Páginas

domingo, 2 de maio de 2021

FORTALEZA REGISTRA MAIS MORTES DO QUE NASCIMENTOS NO SEGUNDO MÊS SEGUIDO


Fortaleza registrou mais óbitos do que nascimentos no mês de abril deste ano, segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil. Com cerca de 2,6 milhões de habitantes, a capital cearense registrou, com dados registrados até sexta-feira (30), 3.364 óbitos e 2.901 nascimentos em Cartórios de Registro Civil no mês abril.

É o segundo mês consecutivo que o fenômeno ocorre no município. Em março, conforme dados do Portal da Transparência, a cidade teve 3.421 óbitos e 2.473 nascimentos. Desde o início da pandemia da Covid-19, este é o quarto mês onde as mortes superaram os nascidos vivos no município.

Fortaleza está entre as três capitais do Nordeste em que mortes superam os nascimentos no mês de abril. As outras são: Recife, com 2.127 óbitos e 1.608 nascimentos e São Luís, que registrou 663 óbitos e 623 nascimentos em abril.

Os dados do Portal da Transparência do Registro Civil apontam que a queda na diferença entre nascimentos e óbitos em Fortaleza vinha ocorrendo de forma gradual ao longo dos anos, mas se acentuou com a pandemia do novo coronavírus.

Em abril e maio de 2020, a cidade já havia registrado mais óbitos do que nascimentos, 116 e 2.358 respectivamente. Com o agravamento da pandemia, o fenômeno voltou a se repetir este ano, com março registrando 948 falecidos a mais do que nascidos vivos, número que caiu para 463 em abril. Fonte: G1