Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Estudo: Anticorpos resultantes de Covid leve podem durar "toda a vida"


Uma equipe de cientistas da Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos, sugere que indivíduos que sofreram de quadros leves de Covid-19 podem continuar fabricando anticorpos contra o coronavírus SARS-CoV-2 durante toda a vida, reporta um artigo publicado na revista Galileu.

O novo estudo divulgado na revista Nature aponta que episódios repetidos da patologia pandêmica são provavelmente pouco frequentes.

Segundo os investigadores, 11 meses após a infeção com sintomas ligeiros, os pacientes envolvidos na pesquisa ainda detinham células imunológicas capazes de produzir anticorpos.

Ali Ellebedy, co-autor do estudo, explicou num comunicado emitido à imprensa: "é normal que os níveis de anticorpos diminuam após a infeção aguda, mas não chegam a zero; estabilizam-se. Encontramos células produtoras de anticorpos em indivíduos 11 meses após os primeiros sintomas. Essas células viverão e produzirão anticorpos pelo resto da vida das pessoas".

O estudo incluiu amostras de sangue de 77 indivíduos, recolhidos com intervalos de três meses a partir de um mês após a infeção pelo novo coronavírus. Sendo, que a vasta maioria dos voluntários sofreu de quadros ligeiros de Covid-19, embora seis tenham sido hospitalizados.

Também foram analisadas mostras de medula óssea de 18 pessoas, entre sete e oito meses após a doença.

Depois de quatro meses, foram recolhidas novas amostras de cinco participantes.

Conforme destaca a revista Galileu, os níveis de anticorpos no sangue dos participantes com a doença diminuíram nos primeiros meses, estabilizando-se posteriormente. Constatando-se surpreendentemente a presença de células produtoras dessas substâncias em 15 das amostras de medula óssea de indivíduos que padeceram de Covid ligeira.

Fonte: Notícias ao Minuto

Rede pega fogo e homem morre carbonizado no interior do Ceará


Um homem morreu carbonizado na madrugada desta segunda-feira em sua casa na Rua Celerino N. de Carvalho (Bairro Guarani) em Campos Sales. José Alves Feitoza, de 51 anos, ali residente, ingeria bebidas alcoólicas com o seu irmão Reginaldo Alves Batista num casebre de quatro cômodos onde moram com a mãe que não estava em casa. Ambos dormiam em redes armadas lado a lado na sala de casa e José Alves era fumante.

Supostamente, dormiu enquanto bebia e fumava quando o cigarro caiu na rede e a mesma pegou fogo. A polícia foi acionada por volta das três horas da madrugada desta segunda-feira por populares e viaturas com o Subtenente Santana, o Sargento Edinilton, o Cabo Cesário e os Soldados Alves e Adson estiveram no local. Ali já se encontrava uma ambulância do SAMU, cujos profissionais de saúde apenas constataram o óbito de José Alves.

Os PMs conversaram com o irmão dele, mas Reginaldo apresentava evidentes sinais de embriaguez e não soube dar informações sobre o episódio. Na sala, os policiais se depararam com o corpo carbonizado do homem no solo, pontas de cigarros por vários lugares, garrafa plástica vazia sobre uma cadeira, um copo debaixo da mesma com aguardente e a TV ligada em cima de uma mesa pequena. As chamas atingiram apenas a rede da vítima, deixando marcas do fogo nos dois armadores na parede.

Fonte: Site Miséria

Pai distraído registra duas filhas com o mesmo nome


Um pai distraído registrou a filha caçula com mesmo nome da primogênita em um cartório de Nova Lima (MG). Por algumas horas, Armando Bianchetti teve duas filhas chamadas Nina Christo Bianchetti.

Em entrevista ao portal G1, o pai afirmou ter cometido um "pequeno" erro na hora de preencher o formulário de registro da bebê recém-nascida, que iria se chamar Mia.

"Em vez de escrever 'Mia Christo Bianchetti', escrevi 'Nina Christo Bianchetti'. Aí quando a moça veio com a certidão, disse: 'Confere pra mim direitinho, Nina Christo Bianchetti'. Aí eu: 'Não! É Mia! Eu escrevi Nina?'", contou Armando.

O erro ocorreu na última quinta-feira (27). O cansaço foi o verdadeiro culpado da confusão, segundo a mãe das meninas, Carol Christo.

"A gente estava há 10 dias sem dormir por causa da recém-nascida e da Nina que ficou doente. Foi o cansaço", contou ela ao portal G1. O casal passou por alguns momento de tensão até resolver o problema.

"Ele me ligou dizendo que tinha feito errado e agora a gente tinha duas ninas (risos). Nossa, eu já estava pesquisando como que ia fazer e vi que é a maior treta para refazer. Ainda bem que ele percebeu lá e cooperaram", disse Carol. O cartório conseguiu reverter a situação, e 'Nina' voltou a ser 'Mia'.

Fonte: Yahoo Notícias

Cidade paulista de Serrana reduz 95% das mortes causadas pela Covid-19 após vacinar 75% da população


A vacinação em larga escala realizada em toda a população da cidade paulista de Serrana resultou na redução de 95% do número de óbitos causados pela Covid-19. O resultado, divulgado pelo Fantástico neste domingo (30), faz parte de um estudo realizado pelo Instituto Butantan nos últimos quatro meses no município do interior de São Paulo.

