Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Sobe para 21 o número de mortos pelas chuvas no sul da Bahia


O número de mortos pelas chuvas no sul da Bahia subiu para 21 nesta terça-feira (28), com a confirmação do óbito de um rapaz de 19 anos que tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus, na noite de segunda-feira (27).

Segundo a Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil), o número de desabrigados subiu em 24 horas de cerca de 31 mil para 34.163. Já os desalojados são 42.929. O total de feridos permaneceu em 358, o mesmo número de segunda-feira.

A Defesa Civil avalia que 471.786 pessoas foram afetadas diretamente pelas chuvas. O balanço desta terça revela também que o número de cidades com decreto de situação de emergência subiu de 100 para 136.

Mais cedo nesta terça, o governo federal anunciou uma série de medidas para a recuperação de áreas destruídas pelas chuvas na Bahia. Entre elas estão linhas de crédito via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), vacinação contra gripe e hepatite A e ajuda para a reconstrução de cidades da Bahia.

As medidas foram anunciadas em coletiva de imprensa com os ministros da Cidadania, João Roma, do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Mulher, Damares Alves, após sobrevoo das áreas atingidas. Bolsonaro segue em recesso no litoral de Santa Catarina.

O ministro da Cidadania, João Roma, anunciou que o presidente Jair Bolsonaro falou com o BNDES para a instituição ajudar na reconstrução das cidades. O Banco do Nordeste também vai prorrogar prazos de pagamento de financiamentos e lançar uma linha emergencial, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, com prazos de até oito anos para pagamento.

A Bahia receberá parte dos R$ 200 milhões em crédito extraordinário anunciados pelo governo federal via medida provisória para a reconstrução de rodovias danificadas pelas chuvas. A verba beneficiará a Bahia e mais quatro estados.

Em coletiva, o governador Rui Costa afirmou que o montante de R$ 80 milhões para recuperação de estradas na Bahia e em outros estados é insuficiente, dado o tamanho do estrago na região.

Municípios

Os municípios com registro de mortes são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).

Fonte: R7