O número de casos confirmados de infecções pelo coronavírus continuam caindo em todas as regiões do Ceará, conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (6), pela Secretaria da Saúde do estado (Sesa). Os óbitos provocados pela doença, porém, cresceram nas regiões Norte e Cariri.
Os dados divulgados comparam a semana epidemiológica 30 (de 25 a 31 de julho) com 14 dias anteriores. No dia 29 de julho, o Ceará registrou os quatro primeiros casos da variante delta no estado. A nova cepa é mais transmissível e levou ao colapso do sistema de saúde e preocupa entidades sanitárias do mundo todo.
Ao todo, no Ceará, houve redução de 28,6% no número de casos confirmados de Covid-19. Além disso, o estado também registrou queda no índice de óbitos: foram 35,2% a menos do que duas semanas antes. Todas as regiões cearenses apresentaram queda na quantidade de diagnósticos da doença.
Redução de casos por região
Região Redução de casos
Fortaleza 16,1%
Norte 23,5%
Cariri 42,3%
Litoral Leste 50,4%
Sertão Central 34,7%
Fonte: SESA CE
Por outro lado, as regiões de saúde Norte e Cariri apresentaram incremento de óbitos por Covid-19. Houve aumento de 125% na primeira, e 6,7% na segunda.
Os índices de Covid-19 vêm apresentando queda desde o arrefecimento da segunda onda da doença, que atingiu o estado entre março e maio deste ano. Por causa da queda nos números, o governo do Ceará vem flexibilizando as medidas sanitárias, com autorização de eventos em buffets com até 200 pessoas em locais abertos.
Fonte: G1