A quantidade de casos sintomáticos da doença caiu 80% e as internações foram reduzidas em aproximadamente 86%, enquanto, no mesmo período, as cidades vizinhas à Serrana registravam alta no número de infectados, informou a reportagem.

O controle da transmissão do novo coronavírus no município foi alcançado quando 75% da população elegível foi vacinada com as duas doses, segundo a pesquisa do instituto. O resultado promissor indica que esse é o percentual de imunizados necessário para atingir a imunidade de rebanho no Brasil.

Atualmente, a campanha de vacinação contra a Covid-19 no País segue em ritmo lento, com apenas 21% da população imunizada com a primeira dose, dos quais somente 10% receberam a segunda aplicação.

No total, 27.160 mil habitantes de Serrana acima de 18 anos receberam as duas doses da CoronaVac em uma campanha finalizada em meados de abril.

COMO FUNCIONOU A PESQUISA

O alto índice de contágio na cidade paulistana de 45 mil habitantes foi o fator determinantes que a fez ser escolhida pelo Instituto Butantan como objeto de estudo.

O estudo seguiu critérios científicos. Serrana foi dividida em 25 áreas que formaram quatro grupos. Os grupos receberam o imunizante, um por vez, com uma semana de diferença entre eles, detalhou o Fantástico.

A aplicação do fármaco ainda não tinha sido concluída quando o município enfrentou um aumento no número de casos da Covid-19. O cenário mudou quando dois dos quatro grupos recebeu a segunda dose da vacina. De 699 casos registrados em março a cidade passou para 251 em abril. As mortes também reduziram, passaram de 20 para 6 no mesmo período.

Segundo a reportagem, os índices do novo coronavírus começaram a cair depois que todos os grupos tomaram a primeira dose. Mas para os pesquisadores o controle da pandemia em Serrana foi atingido depois de 3 dos 4 grupos receberam a segunda dose.

Fonte: Diário do Nordeste

Homem perde a visão de um olho após ser atingido por bala de borracha em protesto


O autônomo Daniel Campelo, 51, perdeu a visão do olho esquerdo ao ser atingido por uma bala de borracha durante as manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesse último sábado, 29, no Recife. A vítima não estava envolvida no protesto e foi encaminhada ao Hospital da Restauração (HR).

Morador do bairro dos Torrões, na Zona Oeste da cidade, Daniel trabalhava adesivando táxis e estava no centro do Recife para comprar material. De acordo com a filha de Daniel, Daniela de Sena, 28, o pai não acompanhava a situação política e estava por acaso no ato. "Nem sabia que tinha protesto por lá. Mas acabou sendo vítima dessa tragédia", disse em entrevista à Folha de São Paulo.

Segundo informações de organizadores, a manifestação ocorria de forma pacífica e com distanciamento social entre os participantes. Entretanto, a Polícia Militar de Pernambuco encerrou o protesto com bombas de gás lacrimogênio e tiros de bala de borracha.

Por meio de nota divulgada neste domingo, 30, o governo de Pernambuco afirmou que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) acompanhará a assistência médica de Daniel. A Procuradoria Geral do Estado também foi acionada para iniciar o processo de indenização. O governador Paulo Câmara (PSDB) informou em vídeo que determinou a imediata apuração de responsabilidades em relação à violência denunciada.

Daniel segue hospitalizado e passa por procedimentos clínicos enquanto os familiares buscam por assessoria jurídica. Na web, usuários divulgam links de doação para os custos. Interessados em contribuir podem transferir dinheiro por meio do PIX da filha, Evelyn Maria: 70951990438.

Fonte: O Povo

Após suspensão na Argentina, Conmebol decide realizar Copa América no Brasil


Na noite do último domingo, a Conmebol anunciou que a Copa América deste ano, com início marcado para 13 de junho, não será mais realizada na Argentina. A competição foi transferida para o Brasil. Entidade Sul-Americana oficializou e confirmou a informação.

Segundo a entidade, mais informações sobre a competição serão divulgadas nas próximas horas. Não se sabe ainda qual estádio sediará a final da competição. Na última Copa América no Brasil, o Maracanã foi o palco da final.

“A Copa América será disputada no Brasil! As datas de início e término do torneio são confirmadas. Os locais e os jogos serão informados pela CONMEBOL nas próximas horas. O torneio de seleções mais antigo do mundo vai fazer vibrar todo o continente!”, publicou a entidade.

Na noite do último domingo, a Conmebol suspendeu a competição que seria realizada na Argentina, devido o aumento dos casos de Covid-19 no país. A entidade afirmou que estudava opções para não cancelar a competição.

Com informação do Jornal O Dia

Após 'festa do beijo', 32 pessoas são autuadas pela polícia por infringir decretos contra a Covid no Ceará

Após a "festa do beijo" realizada em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, a Polícia Civil autuou 32 pessoas por suspeita de infringir as normas dos decretos estadual e municipal contra a propagação da Covid-19. As informações foram confirmadas na manhã desta segunda-feira (31). Foram registrados termos circunstanciados de ocorrência (TCO) contra o grupo.

