O Ceará inicia nesta terça-feira (11) a segunda fase da 23ª campanha nacional de vacinação contra a influenza. O público alvo dessa fase são idosos e professores dos ensinos básico e superior, tanto de redes públicas como privadas. O planejamento foi definido pelo Ministério da Saúde.
Em Fortaleza, a vacinação ocorre nos postos de saúde e no Centro de Saúde Meireles, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Avenida Antônio Justa.
De acordo com o orientador da célula de imunização da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), Roberto Wagner Júnior Freire, serão contempladas 1.293.488 pessoas em todo o estado. A imunização contra a gripe é a principal forma de evitar internações, complicações e óbitos decorrentes da H1N1.
"Há um quantitativo significativo de pessoas que devem ser imunizadas contra a influenza. É de extrema importância que a população busque uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para se proteger", afirma Roberto Wagner.
No caso de professores, um documento deverá ser apresentado para comprovar o trabalho como educador, como por exemplo declaração ou contracheque.
1ª fase da campanha
Na primeira fase da campanha de vacinação, o Ceará alcançou 31,6% de todo o público alvo, que aconteceu de 12 de abril a 10 de maio. A campanha priorizou crianças a partir de seis meses e menores de seis anos, além de gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Quem faz parte do primeiro grupo da campanha e ainda não foi imunizado, pode procurar uma das unidades para receber a vacina.
Fonte: G1