganhar da outra disputa.
Ainda não se sabe se, agora, a Polônia irá diretamente para o confronto contra República Tcheca e Suécia ou se outra solução será tomada.
Além da suspensão das competições, no último domingo (27), a Fifa anunciou outras punições contra a Rússia, como a proibição de jogar no país e de usar símbolos como bandeira e hino.
Seguindo as determinações, a seleção feminina da Rússia tampouco poderá participar da Eurocopa, que acontecerá em julho, na Inglaterra.
Fonte: Yahoo Esportes