Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2021

Descumprimento de medidas restritivas eleva casos de Covid entre jovens no Ceará, diz especialista


Os casos graves de Covid-19 aumentaram 10% entre os jovens no Ceará durante a segunda onda da pandemia, de acordo com a plataforma IntegraSUS da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Segundo os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à doença, os idosos continuam sendo internando com mais frequência, mas os casos de internação dos jovens têm crescido de "forma preocupante".

De acordo com especialistas, entre outubro de 2020 e 30 de março de 2021, foram registrados 127.343 casos de pessoas com essa faixa etária. Ou seja, pacientes com idade entre 15 e 39 anos. Já entre março a setembro de 2020 foram 115.910 casos. Um aumento de 9,8%. São 11.433 mil casos a mais.

Dificuldades de cumprir o isolamento social

Especialistas afirmam que, de modo geral, o jovem tem uma chance menor de desenvolver a forma grave da doença, mas existem fatores que podem complicar os casos. Os profissionais da saúde citam, por exemplo, o alto índice à recusa de algumas pessoas em fazerem o uso de máscara ou fazer a correta higienização das mãos.

Outro fator apontado são as aglomerações e festas, constantemente flagradas e encerradas em operações da Polícia Militar e agentes de fiscalização dos municípios.

O biomédico, Samuel Arruda, reforça da dificuldade do jovem cumprir as medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado. Outro fator que ele cita é a diminuição de testagens entre a faixa etária.

“Primeiro a gente tem um fator base que é da dificuldade de o jovem permanecer a aderir às medidas de isolamento social. Outra coisa também é a testagem em massa. Não está testando mais. Onde estamos registrando mais casos. Jovens que antes passavam assim por assintomáticos os casos não eram percebidos. Agora com uma maior testagem eles acabam sendo diagnosticados”, afirmou.

Fonte: G1