Eleitores de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca, todos no interior do Ceará, elegem novos prefeitos neste domingo (1º). As eleições suplementares ocorrem porque os candidatos mais votados de 2020 tiveram problemas com a Justiça e não puderam assumir os governos municipais. O pleito ocorre entre 7h e 17h, como no ano passado.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informa que trabalha para que as eleições suplementares nesses municípios ocorram de forma organizada e segura para todos, como a proibição da venda e consumo de bebida alcoólica. Os protocolos sanitários definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com médicos e especialistas, serão seguidos no dia da votação.
Nesse contexto, a Justiça Eleitoral do Ceará contribui para que 69.012 eleitores possam votar nas urnas eletrônicas das 254 seções eleitorais, distribuídas nos 116 locais de votação dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca.
Ao todo, nos três municípios, mais de 2000 pessoas estão envolvidas em todo processo eleitoral: são mesárias, mesários, auxiliares de eleição, delegadas e delegados de prédio, magistradas, magistrados, promotoras e promotores eleitorais, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores das Zonas, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-CE, e policiais.
Distribuição das urnas eletrônicas
Na manhã deste sábado, as Zonas Eleitorais de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca realizaram a distribuição das urnas eletrônicas que funcionarão nas eleições suplementares deste domingo.
As 254 urnas de seção foram distribuídas nos 116 locais de votação dos três municípios:
* Martinópole: 33 seções, distribuídas em 9 locais;
* Missão Velha: 92 seções, distribuídas em 36 locais;
* Pedra Branca: 129 seções, distribuídas em 71 locais.
Nos locais de votação, as equipes dos cartórios eleitorais testaram urna a urna e verificaram o correto funcionamento, bem como hora, data, local e seção correspondente. Além disso, foram checadas as condições elétricas dos locais onde funcionarão as seções eleitorais.
Fonte: G1