Conforme a Polícia Civil, os participantes da festa, realizada no Bairro Aeroporto, no dia 21 de maio, foram identificados após aparecerem em vídeos divulgados nas redes sociais . Entre os autuados estão estudantes de medicina e a digital influencer que aparece nas imagens sendo beijada por pelo menos 13 diferentes colegas, sem máscara ou distanciamento.

Em outro vídeo, um colega diz: "Agora eu vou passar o celular para o cara que vai ser preso". Segundo a polícia, ele se referia ao aniversariante.

Após identificação dos suspeitos por meio de recursos tecnológicos e inteligência policial, o grupo foi intimado a comparecer à delegacia, onde um a um, os investigados foram ouvidos. Eles assinaram um TCO por infração à determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Contrato de aluguel de local da festa previa respeito a decretos

O contrato de aluguel da chácara onde aconteceu a "festa do beijo" em Juazeiro do Norte previa o cumprimento de medidas do decreto estadual em combate à Covid-19.

O documento assinado pelo organizador da festa e o dono da chácara diz que “cabe ao locatário à responsabilidade pela segurança e cumprimento de decretos relacionados a pandemia da Covid-19, bem como o controle do volume de som, a fim de não incomodar o sossego alheio”.

A festa do beijo ganhou repercussão depois que os convidados postaram diversos vídeos nas redes sociais e um deles mostrava uma jovem sendo beijada por pelo menos 13 diferentes colegas, sem máscara ou distanciamento. Em outro vídeo, um colega diz: "Agora eu vou passar o celular para o cara que vai ser preso". Segundo a polícia, ele se referia ao aniversariante.

Arrependida

Na última terça-feira (25), a digital influencer reconheceu que errou e que a atitude dela foi "desrespeitosa".

“Reconheço que errei, pois, nesse momento, muitos familiares sofrem por seus entes queridos que perderam a vida ou lutam até mesmo por um leito de UTI. Quero pedir perdão publicamente a toda população por minha atitude desrespeitosa, estou muito arrependida”, disse.

A jovem ainda recomendou para que as pessoas não cometam erros iguais e que obedeçam aos protocolos de segurança sanitários para conter o avanço da doença. “Quero também pedir as pessoas que não cometam erros similares, pois, somente seguindo os protocolos de segurança venceremos esse vírus”, afirmou.

'Vovó é comerciante'

Em outra gravação postada depois da festa, a mesma garota afirma que não se preocupa com a divulgação das imagens e fala "que se der algum problema, tem a vovó que é juíza e pode resolver qualquer problema". Sobre a declaração, a jovem também esclareceu dizendo que tudo se tratava de uma brincadeira que sua parente é uma comerciante.

Fonte: G1

    Filho de Whindersson Nunes e Maria Lina morre dois dias após parto prematuro


    O primeiro filho do humorista piauiense Whindersson Nunes com Maria Lina morreu na madrugada desta segunda-feira (31). João Miguel, assim nomeado pelos pais, nasceu de forma prematura no sábado (29). O portal Metrópoles confirmou informação com a assessoria de imprensa do nordestino.

    O pequeno João Miguel nasceu com apenas 22 semanas de gestação e foi internado em uma UTI neonatal ainda nos primeiros minutos de vida. “A assessoria de imprensa de Whindersson Nunes informa com tristeza o falecimento de seu filho, João Miguel, na madrugada desta segunda-feira (31/5)”, diz a nota.

    No Instagram, Whindersson Nunes exaltou a força de Maria durante o parto. "A mãe dele foi uma leoa demais, e nessa hora a natureza me mostrou um lugar que eu nunca estive, parado, e sem poder fazer nada, onde eu não tinha controle de nada, só ver ela passar por tudo aquilo que nós ouvimos falar todos os dias, mas só passando mesmo pra saber. Obrigado por ser tão forte pelo meu maior presente! Que ele seja forte como a mãe, e insistente como o pai", completou.

    Maria Lina também falou da chegada adiantada do filho. "João Miguel nasceu num parto prematuro com 22 semanas e 2 dias. As coisas, às vezes, não são como imaginamos, mas tudo tem um motivo e um propósito. Agradecemos as mensagens, as orações e as energias positivas, mas nesse momento queremos ficar com nossa família e exclusivamente com o João Miguel. Deus está na frente de tudo", escreveu ela.

    WHINDERSSON ESCREVEU MÚSICA PARA FILHO NO HOSPITAL

    O humorista Whindersson Nunes revelou uma música inédita, na tarde desta segunda-feira (31). Segundo ele, a letra foi inspirada no filho e ele escreveu ainda durante internação do pequeno hospital.

    "Filho, escrevi essa música no hospital, queria que você ouvisse na sua saída, atestando o maior milagre. E você saiu, não pra casa, mas pra melhor casa, ao lado do melhor. Te amo filho", escreveu Whindersson Nunes.

