O governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciaram neste sábado (1º) os próximos passos do Ceará na retomada das atividades. Escolas e universidades em Fortaleza devem retomar as aulas presenciais em setembro, a depender dos resultados dos próximos boletins epidemiológicos.
Eventos que geram aglomerações continuam sem previsão de retorno, ainda de acordo com o anúncio.
"Aulas de escolas e universidades presenciais não ocorrerão ainda no mês de agosto. A previsão para a retomada das aulas presenciais tanto privadas quanto públicas estão previstas apenas para o mês de setembro. Durante todo o mês de agosto faremos reuniões para definir protocolos, faseamento, monitoramento", disse Camilo Santana. Ele pontuou ainda que o retorno deve se dar de forma opcional para pais e alunos, que devem continuar com a disponibilidade de aulas remotas.
"Esse setor também estará opcional. Os pais e alunos terão a garantia da continuidade do atendimento remoto por conta das unidades escolares e universitárias. Esse é um processo de importante discussão. Vamos manter o mês de agosto aprofundando essa discussão com o comitê e os cientistas", acrescentou Camilo Santana.
No anúncio, prefeito e governador lembraram a redução das taxas. "A pandemia não acabou, infelizmente. Até que haja uma vacina ou até que a imunidade da população seja elevada para que não haja transmissão comunitária, nós vamos ter que continuar convivendo com o risco do vírus", ponderou Roberto Cláudio.
Confira as decisões tomadas:
* Fortaleza segue na Fase 4. Cinemas e bares ainda não têm permissão de funcionamento;
* Municípios da Macrorregião de Fortaleza avançam para a Fase 4;
* Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam na Fase 2;
* Macrorregião Norte segue para a Fase 2;
* Macrorregião do Cariri segue para a Fase 1.
Com informações Diário do Nordeste