A Secretaria de Vigilância em Saúde, ligada ao Ministério da Saúde, já registrou 204 casos de novas variantes do novo coronavírus em testes realizados no Brasil. Os dados dizem respeito até o último sábado (20).
De acordo com nota do ministério, 20 casos da variante B.1.1.7, identificada primeiramente no Reino Unido, já foram repassados para conhecimento do governo federal. A maioria deles tem origem em São Paulo (11 casos) e na Bahia (6).
Sobre a variante P.1, detectada no Japão em pessoas que estiveram em Manaus, 184 casos foram notificados. A maioria deles tem origem no Amazonas (60), e outros foram detectados, principalmente, em São Paulo (28), em Goiás (15), na Paraíba (12), no Pará (11) e na Bahia (11).
Também na nota, o ministério disse que a variante B.1351, detectada originalmente na África do Sul, ainda não foi registrada no Brasil. "Devido à constante investigação epidemiológica e novas notificações, os dados estão sujeitos a alterações", completou.
Segundo o Ministério da Saúde, estados e municípios estão sendo orientados a "ampliarem o sequenciamento de rotina dos vírus respiratórios" de forma a identificar casos de novas variantes, assim como novas cepas. Uma nota técnica sobre a questão foi enviada hoje aos entes federados.
Casos da variante B.1.1.7 por estado:
São Paulo (11)
Bahia (6)
Goiás (2)
Rio de Janeiro (1)
Casos da variante P.1 por estado:
Amazonas (60)
São Paulo (28)
Goiás (15)
Paraíba (12)
Pará (11)
Bahia (11)
Rio Grande do Sul (9)
Roraima (7)
Minas Gerais (6)
Paraná (5)
Sergipe (5)
Rio de Janeiro (4)
Santa Catarina (4)
Ceará (3)
Alagoas (2)
Pernambuco (1)
e Piauí (1)
Informações Uol Notícias