    Fonte: Diário do Nordeste

    ACOPIARA: CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NA SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO

    Acompanhe a lista dos aprovados na primeira convocação da seleção pública para Professor Temporário. Fique atento ao prazo de entrega da documentação.





    Atenção para as novas datas da Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

    A primeira etapa da Campanha foi prorrogada devido a pandemia da Covid-19 e do isolamento social, que dificultaram a compra de vacinas por parte dos pecuaristas.



    domingo, 30 de maio de 2021

    Em jogo emocionante, Ceará vence Grêmio por 3 a 2 na estreia da Série A


    O Ceará estreou com uma grande vitória contra o Grêmio na Arena Castelão. O Vovô bateu o Tricolor Gaúcho por 3 a 2, com direito a gol nos 49 minutos do segundo tempo, marcado por Jorginho e com direito a muita tensão e espera pelo VAR.

    Cléber, Rick e Jorginho marcaram para o Alvinegro. Vanderson e Ricardinho fizeram os gols do Grêmio.

    O próximo adversário do Vovô é o Fortaleza, na quarta-feira (2), pela Copa do Brasil.

    Fonte: Diário do Nordeste

    Polícia prende 10 pessoas em rinha e resgata mais de 50 galos


    A Polícia Militar do Ceará (MPCE) conduziu 10 pessoas na tarde de ontem à delegacia por participarem de uma rinha de galo. A ocorrência foi registrada em Acaraú, a 233.5 Km de Fortaleza. De acordo com informações da PMCE, uma equipe da corporação fazia o patrulhamento no centro de Acaraú quando recebeu um chamado para a ocorrência, registrada na localidade de Volta do Rio.

    Ao chegarem ao local, os policiais encontraram 55 animais, assessórios que caracterizavam a realização de uma rinha, além de uma aglomeração de pessoas.

    Durante a ação, o dono do estabelecimento, identificado como o organizador da rinha conseguiu fugir, mas outras dez pessoas, que estavam presentes, foram conduzidas ao Distrito Policial do município. Eles responderão por maus tratos animais, com base no artigo 32 da lei de crimes ambientais, que prevê detenção de três meses a um ano, além de multa.

    Fonte: O Povo

    Suspeito que marcava encontros por aplicativo e assassinava homens gays é preso


    Suspeito de matar três homens gays após encontros no Paraná foi preso em Curitiba neste sábado (29). Segundo a Polícia Civil, José Tiago Correia Soroko foi identificado após tentar matar uma quarta vítima, que conseguiu resistir ao ataque no último dia 11 de maio.

    O caso está sendo investigado como latrocínio (roubo seguido de morte). Conforme as apurações policiais, o suspeito marcava encontros por meio de aplicativos e, ao chegar nos locais, roubava os pertences e cometia os assassinatos.

    Ele rendia as vítimas e as estrangulava. Em todos os casos, os corpos foram encontrados cobertos com lençóis e com as mãos amarradas. As mortes ocorreram entre 17 de abril e 4 de maio.

    Thiago Nóbrega, delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Curitiba, o Tiago Soroka é considerado um "assassino em série com perfil psicopata".

    VÍTIMAS

    A primeira vítima teria sido o professor universitário Robson Paim, 36. Ele foi encontrado morto por familiares dentro de sua casa no município de Abelardo Luz, no dia 17 de abril. O carro dele foi localizado na mesma noite em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba.

    Em 27 de abril, o suspeito também teria matado o enfermeiro David Levisio, 28. Ele morava em Curitiba havia poucos meses. O corpo dele foi encontrado por amigos em seu apartamento, no bairro Lindoia, após três dias desaparecido. Segundo o delegado Victor Menezes, ele estava de bruços, com as mãos amarradas e um travesseiro no rosto.

    Já Marcos Vinício Bozzana da Fonseca, 25, foi morto no dia 4 de maio. Ele era de Campo Grande (MS) e cursava medicina em Curitiba. Amigos também estranharam seu desaparecimento e chamaram a polícia. O corpo estava coberto com uma manta e apresentava sinais de decomposição. Marcos morava a cerca de dois quilômetros de David.

    PROVAS

    Além de outras provas coletadas, como imagens de câmeras de segurança, a polícia chegou ao suspeito a partir de uma quarta vítima que conseguiu resistir ao ataque do suspeito após também recebê-lo em casa.

    A Aliança Nacional LGBTI+ também acompanha as investigações e ressaltou as características de crime de homofobia. No início do mês, o grupo lançou um manual para evitar casos de violência LGBTIfóbica.

    Entre as 11 dicas, o grupo aconselha que se evitem encontros marcados por aplicativos que não exigem autenticação dos usuários.

    Fonte: Diário do Nordeste

    Mulher de 77 anos que assinou termo rejeitando vacina morre de Covid no RS


    Uma mulher de 77 anos, que assinou um termo de recusa para a vacina contra a Covid-19, morreu em decorrência da doença, no último domingo (23), em Esperança do Sul, na região noroeste do Rio Grande do Sul.

    O caso foi divulgado em uma publicação da prefeitura no Facebook, preservando dados pessoais da paciente. A prefeitura diz que, como a vacina é opcional, o termo é assinado por todas as pessoas que decidem não tomar o imunizante.

