Criminosos armados explodiram uma agência bancária e metralharam uma delegacia na cidade de Amontada, no interior do Ceará, na madrugada desta sexta-feira (28). A ação aconteceu por volta de 1h30. Um carro da Polícia Militar também foi atingido por disparos de arma de fogo.
Conforme a Delegacia Regional de Itapipoca, plantonista da região, desde a madrugada equipes das forças de segurança no município de Amontada apuram o caso. Os agentes realizam buscas para tentar localizar os suspeitos.
Segundo o tenente Rodrigues, da Polícia Militar, pelo menos 10 homens, em dois carros e motos, participaram da ação, que durou cerca de 15 minutos.
A polícia também não confirmou se os suspeitos conseguiram levar uma quantia do banco.
Destruição
A agência do Banco do Brasil atacada fica localizada na Avenida Alípio dos Santos, em frente a Praça Coronel Antonio Belo, no Centro da cidade. Por conta da explosão, o interior da agência e parte de prédios vizinhos ficaram destruídos.
A agência é vizinha ao prédio da Secretaria de Finanças da cidade, que teve uma parede atingida pela explosão no banco.
Moradores afirmam que um barulho muito forte foi ouvido no momento da explosão, além de muitos tiros.
Delegacia metralhada
Durante a ação, os suspeitos atiraram contra a sede da Delegacia de Polícia Civil de Amontada para tentar intimidar os policiais.
De acordo com tenente Rodrigues, parte dos criminosos foi para a frente da delegacia e atirou contra o prédio. Enquanto isso, os outros suspeitos atacavam a agência.
Os tiros atingiram a parede do prédio, o portão e um carro da PM que estava estacionado em frente ao local. Os agentes que estavam na delegacia não ficaram feridos.
Fuga
Na fuga, os suspeitos incendiaram um veículo e abandonaram em uma estrada que dá acesso ao município e a cidade de Itapipoca.
Grampos também foram colocados na pista para furar os pneus de veículos. O grupo fugiu sentido as cidades de Sobral e Miraíma.
1º ataque a banco no Ceará em 2021
Conforme o Sindicato dos Bancários do Ceará, essa é a primeira ação contra bancos com uso de explosivos em 2021. Em 2020, três agências bancárias foram explodidas por criminosos.
Ainda conforme o sindicato, em 2019 foram 11 agências e em 2018 esse número chegou a 29 bancos explodidos.
Fonte: G1