Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Quixadá deverá ser a primeira cidade do interior cearense a iniciar vacinação contra a Covid-19


Na tarde desta segunda-feira (18), chegará ao Ceará o carregamento com o primeiro lote de 218 mil doses da vacina CoronaVac. Camilo Santana (PT) anunciou que o avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) deve pousar no Aeroporto de Fortaleza no início da tarde. Ainda hoje, deverá começar a vacinação na Capital cearense. Já no interior, a imunização deverá começar por Quixadá, cuja imunização da primeira pessoa está prevista para às 16h30. 

A informação foi confirmada, com exclusividade, pela Secretaria da Saúde do Município, o maior do Sertão Central. O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, informou que logo após a entrega do carregamento, "será feito o uso de uma das doses para vacinar o primeiro quixadaense no esquema municipal de imunização contra o coronavírus". O lote com as doses será enviado por meio aéreo de Fortaleza para o aeroporto de Quixadá. 

Uma parte das doses será levada para o Paço Municipal, onde está marcado para acontecer, a partir das 16h30, o ato simbólico da primeira pessoa a tomar a vacina contra a Covid-19. O Município ainda não confirmou o perfil ou identificação da pessoa que receberá o imunizante. "Está em discussão", pontuou a assessoria de comunicação de Quixadá.

Interior cearense 

A imunização contra a Covid-19 nas demais cidades do interior deve ser iniciada até próxima quarta-feira (20). A previsão é da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE). Na avaliação do presidente da Aprece, Nilson Diniz, “todos os municípios já estão capacitados e aptos a darem início a vacinação”.

A presidente do Consems, Sayonara Moura Cidade, compartilha da mesma análise. “Tivemos diversas reuniões com os municípios, estão todos muito bem orientados. Cada Secretaria municipal da Saúde sabe exatamente como proceder”, completou.