    "Sabe-se que hoje as vacinas existentes não protegem 100% a pessoa imunizada de se contaminar, porém previnem que a doença evolua para os casos mais graves, que exigem internações e podem levar ao óbito", diz a publicação.

    De acordo com a prefeitura, menos de 50 pessoas assinaram termos de recusa da vacina no município, que tem 2.885 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasile iro de Geografia e Estatística).

    O documento diz que a pessoa se recusa a receber a vacina recomendada pelo Ministério da Saúde e que se responsabiliza por quaisquer eventos decorrentes dessa ação.

    "Nós fizemos buscas das pessoas com a idade ou com comorbidades nas residências para que possam se vacinar. O termo nos ajuda no controle e nos assegura também de, futuramente, a pessoa dizer que não foi comunicada da vacina na sua idade ou no seu grupo", explica o secretário municipal de Saúde, Ademir Villers da Cruz.

    A Secretaria Estadual de Saúde diz não existe uma orientação do governo para o preenchimento de termos de recusa e que a decisão sobre o registro cabe a cada município. "Alguns preferem ter o documento como segurança de que a dose foi oferecida para aquela pessoa e houve a recusa", disse a pasta em nota.

    Outros municípios da região também adotaram a medida. Em Tiradentes do Sul, com 5.616 habitantes estimados pelo IBGE, o secretário de Saúde, Maurício Beier, diz que são poucas as pessoas que têm recusado o imunizante.

    Assim como no município vizinho, caso a pessoa que assinou o termo mude de ideia depois, ela pode ser vacinada.

    "A pessoa pode decidir se quer fazer ou não, se está em sã consciência, ela tem essa alternativa, por isso, a gente fez esse termo. Poucas pessoas têm recusado", diz ele.

    Das 5,2 milhões de pessoas estimadas como parte grupo prioritário no RS, 58,5% receberam a primeira dose até esta sexta e 27,9%, a segunda. O estado aplicou 80% das doses distribuídas.

    O estudo epidemiológico conduzido pelo governo junto à UFPel (Universidade Federal de Pelotas) indicou no fim de abril, um ano depois do início da pandemia, que 1 em cada 5,5 gaúchos tem anticorpos para o coronavírus, cerca de 2 milhões dos 11,3 milhões de habitantes.

    O governo gaúcho diz que não é possível afirmar as razões pelas quais cerca de 40% do grupo prioritário não foi imunizado, já que cada município e região do estado têm suas especificidades. A recusa da vacina pode estar entre elas, junto a atraso de registros, grupos que ainda não começaram a imunização em suas cidades ou armazenamento para segunda dose.

    "O que eu penso, não estou falando por pacientes, muita informação desencontrada por formadores de opinião, como alguns políticos, não temos um alinhamento nacional, aí as comunidades mais distantes ou carentes de informação acabam tirando conclusão do que escutam nas mídias de algumas lideranças", avalia o secretário de Esperança do Sul.

    No site da prefeitura, uma publicação do dia 30 de abril lembrava o aniversário de um ano desde o primeiro caso registrado no município. Nesta semana, porém, um mês depois, já são 29 casos ativos, segundo boletim divulgado na quinta-feira, e um total de nove mortes.

    O Rio Grande do Sul vive tendência de crescimento de casos confirmados e internações devido à Covid-19. Segundo o painel do estado, com ocupação de leitos de UTIs SUS em 82,7%, nesta sexta-feira, mais de 18 mil casos estão em acompanhamento.

    Uma publicação na manhã desta sexta no Facebook da prefeitura de Esperança do Sul alerta a população sobre a situação e diz que as consultas no posto de saúde são apenas para casos suspeitos de infecção pelo coronavírus.

    "Esta medida se faz necessária devido ao grande número de pessoas contaminadas ou com suspeita da doença", diz o texto.

    Fonte: Notícias ao Minuto

    Jovens perdem aposta, comem baratas envenenadas e são levados a hospital


    Dois adolescentes passaram mal e tiveram que ser hospitalizados na noite desta sexta-feira (28) após comerem baratas envenenadas durante uma brincadeira realizada em uma das alas do Centro Educacional Patativa do Assaré, no Bairro Ancuri, em Fortaleza. O local é utilizado como alojamento para jovens apreendidos em conflito com a lei.

    A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) do Ceará informou que dois jovens foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento hospitalar, foram medicados e já retornaram para o Centro Patativa do Assaré, que continua com a rotina estabelecida.

    As informações sobre o caso foram confirmadas pelo juiz Manuel Clístenes, titular da 5ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Fortaleza. Os jovens estavam em grupo realizando uma espécie de jogo no qual quem perdesse a aposta teria que comer baratas como castigo. Entretanto, a unidade passou por dedetização na última semana, o que pode ter contaminado os insetos.

    Instantes após a ingestão das baratas, os adolescentes começaram a passar mal e chegaram a vomitar sangue.

    A Seas, contudo, afirma que o procedimento de dedetização é uma rotina nos Centros Socioeducativos, e que não foi identificada vinculação da questão de saúde dos dois jovens com a dedetização da unidade.

    Fonte: G1

    IGUATU: MULHER É ASSASSINADA A TIROS

    Uma jovem foi morta a tiros na noite deste último sábado (29), nas proximidades do residencial Dom Mauro, na região do distrito de Gadelha, na Zona Rural de Iguatu.

    O seu corpo foi encontrado na manhã deste domingo (30), por familiares com ferimentos no ombro e pescoço. Segundo a polícia, ela provavelmente tentou fugir.

    O corpo foi encontrado a 600 metros do local onde os disparos ocorreram.

    Uma segunda vítima, um homem, também foi atingido e levado para o hospital. A polícia Civil abriu investigação para apurar o caso.

    Poeta Bráulio Bessa recebe alta após internação por Covid-19


    O poeta cearense Bráulio Bessa recebeu alta neste sábado (29) após quatro dias de internação por Covid-19, em Fortaleza. O artista testou positivo no dia 17 deste mês e precisou de um leito em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

    Em publicação divulgada nas redes sociais, a assessoria do poeta afirmou que ele teve melhoras significativas e continuará a recuperação em casa. A equipe também agradeceu o apoio dos fãs.

    "Hoje, 29 de maio, temos a alegria de anunciar que, depois de quatro dias de internação em decorrência da Covid-19 e de melhoras constantes e significativas, Bráulio Bessa recebeu alta hospitalar e continuará a sua recuperação em casa. Agradecemos do fundo do coração por todas as orações, mensagens, energia e carinho de cada um de vocês durante esse período", diz a nota.

    Bráulio, que tem 35 anos, é conhecido pelos versos e rimas sobre as culturas cearense e nordestina. O poeta também faz parte do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

    Após ter sido internado, a assessoria do cearense informou que Bráulio precisou ficar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na terça-feira (25), por conta da baixa saturação de oxigênio; mas foi retirado, na quarta-feira (26), do tratamento mais intenso e ficou em observação pela equipe médica até receber alta.

    Fonte: G1

    ACOPIARA: TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTRA UMA MULHER

    Uma mulher de 21 anos, foi vítima de tentativa de homicídio a facadas na cidade de Acopiara, na noite de sábado (29), por volta de 21 horas.

    O fato ocorreu na Rua Eduardo Gurgel Valente, próximo a agência do Banco do Brasil.

    A Polícia foi acionada e chegando ao local encontrou a vítima caída ao solo, apresentando várias perfurações nas costas e no lado direito do tórax.

    O acusado seria após cometer o crime fugiu deixando a arma do crime (faca) e uma camisa.

    A vítima foi socorrida para a emergência do hospital municipal. A polícia realizou diligências no sentido de localizar o autor do delito.

    BRASILEIRÃO: Fortaleza vence Atlético-MG em pleno Mineirão com dois gols de Pikachu


    Em duelo válido pela 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza venceu o Atlético-MG por 2 a 1, de virada, no Mineirão. Hulk, de pênalti, abriu o marcador para o Galo, enquanto Yago Pikachu igualou e virou o placar.

    A equipe tricolor volta a campo pela competição nacional no próximo domingo (06), às 16h, contra o Internacional. Antes disso, o Fortaleza entra em campo na quarta-feira (02) pela Copa do Brasil, às 19h, contra o Ceará.

    FICHA TÉCNICA

    ATLÉTICO-MG 1 x 2 FORTALEZA

    ATLÉTICO-MG - Ederson; Guga (Hyoran), Igor Rabelo, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Allan (Zaracho), Tchê Tchê e Nacho Fernández (Nathan); Savarino (Sávio), Marrony (Vargas) e Hulk. Técnico: Cuca.

    FORTALEZA - Felipe Alves; Tinga, Titi e Marcelo Benevenuto; Daniel Guedes (Yago Pikachu), Felipe (Matheus Jussa), Éderson, Lucas Crispim (Bruno Melo) e Matheus Vargas; Robson (David) e Wellington Paulista (Romarinho). Técnico: Juan Vojvoda.

    GOLS - Hulk, aos 39 minutos do primeiro tempo; Yago Pikachu, aos 14 e aos 49 do segundo.

    CARTÕES AMARELOS - Allan e Igor Rabello (Atlético-MG) e Lucas Crispim, Felipe Alves e Wellington Paulista (Fortaleza).

    ÁRBITRO - Caio Max Augusto Vieira (RN).

    LOCAL - Mineirão.

    Fonte: Diário do Nordeste

    Capitão Wagner recebe título de Cidadão Acopiarense


    O deputado federal Capitão Wagner (Pros) recebeu, na manhã deste sábado (29), na cidade de Acopiara, o título de Cidadão Acopiarense. O evento ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Acopiara, e obedeceu todas as medidas sanitárias exigidas contra o coronavírus.

    "Quero dizer, ao município de Acopiara, que essa atitude da Câmara de Vereadores me obriga a ter um olhar especial para este município. Nós, como deputado federal, destinamos para o município mais de R$ 400 mil para o combate ao Covid em 2019 e temos a obrigação ainda maior a partir do momento, trabalhar para garantir mais recursos e políticas de desenvolvimento. Contem com o meu trabalho e dedicação em Brasília”, afirmou em sua fala.

    Capitão Wagner estava acompanhado de parlamentares e gestores aliados, dentre eles, o prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, os deputados estaduais Fernanda Pessoa, Delegado Cavalcante, André Fernandes, dos deputados federais Danilo Forte, Vaidon Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores de Acopiara, vereador Ricardo Costa, o presidente da Associação dos vereadores e suplentes do interior (AVESIC), Wilker Nunes e o empresário Galdêncio Lucena.

    DOAÇÃO DE CAPACETE ELMO

    Na oportunidade, o grupo fez a entrega de dois capacetes Elmo ao município.

    sexta-feira, 28 de maio de 2021

    Helicóptero de empresa contratada da Record TV é atingido por tiro


    O helicóptero de uma empresa contratada pela Record TV para fazer imagens aéreas foi alvejado por um tiro, nesta sexta-feira (28), durante um confronto entre traficantes e policiais militares na comunidade da Mangueira, na região central do Rio de Janeiro. O piloto da aeronave foi atingido.

    Após o ocorrido, a aeronave precisou fazer um pouso forçado no gramado do estádio Engenhão, o que ocorreu em segurança.

    O piloto sofreu um ferimento leve na perna, mas está bem, em estado estável, no Hospital Municipal Salgado Filho. Outro ocupante da aeronave não apresentou nenhum machucado.

    Segundo a Polícia Militar, os agentes trocavam de turno na UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da comunidade, quando foram atacados por criminosos. Em entrevista à Record TV Rio, o porta-voz da PM, Major Ivan Blaz, disse que os traficantes receberam a ordem de atirar contra os policiais.

    "Tivemos, ali, um ataque, poderíamos ter tido várias mortes por conta do tiroteio de hoje. [...] É uma guerra que precisa de enfrentamento de todos", afirmou.

    A Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) emitiu nota de repúdio em que pede para as autoridades rigor na apuração e punição dos responsáveis. "Este tipo de violência é inadmissível. A Abratel se posiciona e se posicionará sempre a favor da liberdade de imprensa e de expressão", diz o comunicado.

    Fonte: R7

    Ceará, só 10,67% da população está vacinada contra Covid-19


    O Ceará tem 980.657 pessoas imunizadas contra a Covid-19, do total de 9,1 milhões residentes no Ceará. A quantidade equivale a 10,67% da população que tomou as duas doses da vacina contra o novo coronavírus e completou a imunização em quatro meses de campanha de vacinação. Os dados são da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidados às 17 horas dessa quinta-feira, 27. Já as estimativas da quantidade populacional são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Em relação à primeira dose (D1), 1,6 milhão de pessoas receberam o imunizante, o que corresponde a 18% da população que segue aguardando a segunda dose (D2) da vacina. Somando as duas aplicações, o Estado atingiu a marca de 2,6 milhões de doses aplicadas na população entre os 184 municípios cearenses. A imunização segue ocorrendo com aplicação de três vacinas: CoronaVac/Instituto Butantan, Oxford/Astrazeneca e Pfizer/BioNTech. Ao todo, 28 lotes de imunizantes já desembarcaram no Ceará, contabilizando 3,7 milhões de doses no Estado.

    Fonte: O Povo

    Luciano Huck desiste da presidência por salário milionário na Globo!


    Luciano Huck já decidiu que não irá concorrer à presidência da república nas eleições de 2022 e por isso fechou um novo contrato com a TV Globo. O novo acordo, que o garante as tardes de domingo deixadas por Fausto Silva, gira na cifra dos milhões.

    Segundo informações do colunista André Romano, do ‘Observatório da TV’, Huck receberá cerca de R$ 3,5 milhões por mês para comandar um programa 100% inédito. Quase nada na atração deve lembrar o ‘Domingão do Faustão’ e as competições exibidas hoje não serão aproveitadas.

    A única coisa do futuro finado programa que deve continuar é uma versão original do ‘Dança dos Famosos’ que ganhará um horário próprio, após o futebol e antes da nova atração. O formato já está sendo desenvolvido pela emissora e será comandado por Angélica, sim, a mulher do apresentador.

    Com o novo contrato, Luciano se torna o apresentador mais bem pago da TV e leva com ele, para os domingos, uma gama de patrocinadores que estão dispostos a investir na nova empreitada.

    Uma equipe do programa estaria autorizada a comprar formatos novos de realities e quadros em feiras internacionais de TV. Uma das que já estaria adquirida é uma versão nacional do ‘Lip Sync Batlle’, que é um competição de famosos dublando músicas famosas em performances empolgantes.

    Fonte: Yahoo Notícias

    Ministério da Saúde autoriza vacinação de pessoas acima de 18 anos em todo o Brasil


    O Ministério da Saúde autorizou o início da vacinação contra a Covid-19 para adultos, de 18 a 59 anos, de grupos não prioritários no Brasil e delimitou a ordem de prioridade para imunização de trabalhadores da Educação. As definições foram divulgadas em nota técnica nesta sexta (28).

    Segundo informações agora inclusas no Plano Nacional de Imunização, professores de creches e pré-escolas serão os primeiros da fila para aplicação de doses da vacina. E os da educação superior serão os últimos na escala de prioridade.

    Segundo confirmação da assessoria do Ministério da Saúde ao portal G1, não só os professores devem ser vacinados. Responsáveis pela limpeza, portaria ou manutenção, por exemplo, também se enquadram nos requisitos para recebimento de vacina.

    POPULAÇÃO GERAL

    A nota técnica do Ministério libera, ainda, a vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários com idade entre 18 e 59 anos, com a aplicação seguindo ordem decrescente de idade em todo o Brasil.

    A atualização significa que a imunização dos grupos não prioritários em solo brasileiro ocorrerá simultaneamente à vacinação dos prioritários após os professores.

    Até o momento, os profissionais da Educação estão no 18º e 19º grupos prioritários da imunização. A informação é a mais recente no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação contra a Covid-19.

    Ainda conforme a nota, a vacinação de trabalhadores da Educação e da população geral pode ser antecipada porque diversos estados e municípios têm relatado pouca demanda em alguns grupos prioritários do plano.

    Fonte: Diário do Nordeste

    ACOPIARA: ENCERRAMENTO DA CAMPANHA MAIO AMARELO

    A Superintendência de Transporte e Trânsito realizou a distribuição de cartilhas e chaveiros, além de instruções educativas e de orientação para um trânsito mais seguro. No trânsito cada um deve exercer o seu papel. Faça a sua parte!





    Saiba quais são os benefícios de ter gatos em casa


    Está comprovado, conviver com gatos faz bem à saúde dos humanos. De acordo com estudos divulgados pela clínica Veterinária de São João, em Portugal, os gatos conseguem melhorar o nosso estado emocional, ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico e até fortalecem os nossos ossos.

    Reduzem risco de ataque cardíaco

    Quem tem um gato em casa tem 30% menos risco de sofrer um ataque cardíaco, destacou os investigadores da Universidade de Minnesota, em Minneapolis.

    Os pesquisadores acreditam que ter um felino em casa é relaxante e alivia o stress, um dos principais fatores de risco dos problemas cardiovasculares.

    Também um estudo publicado no Journal of Vascular and Interventional Neurology encontrou uma diminuição do risco de morte por doenças cardíacas, incluindo acidente vascular cerebral, entre as pessoas que convivem com gatos, revela a Clínica Veterinária.

    Melhoram o sistema imunológico

    Segundo os responsáveis pelo estudo "Life Events and the Use of Physician Services Among the Elderly: The Moderating Role of Pet Ownership", quem tem gatos ou cães, geralmente apresentam melhor saúde do que aqueles que não têm, além de que visitam menos vezes o médico.

    Combatem alergias

    Um estudo feito pela Universidade do Wisconsin, nos Estados Unidos, afirma que conviver com gatos e cães desde muito cedo têm uma menor probabilidade de ter problemas alérgicos.

    Gatos podem ajudar crianças com autismo

    Num estudo feito na Universidade de Missouri, os pesquisadores descobriram que a interação social de crianças com autismo melhorou consideravelmente quando passaram a interagir e conviver com animais de estimação.

    Revela a Clínica Veterinária que este estudo envolveu famílias com e sem animais de estimação, mas ambas com crianças autistas no seu seio.

    Verificou-se que as crianças que conviviam com os gatos e cães melhoraram consideravelmente as suas aptidões sociais, quer com os animais, quer com os humanos, conhecidos ou não delas.

    Baixam a tensão arterial

    Este é mais um estudo científico publicado no The Journal of Nervous and Mental Disease que mostra os benefícios em trocar afeto com animais de companhia. Foi conduzido em adultos saudáveis, crianças saudáveis e também em adultos com elevada tensão arterial.

    Os resultados? Mostraram mais uma vez que estar na presença de um cão ou acarinhar um gato pode ter efeitos bastante positivos no controle da tensão arterial.

    O ronronar dos gatos ajuda a curar ossos, tendões e músculos

    Sim, leu bem. Segundo Leslie A. Lyons, professora assistente na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, o ronronar dos gatos, não mostra apenas que estão felizes.

    Uma pesquisa já publicada no National Library of Medicine, diz que o som também tem sido associado por muito tempo com uma capacidade de cura terapêutica em ossos e músculos de humanos.

    Ao que parece a frequência de vibrações dos ruídos emitidos por estes animais ao ronronar é profundamente regeneradora ao nível celular.

    Reduzem a solidão

    A depressão causa um mal enorme na saúde. Muitas pessoas acabam por encontrar nos animais de estimação, em especial nos gatos, uma companhia para o seu dia-a-dia, afirma a Clínica Veterinária de São João.

    Diminuem a ansiedade

    Um estudo da Universidade da Pensilvânia e publicado no American Journal of Clinical Hypnosis, afirma que acarinhar um gato pode reduzir os indicadores de stress ao nível cardiovascular, comportamental e psicológico.

    Descobriu-se que, observar um peixe num aquário ou um gato a passear é tão eficaz em diminuir a ansiedade como uma consulta de hipnose.

    Fonte: Notícias ao Minuto